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15 de maio de 2015

Análise PEST



A análise PEST surgiu da necessidade de estudar e da tentativa de mensurar fatores macroeconômicos das regiões onde a empresa atua, sendo possível a sua utilização em conjunto com a análise das ameaças e oportunidades identificadas na matriz SWOT. O termo PEST é um acrônimo para os termos Politic, Economic, Social e Technological e em português é claro, significa: Político, Econômico, Social e Tecnológico.

A análise PEST é descrita como um fator importante para que uma empresa seja capaz de traçar o seu caminho futuro. Esta estratégia olha para um "ambiente macro" do negócio, isso quer dizer que a Análise PEST analisa fatores Políticos, Econômicos, Sociais e também a análise tecnológica. Esse tipo de pensamento colabora para que os líderes empresariais possam antecipar a recepção dos seus produtos e serviços pelo mercado, e como eles podem lidar melhor com as mudanças.



Ela pode ser vista como uma espécie de ferramenta de pesquisa de mercado, isso significa dizer que a análise PEST é útil para olhar para muitos fatores que podem moldar um negócio. Existem vários detalhes para olhar para dentro de uma análise PEST. Os líderes de negócios podem considerar mudanças na política do governo que ‘podem vir a afetar a sua empresa, no âmbito da área política do PEST. Os fatores econômicos podem incluir estatísticas sobre os rendimentos das famílias e seus gastos. É possível enxergar fatores sociais que podem ajudar uma empresa a atingir um público-alvo e a tecnologia também entra em jogo, em muitos aspectos, incluindo a produção, publicidade e muito mais.

A estratégia de análise PEST é utilizada em conjunto com a análise SWOT. A análise SWOT significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e como sabemos, esse tipo de análise "global" da empresa fornece informações importantes para a tomada de decisões com base em como a empresa é percebida, e como ele percebe a si mesma. Qualquer um dos itens de uma análise SWOT é bem provável que irão se encaixar em uma das categorias de pragas. Isso faz com que esses dois tipos de pesquisa se completam.

É fato que a análise PEST e outras ferramentas semelhantes ajudam muitas empresas a se reinventar, adquirindo assim uma melhor relevância para o consumidor e dessa maneira possibilitando um maior lucro. É algo para se pensar, mesmo para uma pequena empresa que pode não fazer o uso de tais ferramentas de estratégia de negócios técnicas. A popularidade do PEST comprova que o maior ambiente sempre importará para as empresas modernas.

·         A análise PEST é frequentemente utilizada em conjunto com uma análise SWOT.


Para formatarmos uma análise PEST é preciso obter informações sobre os aspectos Políticos, Econômicos, Sociais e Tecnológicas, isso significa dizer que esse relatório de análise irá considerar como cada um destes fatores pode vir a representar e afetar a empresa. O relatório de análise PEST é uma ferramenta estratégica de negócios - utilizado por empresas para descobrir a sua posição atual em um mercado competitivo, com o objetivo de utilizar este conhecimento para reestruturar o negócio. Ele também é usado por aqueles que desejam iniciar um negócio para descobrir como essa organização pode ser posicionado para o sucesso.

Vamos a um exemplo de um fator político a considerar quando se escreve um relatório de análise PEST é a estabilidade do governo, ou seja, neste ano de 2015 este exemplo é totalmente verdadeiro. Se a empresa está localizada em um país com um governo estável pode-se contar como um fator positivo. Regulamentos e políticas do governo também irão desempenhar um papel importante no sucesso de um negócio. Por exemplo, uma empresa que fabrica sandálias de borracha pode ser afetada por uma proibição ou limitação do comércio na importação de borracha em bruto para o país. Outro exemplo é uma loja de móveis que pode sofre com regulamentações governamentais que aumentam o imposto personalizado em móveis importados e isso com certeza irá levar a empresa a compensar esse aumento de impostos aumentando o preço dos móveis importados e com certeza os clientes ficarão insatisfeitos com o aumento e acabarão procurando outro produto mais barato e produzidos localmente.

Para montar uma análise PEST os seguintes fatores devem ser observados:

Fatores Politicos
·         A estabilidade política
·         O funcionamento do sistema jurídico;
·         O funcionamento do sistema penitenciário;
·         Os riscos militares;
·         A estrutura de regulamentação para seus negócios;
·         A regulamentação trabalhista;
·         A política de impostos;
·         As normas técnicas de embalagem e segurança.

Um fator econômico a considerar quando se escreve um relatório PEST são os hábitos de consumo dos consumidores, que podem ser influenciados pelas quedas no ciclo de negócios dos produtos. A recessão pode afetar tanto negativamente ou positivamente a uma empresa, dependendo do tipo de produto ou serviço que se oferece neste momento. Os artigos de luxo são os primeiros itens a ser riscado das listas dos consumidores durante uma recessão, já os produtos básicos ou produtos com preços inferiores tendem a cair nas graças dos consumidores. Por exemplo, é bem possível que uma loja de dólar possa ter um aumento nos lucros, devido a maior demanda durante um período de recessão.

Fatores Econômicos
·        . Qual o modelo econômico daquele país;
·         Qual o “custo país”;
·         Qual o modelo cambial e seu risco;
·         Como funciona o sistema financeiro;
·         Qual a taxa de juros média daquele país;
·         Quais acordos financeiros existem entre aquele país e o seu;
·         Qual a taxa de crescimento econômico e de inflação;
·         Qual o ciclo econômico atual (recessão, recuperação, crescimento);
·         Qual a disponibilidade de força de trabalho e de capitais variados.



Fatores socioculturais precisam ser incluídos em um relatório de análise PEST. Isso inclui aspectos como as normas sociais e os hábitos culturais dos consumidores, que podem influenciar a maneira como eles gastam dinheiro em produtos e serviços. Outro fator que está incluído em fatores socioculturais é religião, e seu efeito sobre os hábitos de consumo dos consumidores. Fatores tecnológicos são importantíssimos atualmente, devido aos avanços tecnológicos já que eles desempenham um papel de destaque nos dias de hoje no sucesso de qualquer empresa, já que isso também pode afetar a forma de como a empresa opera. Por exemplo, os avanços na tecnologia tornaram mais fácil para a maioria das empresas a utilização sistemas automatizados ao invés de só utilizarem representantes de serviço, nos dias de hoje quase tudo se resolve via internet ou telefone.

·         Os hábitos de consumo dos consumidores, e fatores sócio culturais, como religião também sevem ser incluídos quando se escreve um relatório PEST.

Fatores Sociais
·         Como funciona a estrutura social daquele país;
·         Qual a relação entre ricos e pobres;
·         Qual a escolaridade média da população adulta;
·         Qual o nível de consciência ambiental daquele país;
·         Quais as peculiaridades culturais do país.
·          
Fatores Tecnológicos
·         Quais as inovações tecnológicas existente naquele país;
·         Quais os estímulos ao desenvolvimento tecnológico;
·         Qual o custo de transferência tecnológica;
·         Qual a população de técnicos;
·         Qual a taxa de difusão tecnológica;
·         Qual o melhoramento da oferta com o uso de novas tecnologias;
·         Qual o melhoramento do custo com o uso de novas tecnologias.

Estes são os pontos principais a serem abordados na Análise PEST, também são pontos importantes quando da decisão de internacionalizar uma empresa.

Fonte e Sítios Consultados

http://www.sobreadministracao.com

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