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5 de janeiro de 2015

A Fronteira do Sucesso e do Fracasso de um Empreendedor





A vida de um empreendedor está sempre se esbarrando na fronteira do sucesso e do fracasso. Neste Brasil então, onde diariamente se trava a luta da competência dos empreendedores em tomar boas decisões perante os cenários arriscados do nosso mercado nacional. Sem querer fugir da realidade, a verdade é que o sucesso ou o fracasso dos empreendedores dependem não só da sua capacidade em gerir bem o negócio tomando boas decisões, a maior verdade de todas é que as grandes ideias vendem. Mas, só as grandes ideias que resolvem as grandes necessidades, vendem e permanecem.

Afinal, para que os empreendedores de sucesso introduzem no mercado um produto ou serviço?

  • Satisfazer as necessidades dos clientes da melhor forma em relação à competição;
  • Com um preço superior ao custo de criação, produção e distribuição.
    Parece ser simples. Mas, como encontrar estas duas regras para atingir o sucesso e fugir do fracasso?
    Vamos lidar um pouco com a ambiguidade, já que é isso que os empreendedores lidam diariamente. Como satisfazer as necessidades dos clientes e do mercado?
                                                                                                                         Perguntas chaves para identificar uma necessidade.
    Sabendo que a satisfação do cliente é um dos pontos chaves para o sucesso do empreendedor, existem algumas questões que devem ser colocadas e respondidas o mais profundamente possível.

  • Qual o problema do consumidor ?
  • Existe alguma solução para resolver este problema do consumidor?
  • É possível introduzir algum produto ou serviço com um preço competitivo em relação aos que são praticados pelo mercado?
    É natural que o empreendedor tenha um risco inerente às suas decisões, já que ele trabalha com informações limitadas. Então, é importante responder a todas estas questões com o máximo de precisão, pois serão estas questões que compensarão a falta de informação. Esta é a informação que o empreendedor terá na sua mão. 
    Em tese, satisfazer essa necessidade é, em primeiro lugar, resolver um problema. Em segundo lugar pode passar por resolver uma necessidade. Em terceira instância pode passar por resolver um desejo do consumidor.
    Isso quer dizer, sempre que conseguirmos satisfazer o mercado é porque estamos resolvendo qualquer coisa. Só que não! É algo muito mais trabalhoso que isto. Antes de tudo, é preciso que o empreendedor consiga responder estas perguntas para satisfazer as reais necessidades do mercado:                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                      Satisfazer as reais necessidades do mercado

  • Porque o consumidor precisa do meu produto?
  • Quais as melhores formas para avaliar as necessidades do consumidor?
  • E sobre as funcionalidades: tamanho, peso, durabilidade, etc?
  • Como o meu produto consegue sanar melhor às necessidades dos consumidores em relação aos atuais produtos da concorrência?
  • E o meu preço?
    Olhando assim, até parecem perguntas óbvias. Mas, as respostas nunca serão óbvias. Devemos sempre estar atentos a segunda e a ultima pergunta. A segunda em razão de existirem inúmeros casos onde essa avaliação foi realizada completamente fora de contexto e desproporcional ao caso de utilização real. A última se deve ao fato de que muitos empreendedores tratam o preço como verdadeiros justiceiros, e o preço, bem, o preço nunca deve estar ligado com justiça. O preço é sobre custo de produção, distribuição, divulgação, até da embalagem. Tudo sempre deverá estar no preço e é aqui que muitos empreendedores assinam a sua sentença de morte.
    Encerrando este, a verdade é que a fronteira entre o sucesso e o fracasso sempre passará pela percepção, incansável, que o empreendedor necessita ter para encontrar o momento certo de entrar no mercado, sempre, aproveitando as várias mudanças de cenário que possibilitem aumentar as oportunidades do seu negócio.
    Fonte e Sítios Consultados
    http://mexxer.pt

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