O
fato é que o ser humano está vivendo mais, logo, o mundo corporativo está convivendo
com um momento inédito, trata-se do encontro de várias gerações dentro de um
mesmo ambiente de trabalho - e isso está fazendo as empresas se prepararem para
ter até cinco
gerações diferentes trabalhando juntas e ainda conseguir produtividade e
lucros.
As empresas já sabem que os lideres
devem ter competências, entusiasmo e estarem alinhados com os negócios da
empresa, mas isso ainda é pouco para encarar o futuro - o perfil de um Líder em
2020 deverá ser o de um profissional que prepare os jovens profissionais para se tornarem líderes
com a mente colaborativa, que dominem a tecnologia e ajudem no desenvolvimento
das pessoas, além de serem cidadãos globais capazes de antecipar o
futuro.
As tarefas mudaram muito e atualmente é preciso estar sempre em contato
com a equipe e mantê-la engajada no processo para extrair o melhor de cada membro
dessa equipe, e para isso os líderes de 2020 devem estar
preparados para comandar as equipes, para tomar grandes
decisões e trabalhar cinco competências, básicas que são:
- pensar de forma colaborativa,
- aceitar novos modelos de contratos de trabalho,
- se tornar um aliado dos times,
- dominar as novas plataformas tecnológicas e
- ter visão da cultura global.
A grande
novidade será que o líder de 2020 contará
com até cinco gerações diferentes:
Baby
boomers (nascidos de 1945 até 1965),
Geração X (nascidos de 1965 até 1977),
Geração Y (nascidos de 1977 até 1990),
Geração Z
(nascidos de 1991 até 2010) e daqui a pouco estará presente a
Geração Alpha (nascidos após 2010).
Geração Alpha (nascidos após 2010).
Acredita-se que o grande desafio deste líder será o de manter as equipes estimuladas, organizadas com todas as suas diversidades, respeitando o
perfil das novas gerações e o maior deles, o pensamento colaborativo - o líder
2020 deve promover a colaboração. Além é claro de saber desenvolver e
comandar os times com espírito empreendedor, isso quer dizer: todos os
colaboradores terão de vestir a camisa da organização, como acontecia com o baby boomers que buscavam um emprego
para trabalhar a vida toda, até se aposentar. A saber: Os babies
bommers não eram muito agressivos, eles tinham por objetivo ficar entre
25 a 30 anos numa mesma companhia. Já os profissionais da geração Y entravam na empresa e queriam atuar por projetos, eles
davam tudo de si, cumpriam sua missão e partiam em busca de outro desafio.
O mundo corporativo atual sabe que os talentos vêm e vão embora para o
mercado. Ao mesmo tempo, essa mão de obra é importante para a organização e isso
faz com que o líder 2020 tenha a capacidade de não se desestabilizar só porque o profissional ‘tal’ o deixou no
meio de um projeto. Por isso, a importância do líder 2020 em saber como se manter conectado com esses profissionais
que pouco se preocupam em ter vínculo com as empresas.
Muito mais que apenas ser colaborativo, o líder 2020 deve aceitar os novos contratos de trabalho e ser aliado
dos times, saber trabalhar e navegar por múltiplas plataformas, redes sociais e
os formatos de mobilidade que dominam diversas tecnologias. O novo líder deve ser intimo de todas essas
novas ferramentas.
Esse novo Lider deve ter o domínio de como operam as offshore (offshore é uma empresa que tem a sua contabilidade num país distinto
daquele onde exerce a sua atividade), as nearshore (nearshore é a transferência de processos de negócio
e de projetos para empresas de países próximos) e ele deverá olhar
a companhia como uma empresa internacional que atende a diferentes mercados. E
para isso ser possível o novo líder 2020
deve conhecer a cultura de outros países e as suas leis trabalhistas, já que os
funcionários estarão em constante mudança de endereço, fato esse que estimula o
intercâmbio de talentos. Finalizando este, o líder do ano 2020 deverá agir como um maestro em um ambiente com
várias mudanças - onde ele será o responsável por montar cenários futuros
utilizando a informação e a tecnologia como ferramenta.
Fonte e Sítios Consultados
http://letstalk.globalservices.bt.com
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