O Black
Friday chegou para ficar aqui no Brasil, mesmo existindo por aqui muitos que ainda
procuram se aproveitar da data para ‘passar a perna’ nos consumidores.
Essa data é o dia mais forte para o comércio varejista dos Estados Unidos. Lá
na América do Norte esse dia acontece logo após o feriado de Ação de
Graças, a Black Friday, ela é anual e acontece na última sexta-feira do
mês de novembro, é um dos dias mais felizes para um povo tido por muitos como
sendo um dos mais consumistas do planeta.
Os EUA
trazem essa tradição de compras de produtos a preços baixos, filas por horas
para agarrar literalmente um vestido de noiva, uma TV LED 60'' ou aquele
produto de desejo de décadas, inclusive esse evento já foi retratado
em filmes no cinema e seriados de comédia, em todos mostram uma multidão
invadindo as lojas e clientes disputando uma peça no cabo de guerra, no melhor
estilo "é meu, é seu, é meu".
Aqui no Brasil a Black Friday chegou tímida no
ano de 2010 via promoções online de 50 sites de e-commerce. Porém, o
brasileiro por ser um povo criativo, em apenas quatro anos depois, a Black Friday ganhou novos significados e
formatos. Hoje, podemos encontrar por
aí: Black Week, Black Weekend, Black Day, Black
Beauty, Black Monday, Red Friday, Black November e por aí vai...
Daqueles R$ 3 milhões faturados no primeiro ano,
chegou a R$ 770 milhões no ano de 2013, segundo levantamento da E-bit,
empresa especializada em informações do e-commerce. E neste ano de 2014
a Black Friday está botando fogo em todo o comércio, não só
online. A Black Monday, por exemplo,
é o nome dado à ação de mais de 60 motéis, que no dia 1º de dezembro
darão 50% de desconto para
check-ins até às 6h do dia 2. Neste ano também a Black Friday chega a
produtos como viagens de Cruzeiros, venda de dólar, bolsa e sapato de grife de
luxo, casas e apartamentos, etc.
Se nos Estados
Unidos a Black Friday abre a temporada de compras para o Natal, aqui no
Brasil a disputa já começa pela primeira
parcela do 13º salário.
Mas, e os descontos, será que
valem a pena?
Muitos fazem
críticas dizendo que é a "Black Fraude" ou repetem a
piada que corre nas redes socias que é a oportunidade de "comprar tudo pela metade do dobro do
preço". Porém, quando se pretende comprar algo, vale a pena fazer uma
pesquisa prévia. É fato que nas lojas conhecidas, conceituadas, dificilmente acontecerão as ofertas "maquiadas".
Afinal, estas lojas se preparam para essa época, assim como se preparam para o
Natal, Dia das Mães e outros períodos de grande movimento de vendas.
Mas, como estamos no Brasil, é fato
que existem muitas empresas ‘picaretas’ na internet que fazem promoções
além do que podem entregar, com apenas um produto, sem produtos até, sem ter
estoque previsto, colocando o preço mais alto só para parecer que o desconto é
maior e outros (vários) problemas.
E para
ajudar os consumidores, o Procon-SP fez uma lista com os sites
contraindicados. Até então, eram 449 sites que NÃO são confiáveis. Deveriam
ser evitados, mas a todo instante desse dia do Black Friday o Procon-SP está atualizando os endereços
de lojas com problemas. Segundo o Procon-SP, esses sites ignoraram as
reclamações dos clientes mesmo depois de notificações do órgão. Dentre as
queixas, a principal é que o site não entregou o produto comprado. Não
caia em golpes. No mínimo, pesquise se o site está nesta lista antes de comprar:
Segunda tem mais...
A Cyber
Monday é a segunda-feira logo depois da Black Friday e foi inventada para a
venda de produtos eletrônicos nos Estados Unidos. Mas aqui no Brasil, não
é só eletrônico que entra. Aqui vale tudo. O que não vendeu na Black Week, Black Friday, reaparece na Cyber Monday!
É bom lembrar:
Vovó
já dizia: "Quando a esmola é
demais, o santo desconfia". Então desconfie sempre que o preço de
um produto for baixo demais.
Fonte e Sítios Consultados
http://disneybabble.uol.com.br
http://disneybabble.uol.com.br
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