A microeconomia é
um ramo da economia voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (famílias e/ou
indivíduos) ao estudo das empresas, suas respectivas produções e
custos, além do estudo da produção e preços dos diversos bens e serviços e
fatores de produção. Representa uma visão microscópica dos fenômenos
econômicos. Diferencia-se da macroeconomia, que é um ramo da economia que
aborda os problemas econômicos de maneira agregada.
O mercado é o
local onde produtores e consumidores se encontram para realizar a compra e
venda das mercadorias. O mercado existe desde os primórdios da humanidade. Os
mercados evoluem de acordo com o desenvolvimento da sociedade, mas mantêm as
mesmas características comuns: é o local onde se realizam as transações entre
compradores e vendedores. No mercado a regulação é feita pela lei da oferta e
da procura. Quando há mais produtos que as necessidades da população, os preços
tendem a baixar. Quando há menos produtos que a procura, os preços tendem a
subir.
O mercado regula os interesses de produtores e consumidores: os
produtores querem ganhar o máximo possível; enquanto os consumidores querem
pagar o mínimo possível. O resultado desse processo são os preços de
equilíbrio, ou seja, é o patamar no qual os consumidores e produtores realizam
seus interesses sem que nenhum seja prejudicado. Os mercados crescem quando há
desenvolvimento econômico, crescimento da economia. Os mercados entram em
retração quando há desaceleração do desenvolvimento econômico.
Os preços no mercado são a expressão monetária do valor de
mercadorias e refletem os custos de produção e o lucro dos empresários. Os
mercados caracterizam-se pela seguinte estrutura: concorrência perfeita;
monopólio e oligopólio.
Concorrência perfeita - é uma situação
marcada pelas seguintes características:
- o número de
agentes compradores e vendedores é de tal ordem que nenhum deles, individualmente,
possui condições para influir decisivamente no mercado.
- os produtos
são homogêneos podendo ser fabricados por qualquer dos produtores.
- produtores e
consumidores têm mobilidade e não há acordo de preço entre os que participam do
mercado.
- o preço é
definido de maneira impessoal, ninguém individualmente o estabelece.
- deve haver
transparência no mercado.
Não há informações privilegiadas para qualquer agente econômico.
Monopólio - quando há no
mercado apenas um vendedor, que domina inteiramente o mercado.
- o produto da
empresa monopolista não tem substituto próximo. Não há alternativas para os
consumidores.
- a entrada de
concorrentes no mercado é praticamente impossível.
- tem poder
total sobre a formação dos preços.
- os monopólios
não têm transparências. Suas operações e transações são uma espécie de caixa
preta.
Oligopólios - é a forma
moderna da grande empresa. Tem as seguintes características:
- É formado por
um pequeno grupo de grandes empresas que dominam um ou vários ramos de produção
e dividem entre si o mercado.
- Há grandes
obstáculos para a entrada de concorrentes.
- Quando há
acordo de preços entre os oligopólios, a concorrência é residual.
A procura no mercado - a procura de um produto está relacionada às quantidades que os
consumidores estão dispostos a adquirir em função dos preços.
A reação típica dos consumidores em relação aos preços pode ser
explicada de três maneiras:
1. Quanto mais baixos os preços
maiores quantidades os consumidores tendem a procurar. Quanto mais altos os
preços, menores quantidades são procuradas.
2. Efeito substituição - quando o preço de determinado produto aumenta, permanecendo invariável o preço
dos seus sucedâneos, os consumidores tendem a substituí-lo.
3. Utilidade marginal - Quanto maiores forem as quantidades... ‘de um produto’ qualquer, menores serão
os graus de utilidade de cada nova unidade adicional.
Os
graus de sensibilidade aos preços não são iguais para todos os produtos. Muitas
vezes alterações de preço não são capazes de produzir modificações nas
quantidades procuradas.
Esses
graus de sensibilidade dos consumidores podem ser afetados por meio do conceito
de elasticidade-preço da procura, que é a relação entre as modificações
observadas, nas quantidades procuradas decorrentes das alterações de preço.
- Quando as
quantidades procuradas aumentam na mesma proporção de redução nos preços, o
produto apresenta uma elasticidade-preço unitária.
- Quando as
quantidades procuradas aumentam menos que a redução dos preços, há uma procura
inelástica.
- Quando as
quantidades procuradas aumentam mais que as reduções de preços, há uma procura
elástica.
Fatores determinadas da elasticidade-preço
Essencialidade - está ligada ao grau de
necessidade do produto. Os produtos de maior essencialidade tendem a ter
coeficientes de elasticidade baixos.
Hábitos - A rigidez do consumo é também fator determinante na
elasticidade-preço. Muitos hábitos arraigados se transformaram em vício e faz
com que os consumidores tenham pouca sensibilidade - variação nos preços.
Periodicidade da aquisição - O
intervalo de tempo entre uma e outra aquisição do produto é fator importante na
elasticidade-preço do produto. Grandes intervalos de tempo entre a compra tende
a "apagar" da memória os preços de referência.
Teorias da Oferta
Oferta - quantidade de um bem
ou serviço que os produtores desejam vender num determinado período de tempo. A
oferta de um bem depende de seu próprio preço, mantidas as condições
constantes.
·
quanto mais for o preço de um
bem, mais interessante se torna produzi-lo e, portanto, a oferta é maior.
· A oferta de um determinado bem
depende dos preços dos fatores de produção, ou seja, os fatores de produção
determinam seu custo.
· Havendo aumento nos preços de
qualquer um dos fatores, haverá impactos nos custos de produção e também
alteração na lucratividade dos empresários.
·
A tecnologia também influencia no
preço dos bens: os empresários que incorporam tecnologia nos bens têm sua
lucratividade aumentada.
A
oferta de um bem pode ser alterada por mudanças nos preços dos demais bens. Se
os preços dos demais produtos subirem e o preço do bem X, por exemplo,
permanecer o mesmo, sua produção torna-se menos atraente em relação aos outros
bens, diminuindo sua oferta.
· o ponto onde as curvas se
encontram é o ponto de equilíbrio do mercado. Ou seja, coincidem as quantidades
que os consumidores desejam comprar com os que os produtores querem vender.
· para qualquer aumento de preço
superior ao preço de equilíbrio, as quantidades ofertadas que os empresários
desejam vender é maior que os consumidores desejavam comprar. Há nesse caso
excesso de oferta.
· para qualquer preço inferior ao
preço de equilíbrio, surgirá um excesso de demanda.
Teoria da produção
Empresa - Unidade
que produz bens ou serviços para a sociedade e que tem como objetivo a
maximização do lucro.
Empresário - é quem
decide quanto e como produzir as mercadorias. A produção depende da aceitação
do mercado e implica em lucros ou prejuízos.
Produção - é a
transformação dos fatores de produção adquiridos pelas empresas com objetivo de
venda no mercado.
No
processo de produção, diferentes fatores são cessados para a obtenção do bem
final. As formas como esses fatores são combinados denomina-se métodos de
produção.
Os métodos de produção podem ser realizados de duas maneiras
básicas: intensivos e extensivos.
Intensivos de mão de obra.
Quando se utiliza uma quantidade maior de trabalhadores que de
máquinas, equipamentos ou insumos.
Extensivos
Quando se utiliza mais máquina, equipamentos e insumos que mão de
obra.
Produto: qualquer bem ou serviço resultante do processo de
produção.
Tecnologia: resulta do processo de
conhecimento científico aplicado a produção.
Função da produção: é a relação que
indica a quantidade máxima de produto que se pode obter, num determinado tempo,
a partir de uma determinada de fatores de produção e de acordo com os processos
de produção mais adequados.
Exemplo: o número
de sapatos que poderão ser produzidos a partir de determinada quantidade de
couro, prego, fios, energia elétrica, mão de obra, máquinas, equipamentos num
período de oito horas.
Fatores fixos e variáveis de produção
- Fixos: são aqueles cujas
quantidades utilizadas não variam quando o volume da produção se altera.
- Variáveis: são aqueles cujas
quantidades variam quando o volume de produção se altera.
- Eficiência produtiva: é a
utilização do método de produção mais eficiente tecnologicamente entre os
métodos disponíveis com o objetivo de alcançar uma determinada quantidade de
produtos com um mínimo de fatores de produção.
- Eficiência econômica: é um
método de trabalho que permite a obtenção da maior quantidade de produtos com o
menor custo.
Lei dos rendimentos decrescentes
Elevando-se a quantidade de um fator variável, permanecendo fixa a
quantidade dos demais fatores, a produção inicialmente crescerá as taxas crescentes.
Mas a partir de certa quantidade utilizada do fator variável, a produção
crescerá com acréscimos cada vez menores até decrescer.
Custo de produção -
representa a soma das despesas da empresa, quer relacionado com o capital fixo,
quer com o capital variável.
- custos fixos totais (custos indiretos): corresponde aos recursos
de produção que não variam em função das alterações nas quantidades produzidas.
Ex.: edifícios, máquinas, equipamentos, etc.
- custos totais variáveis (custos diretos): refere-se aos recursos
variáveis utilizados no processo produtivo.
Estes custos dependem da quantidade a ser produzida. Ex.:
matérias-primas, mão de obra, energia, etc.
- custo total médio: é obtido mediante a divisão do custo fixo
total pela quantidade produzida.
- receita da empresa: é obtida por meio da multiplicação da
quantidade de bens e serviços vendidos pelo respectivo preço de venda.
Economia de escala - ocorre quando a empresa aumenta o processo produtivo e obtém
ganhos de produtividade.
Fonte e Sítios Consultados
www.portalprudente.com
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