A análise
PEST surgiu da necessidade de estudar e da tentativa de
mensurar fatores macroeconômicos das regiões onde a empresa atua, sendo
possível a sua utilização em conjunto com a análise das ameaças e oportunidades
identificadas na matriz SWOT. O
termo PEST é um acrônimo para os
termos Politic, Economic, Social e Technological
e em português é claro, significa: Político, Econômico, Social e Tecnológico.
A análise
PEST é descrita como um fator importante para que uma empresa seja capaz de traçar
o seu caminho futuro. Esta estratégia olha para um "ambiente macro" do
negócio, isso quer dizer que a Análise PEST analisa fatores Políticos,
Econômicos, Sociais e também a análise tecnológica. Esse tipo de pensamento colabora
para que os líderes empresariais possam antecipar a recepção dos seus produtos
e serviços pelo mercado, e como eles podem lidar melhor com as mudanças.
Ela pode
ser vista como uma espécie de ferramenta de pesquisa de mercado, isso significa
dizer que a análise PEST é útil para olhar para muitos fatores que podem moldar
um negócio. Existem vários detalhes para olhar para dentro de uma análise PEST.
Os líderes de negócios podem considerar mudanças na política do governo que ‘podem
vir a afetar a sua empresa, no âmbito da área política do PEST. Os fatores
econômicos podem incluir estatísticas sobre os rendimentos das famílias e seus gastos.
É possível enxergar fatores sociais que podem ajudar uma empresa a atingir um
público-alvo e a tecnologia também entra em jogo, em muitos aspectos, incluindo
a produção, publicidade e muito mais.
A
estratégia de análise PEST é utilizada em conjunto com a análise SWOT. A
análise SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e como
sabemos, esse tipo de análise "global" da empresa fornece informações
importantes para a tomada de decisões com base em como a empresa é percebida, e
como ele percebe a si mesma. Qualquer um dos itens de uma análise SWOT é bem provável
que irão se encaixar em uma das categorias de pragas. Isso faz com que esses
dois tipos de pesquisa se completam.
É fato
que a análise PEST e outras ferramentas semelhantes ajudam muitas empresas a se
reinventar, adquirindo assim uma melhor relevância para o consumidor e dessa
maneira possibilitando um maior lucro. É algo para se pensar, mesmo para uma
pequena empresa que pode não fazer o uso de tais ferramentas de estratégia de
negócios técnicas. A popularidade do PEST comprova que o maior ambiente sempre
importará para as empresas modernas.
·
A análise PEST é frequentemente utilizada em
conjunto com uma análise SWOT.
Para formatarmos uma análise PEST é preciso obter
informações sobre os aspectos Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicas,
isso significa dizer que esse relatório de análise irá considerar como cada um
destes fatores pode vir a representar e afetar a empresa. O relatório de análise
PEST é uma ferramenta estratégica de negócios - utilizado por empresas para
descobrir a sua posição atual em um mercado competitivo, com o objetivo de
utilizar este conhecimento para reestruturar o negócio. Ele também é usado por
aqueles que desejam iniciar um negócio para descobrir como essa organização
pode ser posicionado para o sucesso.
Vamos a
um exemplo de um fator político a considerar quando se escreve um relatório de
análise PEST é a estabilidade do governo, ou seja, neste ano de 2015 este
exemplo é totalmente verdadeiro. Se a empresa está localizada em um país com um
governo estável pode-se contar como um fator positivo. Regulamentos e políticas
do governo também irão desempenhar um papel importante no sucesso de um
negócio. Por exemplo, uma empresa que fabrica sandálias de borracha pode ser
afetada por uma proibição ou limitação do comércio na importação de borracha em
bruto para o país. Outro exemplo é uma loja de móveis que pode sofre com regulamentações
governamentais que aumentam o imposto personalizado em móveis importados e isso
com certeza irá levar a empresa a compensar esse aumento de impostos aumentando
o preço dos móveis importados e com certeza os clientes ficarão insatisfeitos
com o aumento e acabarão procurando outro produto mais barato e produzidos
localmente.
Para montar uma análise PEST os seguintes fatores
devem ser observados:
Fatores Politicos
·
A
estabilidade política
·
O funcionamento do sistema jurídico;
·
O funcionamento do sistema
penitenciário;
·
Os riscos
militares;
·
A estrutura de regulamentação para
seus negócios;
·
A
regulamentação trabalhista;
·
A política de
impostos;
·
As normas técnicas de embalagem e
segurança.
Um fator
econômico a considerar quando se escreve um relatório PEST são os hábitos de
consumo dos consumidores, que podem ser influenciados pelas quedas no ciclo de
negócios dos produtos. A recessão pode afetar tanto negativamente ou positivamente
a uma empresa, dependendo do tipo de produto ou serviço que se oferece neste
momento. Os artigos de luxo são os primeiros itens a ser riscado das listas dos
consumidores durante uma recessão, já os produtos básicos ou produtos com
preços inferiores tendem a cair nas graças dos consumidores. Por exemplo, é bem
possível que uma loja de dólar possa ter um aumento nos lucros, devido a maior
demanda durante um período de recessão.
Fatores Econômicos
· . Qual o modelo econômico daquele país;
·
Qual o “custo
país”;
·
Qual o modelo cambial e seu risco;
·
Como funciona o sistema financeiro;
·
Qual a taxa de juros média daquele
país;
·
Quais acordos financeiros existem
entre aquele país e o seu;
·
Qual a taxa de crescimento econômico
e de inflação;
·
Qual o ciclo econômico atual
(recessão, recuperação, crescimento);
·
Qual a disponibilidade de força de
trabalho e de capitais variados.
Fatores
socioculturais precisam ser incluídos em um relatório de análise PEST. Isso
inclui aspectos como as normas sociais e os hábitos culturais dos consumidores,
que podem influenciar a maneira como eles gastam dinheiro em produtos e
serviços. Outro fator que está incluído em fatores socioculturais é religião, e
seu efeito sobre os hábitos de consumo dos consumidores. Fatores tecnológicos são
importantíssimos atualmente, devido aos avanços tecnológicos já que eles
desempenham um papel de destaque nos dias de hoje no sucesso de qualquer
empresa, já que isso também pode afetar a forma de como a empresa opera. Por
exemplo, os avanços na tecnologia tornaram mais fácil para a maioria das
empresas a utilização sistemas automatizados ao invés de só utilizarem representantes
de serviço, nos dias de hoje quase tudo se resolve via internet ou telefone.
·
Os hábitos de consumo dos consumidores, e fatores sócio
culturais, como religião também sevem ser incluídos quando se escreve um
relatório PEST.
Fatores Sociais
·
Como funciona a estrutura social
daquele país;
·
Qual a relação entre ricos e pobres;
·
Qual a escolaridade média da
população adulta;
·
Qual o nível de consciência ambiental
daquele país;
·
Quais as peculiaridades culturais do
país.
·
Fatores Tecnológicos
·
Quais as inovações tecnológicas
existente naquele país;
·
Quais os estímulos ao desenvolvimento
tecnológico;
·
Qual o custo de transferência
tecnológica;
·
Qual a população de técnicos;
·
Qual a taxa de difusão tecnológica;
·
Qual o melhoramento da oferta com o
uso de novas tecnologias;
·
Qual o melhoramento do custo com o
uso de novas tecnologias.
Estes são os pontos principais a
serem abordados na Análise PEST, também
são pontos importantes quando da decisão de internacionalizar uma empresa.
Fonte e
Sítios Consultados
http://www.sobreadministracao.com
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