Quando pensar em compras é bom saber que aproximadamente
70% de todas as decisões de compras eram tomadas de acordos com as chamadas 'normas sociais', ou 'as decisões das outras
pessoas'. Isso significava que a maioria das escolhas
que os consumidores faziam tinham pouquíssimas relações com o que eles
realmente queriam ou precisam, e essa influência cultural sempre teve um papel
chave nas maneiras de pensar dos indivíduos. Com a avalanche de informações que
a chegada da era das mídias sociais proporcionou, o mundo se tornou uma enorme
e única mente coletiva que é guiada, como toda comunidade, por leis invisíveis.
Abaixo listamos algumas
tendências que estão afetando essa mente coletiva.
Vendendo histórias
Será que você já notou as mudanças consideráveis nas
propagandas, principalmente nos anúncios online? A Dove te encoraja a se
aceitar e a Always está tentando
fazer as pessoas mudarem a maneira como elas pensam a respeito das mulheres. Os
maiores jogadores do mercado estão vendendo ideias, ou histórias, com as quais
as pessoas podem se identificar. A cegueira de anúncios (seu cérebro de alguma
maneira ignora anúncios pagos nos websites) está
limpando o caminho para o marketing de conteúdo que educa os consumidores
provendo a eles informação de valor genuíno. Conte uma história dessas para seu
consumidor e faça com que ele ou ela se torne um fã e defenda sua marca, e o
aumento em suas vendas vai se tornar um efeito colateral desse processo.
Os 4 P's
O resultado de uma pesquisa realizada pela Mercer's, uma das mais
prestigiadas empresas de consultoria do mundo, entre um grupo de 30 mil
funcionários em 17 países, revela que os maiores assassinos da motivação são a
falta de respeito, a falha em perceber problemas reais e atuais, tanto quanto a
"falsa democracia" (perguntar a alguém o que eles pensam sendo que a
decisão já foi tomada). Hoje, os maiores vencedores são os negócios que pensam
em termos dos 4 P's: planeta, pessoas, propósito e lucro (do inglês - profit). Hoje dinheiro não importa tanto quanto costumava, porque as
pessoas precisam sentir que elas são parte de algo maior que elas mesmas.
São as mulheres que tomam as decisões
As Mulheres são responsáveis pela maioria das decisões de
compras feitas por toda parte do mundo (em algumas indústrias esse número chega a 90%). Algumas empresas de relações públicas se especializaram em
formular suas mensagens especificamente para refletir as necessidades femininas
e seus modos de pensar. As maiores marcas do mundo já têm investido por um
longo tempo nas mulheres. A Harley
Davidson é a líder no mercado de vendas de motocicletas para mulheres. Mais
da metade de todos os clientes de hotéis são mulheres, por isso a tendência no
Oeste Europeu em direção à criação de lugares 'femininamente' amigáveis. Em
Viena, na Áustria, planejamento de gênero tem levado a mudanças de
infraestrutura para facilitar para as mulheres viverem na cidade.
Habilidades suaves são preferidas
(ex: comunicação, liderança, inteligência emocional)
Para os empregados americanos, a inteligência emocional (QE) é três vezes mais importante que
lógica (QI). Em situações onde dois
médicos estão aplicando para um trabalho no mesmo hospital se um deles é melhor
em termos de relacionamento com pessoas, então mesmo que ele ou ela não tenha
certo conhecimento ou expertise, ele ou ela tem mais chance de conseguir o
emprego do que o colega com maior educação formal, mas piores habilidades de
comunicação. Novos empregos baseados nessas habilidades suaves têm surgido,
como coaches, vendedores de elite, palestrantes motivacionais e grandes
líderes. Apesar de sua grande popularidade, eles ainda não são bem avaliados no
nível acadêmico. Hoje em dia, empregados que não tem habilidades suaves estão
sujeitos a perder na corrida do sucesso.
Você é um produto
Mais e mais pessoas entram em contato com você antes de te
conhecer. Se eles vão te ligar ou te convidar para uma reunião no mundo real
depende da qualidade da relação construída entre vocês no mundo virtual. Seja
através de um website, um blog formador de opinião ou um artigo de imprensa.
Hoje, todo mundo é um produto e o campo que lida com isso é chamado de
marketing pessoal (personal branding). É o marketing pessoal que é o maior
responsável na Polônia por abrir o caminho para alfaiates ou estilistas que
fazem roupas customizadas, para fotógrafos (todas as pessoas, não apenas
celebridades precisam dos serviços deles) ou para agências de relações públicas
trabalhando até para pequenos negócios. Se o mercado tem confiança na sua
marca, o mercado vai te perdoar por seus erros e, através dessa perspectiva
positiva, vai olhar para o que você tem a oferecer.
O efeito de "des-escalar"
Nunca antes os indivíduos tiveram tanto poder para influenciar
como hoje. Bloggers autodidatas decidem a respeito do sucesso ou fracasso de
grandes marcas, um vídeo caseiro se torna viral assistido por milhões de
pessoas e um crítico (hater) teimoso tem o poder de dar muita dor de cabeça
para uma pessoa bem conhecida e querida. Enquanto há 20 anos atrás as pessoas
eram encorajadas a investir em tamanho e crescer cada vez mais, hoje o efeito
de "des-escalar" surgiu, significando que os menores podem fazer as
mesmas coisas que os maiores, mas os menores tem mais mobilidade e são mais rápidos.
A mente global
Atualmente, não é suficiente ser brasileiro para ser capaz de
ser bem sucedido no mercado. Os Times internacionais são cada vez mais a regra,
não a exceção. As melhores práticas ao redor do mundo são descritas na internet
todos os dias e estão disponíveis para qualquer um. Se você quer ser bem
sucedido globalmente, você precisa se enxergar mais como um cidadão do mundo,
não um cidadão do seu país. Com a abordagem americana de marketing, o jeito
Alemão de gerenciar e o empenho polonês, o sucesso vem mais rápido.
Comunicação consciente
De acordo com algumas pesquisas, habilidade de comunicação é
responsável por 85% do resultado. Os líderes hoje são pessoas que tem a
habilidade de comunicar suas ideias precisamente, de ouvir aos outros sem interromper
ou se opor à suas opiniões, e são aqueles que preferem coaching a imperiosidade, que escolhem não manipular os outros e
não fofocar. Eles sabem perguntar corretamente e como construir plataformas de
comunicação comum. Eles não se referem ao passado e eles formulam seus
objetivos de uma maneira positiva, mensurável e motivadora.
Agilidade ao invés de estrutura
A decisão vai passar primeiro pelo departamento de pesquisa de
mercado, para depois ser analisada e aprovada pela direção, certo? Esse era o
caso no passado, mas dada a velocidade de mudança do mundo contemporâneo, não
existe tempo para gastar seis meses para tomar uma decisão. Times precisam
estar prontos para tomar decisões rapidamente e flexibilidade é considerada uma
prioridade nas pesquisas das habilidades do futuro. O slogan do futuro é:
Esteja preparado para o que você pode se preparar, mas esteja pronto para tudo.
Eficiência e velocidade (agilidade) ultrapassaram tamanho e estrutura.
"Nós" é maior que
"Eu"
A era das organizações que gerenciam hierarquias ao invés dos
verdadeiros níveis de habilidades dos funcionários está chegando ao fim. Numa
organização dessas, um gerente razoável, por medo, nunca contrataria um gerente
excelente, e o que é pior, sabotaria o desenvolvimento do seu próprio time por
medo de perder seu cargo. O futuro pertence às organizações que fizerem seus
times felizes (pesquisas mostram que empregados felizes fazem mais dinheiro
para seus empregadores) e a chefes que se
desenvolvem junto com seus funcionários, nunca limitando seu potencial.
"Nós" deve ser maior que
"Eu".
Fonte
e Sítios Consultados
http://www.brasilpost.com.br
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