O
Sucesso corporativo sempre está relacionado a uma boa comunicação, e para
ajudar neste quesito, iremos desmistificar a grande diferença existente entre
comunicação e informação, e dentro das empresas isso não é diferente. Muitas
vezes, informações divulgadas de forma inadequada chegam até os funcionários e
acabam gerando grandes impactos, confusão e insegurança no ambiente de
trabalho. Ainda mais hoje em dia - com tanta informação circulando por aí, é
difícil encontrar empresas que não tenham problemas com a comunicação – ou com
a falta dela – com os funcionários. Daí o valor da boa Comunicação Interna na
organização.
Sabe-se
que para obter uma boa comunicação com os funcionários e para trabalhar de
forma correta é necessário programar uma linha trabalho que contenha: Conceito (planejamento
estratégico e linha editorial); Temas (transmitir
aos funcionários mudanças operacionais e estratégias na empresa, informações
administrativas ou ações de marcado, dependo da ocasião); Responsáveis (Um gestor em comunicação responsável
por elaborar as estratégias e textos aos funcionários) e Canais de comunicação (a empresa pode escolher entre jornais,
revistas, informativos, intranet, mural ou vídeos a melhor forma para se
comunicar com os colaboradores). Alguns especialistas
afirmam ainda que para obter uma comunicação interna eficaz é preciso também
usar os cinco C's: comunicação clara;
consistente; contínua e frequente; curta e completa, além de focar
principalmente na motivação dos funcionários.
Para
que se tenha uma boa estrutura de comunicação e sucesso da empresa, é preciso
que a comunicação interna funcione claramente. Quer colaboradores satisfeitos,
“vestindo a camisa” e empenhados em
crescer junto com a empresa? Então ache a melhor forma de se comunicar com
eles, para que eles se mantenham motivados, e não existam ruídos dentro do
ambiente de trabalho. O envolvimento dos colaboradores em todo o processo
organizacional depende fundamentalmente de uma boa comunicação interna.
OS CINCO C’S DA BOA COMUNICAÇÃO
Ser claro, coerente, conciso,
correto e cortês
Os cinco C’s, representam as
cinco características que definem a forma com que um bom profissional se
comunica com seus superiores, pares e subordinados.
Ser claro, conciso e correto,
é a arte da objetividade, sendo assim não desperdiçaremos o tempo de ninguém.
Ser coerente é equilibrar o
que diz com o que faz e pensa, isso desperta confiança. Usar as palavras com
sabedoria, não atrasar as reuniões com brincadeiras desnecessárias ou deixar
ambiguidade em suas comunicações.
Ser cortês é indiscutivelmente
essencial em qualquer ambiente profissional, não importa o grau de formalidade
do seu trabalho.
Fonte e Sítios Consultados
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