A seleção
dos indicadores a serem analisados é um ponto crucial para o sucesso do
programa de métrica
Vamos iniciar este com a seguinte
frase: Aquilo que não se mede não se gerencia. Este é um conceito
bastante conhecido, mas é um fato que as pequenas empresas ainda encontram
dificuldade de colocar em prática. Medir o seu negócio é essencial para
identificar pontos de melhorias, gargalos, áreas de pouca produtividade e
desperdício de recursos. Além de ser pré-requisito para a implantação de um
sistema de meritocracia*. (Meritocracia
é um sistema de gestão que considera o mérito, como aptidão, a razão principal
para se atingir posição de topo).
É importante que a implantação de
um sistema de métricas ocorra gradualmente com o levantamento de indicadores
macro da empresa numa primeira fase. Aos poucos, serão fixados indicadores com
maior capilaridade dentro de cada setor da empresa, até chegar ao ponto em que
cada colaborador possua seus indicadores pessoais de desempenho.
Com certeza a seleção dos indicadores
a serem analisados é o ponto crucial para o sucesso do programa de métrica. Os
indicadores selecionados devem representar os pontos mais importantes da área a
ser medida, em que 80% dos efeitos possuem origem em 20% de causas.
Recomenda-se que o empreendedor
foque em um número pequeno de indicadores, caso contrário será gasto muito
tempo e recurso para a medição e interpretação dos dados. Além disso, os
indicadores não podem ser muito complexos de serem medidos, pois pode ocorrer
que o custo de se medir não compense o benefício atrelado ao indicador.
É necessário planejar quais
efeitos os indicadores terão sobre a empresa, pois pode acabar induzindo a
equipe a trabalhar de modo a satisfazer a meta do indicador, mesmo que isso
sacrifique outros pontos importantes do processo.
Muitos utilizam a metodologia do BSC (Balanced Scorecard). Esta metodologia pode ser traduzida de maneira livre como Indicadores
Balanceados, possui o diferencial de levar em consideração não apenas indicadores
físicos e financeiros, mas também ativos intangíveis, como qualidade de
atendimento, marketing e processos internos.
No BSC aplicam-se diferentes
indicadores às áreas da empresa como finanças, clientes, processos internos e
aprendizado. Aplicam-se também diferentes pesos a cada área e indicador, de
modo a equalizar os indicadores e permitir uma visão equilibrada do quadro
geral da empresa. Afinal, uma empresa não é feita só de números financeiros,
mas também de pessoas, relacionamento com clientes, percepção de qualidade,
inovação, entre outros.
Fonte e Sítios
Consultados
http://exame.abril.com.br
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