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Administração no Blog

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7 de dezembro de 2014

Métricas para controlar os negócios




A seleção dos indicadores a serem analisados é um ponto crucial para o sucesso do programa de métrica

Vamos iniciar este com a seguinte frase: Aquilo que não se mede não se gerencia. Este é um conceito bastante conhecido, mas é um fato que as pequenas empresas ainda encontram dificuldade de colocar em prática. Medir o seu negócio é essencial para identificar pontos de melhorias, gargalos, áreas de pouca produtividade e desperdício de recursos. Além de ser pré-requisito para a implantação de um sistema de meritocracia*. (Meritocracia é um sistema de gestão que considera o mérito, como aptidão, a razão principal para se atingir posição de topo).

É importante que a implantação de um sistema de métricas ocorra gradualmente com o levantamento de indicadores macro da empresa numa primeira fase. Aos poucos, serão fixados indicadores com maior capilaridade dentro de cada setor da empresa, até chegar ao ponto em que cada colaborador possua seus indicadores pessoais de desempenho.

Com certeza a seleção dos indicadores a serem analisados é o ponto crucial para o sucesso do programa de métrica. Os indicadores selecionados devem representar os pontos mais importantes da área a ser medida, em que 80% dos efeitos possuem origem em 20% de causas.

Recomenda-se que o empreendedor foque em um número pequeno de indicadores, caso contrário será gasto muito tempo e recurso para a medição e interpretação dos dados. Além disso, os indicadores não podem ser muito complexos de serem medidos, pois pode ocorrer que o custo de se medir não compense o benefício atrelado ao indicador.

É necessário planejar quais efeitos os indicadores terão sobre a empresa, pois pode acabar induzindo a equipe a trabalhar de modo a satisfazer a meta do indicador, mesmo que isso sacrifique outros pontos importantes do processo.

Muitos utilizam a metodologia do BSC (Balanced Scorecard). Esta metodologia pode ser traduzida de maneira livre como Indicadores Balanceados, possui o diferencial de levar em consideração não apenas indicadores físicos e financeiros, mas também ativos intangíveis, como qualidade de atendimento, marketing e processos internos.

No BSC aplicam-se diferentes indicadores às áreas da empresa como finanças, clientes, processos internos e aprendizado. Aplicam-se também diferentes pesos a cada área e indicador, de modo a equalizar os indicadores e permitir uma visão equilibrada do quadro geral da empresa. Afinal, uma empresa não é feita só de números financeiros, mas também de pessoas, relacionamento com clientes, percepção de qualidade, inovação, entre outros.


Fonte e Sítios Consultados


http://exame.abril.com.br

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