Vivemos
em um mundo de constantes mudanças e importantes avanços tecnológicos que a
cada instante exigem mais capacitação das pessoas, afinal, hoje em dia existem diversas
possibilidades de acesso à informação e com isso muitos estão adquirindo mais
conhecimento. Também é importante nos atentarmos para o fato de que no Brasil
de 2015 existe muito mais oportunidades para se cursar a Universidade e
adquirir conhecimentos do que na década passada, e este é um fato relevante na história do Brasil, isso porque o ato de cursar o ensino superior sempre foi visto por muitos brasileiros como algo inalcançável. Em suma, com pessoas mais preparadas para o mercado de trabalho, as empresas
tiveram que se adaptar a este novo perfil de profissional e as mudanças dessa nova
realidade.
Seria importante revisitar o passado e perceber que no século 19 predominava a capacidade técnica
básica, isso significa dizer que somente os fabricantes é que tinham a
capacidade de vender. Com o passar dos anos as empresas começaram a crescer e em meados do século
20 surgiram os primeiros avanços da administração de
empresas e do planejamento estratégico, e foram estes fatores que
possibilitaram a muitas empresas atingir novos patamares de desenvolvimento - agora
no século 21 a verdade é outra – o fato de produzir e administrar
bem já não garante mais o sucesso: vivemos na era da criatividade e da comunicação.
E um dos problemas atuais é que a
maioria das empresas não se preocupa em inovar. E é exatamente neste ponto que
mora o perigo: uma empresa pode até conseguir certa estabilidade com seus produtos e
serviços, mas se ela não tiver foco e interesse
em inovar, com certeza surgirão os concorrentes com suas novas dinâmicas
inovadoras para disputar com certa vantagem esse espaço do mercado.
Vamos então,
encarar e aceitar as novas verdades da administração de empresas deste século
21:
- Já não existe mais mercado estável, também não existe mais mercado cativo.
- Todas as micros, pequenas, grandes e até as empresas transnacionais estão sujeitas a passar por prejuízos e perderem espaço no mercado, e com isso outras empresas ocuparão este espaço – Atualmente é possível acompanhar o caso do McDonald, dia a dia essa rede de lanchonetes vem perdendo espaço no mundo.
- Sobreviver sem a internet é impossível, porém o uso equivocado desta ferramenta pode levar ao fim do negócio.
- Não é permitido conviver fora da cultura da mudança, da reformulação
dos produtos e das novas estratégias - a reformulação e criação de novos
serviços devem ser práticas constantes.
Muitos ainda não conseguiram entender
que neste momento do século 21 - sob essa administração de empresas moderna - a
forma de estabilidade que existia já não existe mais, hoje em dia ela precisa
ser conquistada dia a dia, tarefa a tarefa, serviço a serviço, sem parar.
- Percebam
abaixo o exemplo de uma empresa estável e também uma das mais inovadoras do
mundo:
Google
A empresa Google é um belo
exemplo de uma grande empresa deste século 21: ela é estável, inovadora e mantém
todos os seus serviços com qualidade excelente.
Com certeza o sucesso da Google é
perseguido por outras empresas que vivem se perguntando: de onde vem todo esse
sucesso do Google? Quais são as suas políticas de administração?
Segundo o livro ‘O Futuro da
Administração de Empresas’ do
escritor Gary Hamel, onde ele relacionou algumas razões para esse sucesso, para
que possam ser seguidas por outras empresas:
- Uma das principais políticas de administração de empresas do Google, se não a maior, é a valorização dos seus funcionários. Existe uma solida política de remuneração e reconhecimento dos funcionários - quanto mais o funcionário agregar para a empresa mais a sua retirada aumentará - deste modo os grandes talentos ficarão retidos na empresa.
- Essa administração de empresas do Google mantém um ambiente informal. Dentro da empresa Google não existe padrões rígidos de trabalho, os empregados podem desenvolver os seus próprios métodos - este ambiente favorece a inovação.
- A construção da marca é o sucesso do Google. Ela oferece dezenas de serviços gratuitos e de alta qualidade e com isso ela cativa os possíveis clientes. O Gmail, por exemplo, é um sistema de e-mail gratuito de alta qualidade oferecido pelo Google, por outro lado ele também possui um sistema de e-mail pago para empresas. Assim como o buscador do Google é gratuito, no entanto, durante as buscas ele sempre nos oferece produtos em diversas propagandas.
Até podemos perguntar: mas
valorizar os empregados, ter um ambiente informal ou a construção da marca já
não eram utilizadas na administração de empresas? Sim, eram, porém na empresa Google
eles realmente aplicam estas medidas de um modo verdadeiro e
sistemático. Essa é uma nova maneira de cobrança e bônus, de benefícios e
responsabilidades - é assim, deste modo surpreendentemente e simples - que o
Google continua conquistando o mercado.
Fonte e
Sítios Consultados
http://www.guiadacarreira.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário