Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

1 de novembro de 2014

Microeconomia








microeconomia é um ramo da economia voltado ao estudo do comportamento das unidades de consumo (famílias e/ou indivíduos) ao estudo das empresas, suas respectivas produções e custos, além do estudo da produção e preços dos diversos bens e serviços e fatores de produção. Representa uma visão microscópica dos fenômenos econômicos. Diferencia-se da macroeconomia, que é um ramo da economia que aborda os problemas econômicos de maneira agregada.

mercado é o local onde produtores e consumidores se encontram para realizar a compra e venda das mercadorias. O mercado existe desde os primórdios da humanidade. Os mercados evoluem de acordo com o desenvolvimento da sociedade, mas mantêm as mesmas características comuns: é o local onde se realizam as transações entre compradores e vendedores. No mercado a regulação é feita pela lei da oferta e da procura. Quando há mais produtos que as necessidades da população, os preços tendem a baixar. Quando há menos produtos que a procura, os preços tendem a subir.

O mercado regula os interesses de produtores e consumidores: os produtores querem ganhar o máximo possível; enquanto os consumidores querem pagar o mínimo possível. O resultado desse processo são os preços de equilíbrio, ou seja, é o patamar no qual os consumidores e produtores realizam seus interesses sem que nenhum seja prejudicado. Os mercados crescem quando há desenvolvimento econômico, crescimento da economia. Os mercados entram em retração quando há desaceleração do desenvolvimento econômico.

Os preços no mercado são a expressão monetária do valor de mercadorias e refletem os custos de produção e o lucro dos empresários. Os mercados caracterizam-se pela seguinte estrutura: concorrência perfeita; monopólio e oligopólio.




Concorrência perfeita - é uma situação marcada pelas seguintes características:

- o número de agentes compradores e vendedores é de tal ordem que nenhum deles, individualmente, possui condições para influir decisivamente no mercado.

- os produtos são homogêneos podendo ser fabricados por qualquer dos produtores.

- produtores e consumidores têm mobilidade e não há acordo de preço entre os que participam do mercado.

- o preço é definido de maneira impessoal, ninguém individualmente o estabelece.

- deve haver transparência no mercado.

Não há informações privilegiadas para qualquer agente econômico.



Monopólio - quando há no mercado apenas um vendedor, que domina inteiramente o mercado.

- o produto da empresa monopolista não tem substituto próximo. Não há alternativas para os consumidores.

- a entrada de concorrentes no mercado é praticamente impossível.

- tem poder total sobre a formação dos preços.

- os monopólios não têm transparências. Suas operações e transações são uma espécie de caixa preta.


Oligopólios - é a forma moderna da grande empresa. Tem as seguintes características:

- É formado por um pequeno grupo de grandes empresas que dominam um ou vários ramos de produção e dividem entre si o mercado.

- Há grandes obstáculos para a entrada de concorrentes.

- Quando há acordo de preços entre os oligopólios, a concorrência é residual.


A procura no mercado - a procura de um produto está relacionada às quantidades que os consumidores estão dispostos a adquirir em função dos preços.

A reação típica dos consumidores em relação aos preços pode ser explicada de três maneiras:

1.     Quanto mais baixos os preços maiores quantidades os consumidores tendem a procurar. Quanto mais altos os preços, menores quantidades são procuradas.

2.     Efeito substituição - quando o preço de determinado produto aumenta, permanecendo invariável o preço dos seus sucedâneos, os consumidores tendem a substituí-lo.

3.     Utilidade marginal - Quanto maiores forem as quantidades... ‘de um produto’ qualquer, menores serão os graus de utilidade de cada nova unidade adicional.

               Os graus de sensibilidade aos preços não são iguais para todos os produtos. Muitas vezes alterações de preço não são capazes de produzir modificações nas quantidades procuradas.

 Esses graus de sensibilidade dos consumidores podem ser afetados por meio do conceito de elasticidade-preço da procura, que é a relação entre as modificações observadas, nas quantidades procuradas decorrentes das alterações de preço.

- Quando as quantidades procuradas aumentam na mesma proporção de redução nos preços, o produto apresenta uma elasticidade-preço unitária.

- Quando as quantidades procuradas aumentam menos que a redução dos preços, há uma procura inelástica.

- Quando as quantidades procuradas aumentam mais que as reduções de preços, há uma procura elástica.


  
Fatores determinadas da elasticidade-preço


Essencialidade - está ligada ao grau de necessidade do produto. Os produtos de maior essencialidade tendem a ter coeficientes de elasticidade baixos.


Hábitos - A rigidez do consumo é também fator determinante na elasticidade-preço. Muitos hábitos arraigados se transformaram em vício e faz com que os consumidores tenham pouca sensibilidade - variação nos preços.


Periodicidade da aquisição - O intervalo de tempo entre uma e outra aquisição do produto é fator importante na elasticidade-preço do produto. Grandes intervalos de tempo entre a compra tende a "apagar" da memória os preços de referência.


Teorias da Oferta


Oferta - quantidade de um bem ou serviço que os produtores desejam vender num determinado período de tempo. A oferta de um bem depende de seu próprio preço, mantidas as condições constantes.

·         quanto mais for o preço de um bem, mais interessante se torna produzi-lo e, portanto, a oferta é maior.

·    A oferta de um determinado bem depende dos preços dos fatores de produção, ou seja, os fatores de produção determinam seu custo.

·   Havendo aumento nos preços de qualquer um dos fatores, haverá impactos nos custos de produção e também alteração na lucratividade dos empresários.

·         A tecnologia também influencia no preço dos bens: os empresários que incorporam tecnologia nos bens têm sua lucratividade aumentada.



          A oferta de um bem pode ser alterada por mudanças nos preços dos demais bens. Se os preços dos demais produtos subirem e o preço do bem X, por exemplo, permanecer o mesmo, sua produção torna-se menos atraente em relação aos outros bens, diminuindo sua oferta.

·     o ponto onde as curvas se encontram é o ponto de equilíbrio do mercado. Ou seja, coincidem as quantidades que os consumidores desejam comprar com os que os produtores querem vender.

·  para qualquer aumento de preço superior ao preço de equilíbrio, as quantidades ofertadas que os empresários desejam vender é maior que os consumidores desejavam comprar. Há nesse caso excesso de oferta.

·    para qualquer preço inferior ao preço de equilíbrio, surgirá um excesso de demanda.



Teoria da produção


Empresa - Unidade que produz bens ou serviços para a sociedade e que tem como objetivo a maximização do lucro.


Empresário - é quem decide quanto e como produzir as mercadorias. A produção depende da aceitação do mercado e implica em lucros ou prejuízos.


Produção - é a transformação dos fatores de produção adquiridos pelas empresas com objetivo de venda no mercado.


          No processo de produção, diferentes fatores são cessados para a obtenção do bem final. As formas como esses fatores são combinados denomina-se métodos de produção.

Os métodos de produção podem ser realizados de duas maneiras básicas: intensivos e extensivos.


Intensivos de mão de obra.
Quando se utiliza uma quantidade maior de trabalhadores que de máquinas, equipamentos ou insumos.


Extensivos

Quando se utiliza mais máquina, equipamentos e insumos que mão de obra.

Produto: qualquer bem ou serviço resultante do processo de produção.


Tecnologia: resulta do processo de conhecimento científico aplicado a produção.


Função da produção: é a relação que indica a quantidade máxima de produto que se pode obter, num determinado tempo, a partir de uma determinada de fatores de produção e de acordo com os processos de produção mais adequados.


Exemplo: o número de sapatos que poderão ser produzidos a partir de determinada quantidade de couro, prego, fios, energia elétrica, mão de obra, máquinas, equipamentos num período de oito horas.




Fatores fixos e variáveis de produção


- Fixos: são aqueles cujas quantidades utilizadas não variam quando o volume da produção se altera.

- Variáveis: são aqueles cujas quantidades variam quando o volume de produção se altera.

- Eficiência produtiva: é a utilização do método de produção mais eficiente tecnologicamente entre os métodos disponíveis com o objetivo de alcançar uma determinada quantidade de produtos com um mínimo de fatores de produção.

- Eficiência econômica: é um método de trabalho que permite a obtenção da maior quantidade de produtos com o menor custo.


Lei dos rendimentos decrescentes

Elevando-se a quantidade de um fator variável, permanecendo fixa a quantidade dos demais fatores, a produção inicialmente crescerá as taxas crescentes. Mas a partir de certa quantidade utilizada do fator variável, a produção crescerá com acréscimos cada vez menores até decrescer.

 Custo de produção - representa a soma das despesas da empresa, quer relacionado com o capital fixo, quer com o capital variável.

- custos fixos totais (custos indiretos): corresponde aos recursos de produção que não variam em função das alterações nas quantidades produzidas. Ex.: edifícios, máquinas, equipamentos, etc.

- custos totais variáveis (custos diretos): refere-se aos recursos variáveis utilizados no processo produtivo.
 Estes custos dependem da quantidade a ser produzida. Ex.: matérias-primas, mão de obra, energia, etc.

- custo total médio: é obtido mediante a divisão do custo fixo total pela quantidade produzida.

- receita da empresa: é obtida por meio da multiplicação da quantidade de bens e serviços vendidos pelo respectivo preço de venda.


Economia de escala - ocorre quando a empresa aumenta o processo produtivo e obtém ganhos de produtividade.












Fonte e Sítios Consultados
www.portalprudente.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog