Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

16 de maio de 2015

Administração de Empresas do Século 21


         Vivemos em um mundo de constantes mudanças e importantes avanços tecnológicos que a cada instante exigem mais capacitação das pessoas, afinal, hoje em dia existem diversas possibilidades de acesso à informação e com isso muitos estão adquirindo mais conhecimento. Também é importante nos atentarmos para o fato de que no Brasil de 2015 existe muito mais oportunidades para se cursar a Universidade e adquirir conhecimentos do que na década passada, e este é um fato relevante na história do Brasil,  isso porque o ato de cursar o ensino superior sempre foi visto por muitos brasileiros como algo inalcançável. Em suma, com pessoas mais preparadas para o mercado de  trabalho, as empresas tiveram que se adaptar a este novo perfil de profissional e as mudanças dessa nova realidade.

         Seria importante revisitar o passado e perceber que no século 19 predominava a capacidade técnica básica, isso significa dizer que somente os fabricantes é que tinham a capacidade de vender. Com o passar dos anos as empresas começaram a crescer e em meados do século 20 surgiram os primeiros avanços da administração de empresas e do planejamento estratégico, e foram estes fatores que possibilitaram a muitas empresas atingir novos patamares de desenvolvimento - agora no século 21 a verdade é outra – o fato de produzir e administrar bem já não garante mais o sucesso: vivemos na era da criatividade e da comunicação.


E um dos problemas atuais é que a maioria das empresas não se preocupa em inovar. E é exatamente neste ponto que mora o perigo: uma empresa pode até conseguir certa estabilidade com seus produtos e serviços, mas se ela não tiver foco e interesse em inovar, com certeza surgirão os concorrentes com suas novas dinâmicas inovadoras para disputar com certa vantagem esse espaço do mercado.

Vamos então, encarar e aceitar as novas verdades da administração de empresas deste século 21:
  • Já não existe mais mercado estável, também não existe mais mercado cativo.
  • Todas as micros, pequenas, grandes e até as empresas transnacionais estão sujeitas a passar por prejuízos e perderem espaço no mercado, e com isso outras empresas ocuparão este espaço – Atualmente é possível acompanhar o caso do McDonald, dia a dia essa rede de lanchonetes vem perdendo espaço no mundo.
  • Sobreviver sem a internet é impossível, porém o uso equivocado desta ferramenta pode levar ao fim do negócio.
  • Não é permitido conviver fora da cultura da mudança, da reformulação dos produtos e das novas estratégias - a reformulação e criação de novos serviços devem ser práticas constantes.
Muitos ainda não conseguiram entender que neste momento do século 21 - sob essa administração de empresas moderna - a forma de estabilidade que existia já não existe mais, hoje em dia ela precisa ser conquistada dia a dia, tarefa a tarefa, serviço a serviço, sem parar.

- Percebam abaixo o exemplo de uma empresa estável e também uma das mais inovadoras do mundo:


Google

A empresa Google é um belo exemplo de uma grande empresa deste século 21: ela é estável, inovadora e mantém todos os seus serviços com qualidade excelente.

Com certeza o sucesso da Google é perseguido por outras empresas que vivem se perguntando: de onde vem todo esse sucesso do Google? Quais são as suas políticas de administração?

Segundo o livro ‘O Futuro da Administração de Empresas’ do escritor Gary Hamel, onde ele relacionou algumas razões para esse sucesso, para que possam ser seguidas por outras empresas:
  • Uma das principais políticas de administração de empresas do Google, se não a maior, é a valorização dos seus funcionários. Existe uma solida política de remuneração e reconhecimento dos funcionários - quanto mais o funcionário agregar para a empresa mais a sua retirada aumentará - deste modo os grandes talentos ficarão retidos na empresa.
  • Essa administração de empresas do Google mantém um ambiente informal. Dentro da empresa Google não existe padrões rígidos de trabalho, os empregados podem desenvolver os seus próprios métodos - este ambiente favorece a inovação.
  • A construção da marca é o sucesso do Google. Ela oferece dezenas de serviços gratuitos e de alta qualidade e com isso ela cativa os possíveis clientes. O Gmail, por exemplo, é um sistema de e-mail gratuito de alta qualidade oferecido pelo Google, por outro lado ele também possui um sistema de e-mail pago para empresas. Assim como o buscador do Google é gratuito, no entanto, durante as buscas ele sempre nos oferece produtos em diversas propagandas.

Até podemos perguntar: mas valorizar os empregados, ter um ambiente informal ou a construção da marca já não eram utilizadas na administração de empresas? Sim, eram, porém na empresa Google eles realmente aplicam estas medidas de um modo verdadeiro e sistemático. Essa é uma nova maneira de cobrança e bônus, de benefícios e responsabilidades - é assim, deste modo surpreendentemente e simples - que o Google continua conquistando o mercado.

Fonte e Sítios Consultados

http://www.guiadacarreira.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog