Bastou uma pesquisa efetuada com 7.705 pessoas, onde 63
lojas do varejo foram citadas no total que aconteceu em agosto de 2014 em todas
as regiões do Brasil para confirmar que os consumidores estão cada vez mais
"infiéis" na hora das compras - essa é uma das conclusões do novo
estudo da CVA Solutions, que
pesquisou a força da marca e o valor percebido na percepção dos
consumidores.
Segundo essa pesquisa, por mais que os
clientes ainda visitem as lojas físicas de eletrônicos e eletrodomésticos,
dificilmente eles serão "fisgados", no fim, eles acabarão comprando
pela internet depois de pesquisar o menor preço. Esse fenômeno é chamado
de “show
rooming” e já foi utilizado por 76% dos consumidores. Ou seja, o
consumidor visita uma loja física, conhece o produto, mas antes de comprar
pesquisa preços na internet.
Esse
comportamento influencia na percepção das marcas pelos compradores.
A líder
da Força de Marca é a Lojas
Americanas, seguida pelas Casas
Bahia. Nesse quesito, se beneficiam as empresas maiores, com mais presença
no Brasil.
Em Valor
Percebido a liderança é das Lojas Cem, seguida por Big
e Pernambucanas. Aqui as empresas
menores entram com mais força na competição, já que podem ser mais regionais,
mas apresentam boa relação custo-benefício.
Os Desafios
Para o sócio-diretor da CVA Solutions, o varejo precisa
investir em tratamento diferenciado para evitar a infidelidade dos clientes.
Ele conta uma história para inspirar as marcas brasileiras:
"Recentemente,
visitei a loja da Apple em Nova York e lá fui atendido por somente
uma pessoa, da abordagem inicial ao pagamento final. O mesmo vendedor me
explicou sobre os produtos, me convenceu a comprar, foi até o estoque pegar o
produto, passou o cartão de crédito no caixa e ainda me entregou a sacola",
contou o Sócio-diretor da CVA Solutions .
Isso irá fisgar o consumidor. Há
uma atenção especial. Quando há varias pessoas nesse processo - uma pra
abordar, outra pra buscar a caixa, outra para fazer o pagamento etc. - o
cliente pode fugir. Usa do velho 'vou dar uma olhada em outros lugares e
qualquer coisa eu volto'. Mas ele dificilmente voltará. Já para o
fenômeno crescente e inevitável das compras online, seria interessante manter-se o básico: que as lojas
melhorem os seus sites, deixando-os mais claros e com os dados técnicos dos
produtos bem escritos, para facilitar a pesquisa e a comparação.
A Força da marca
Na pesquisa, essas foram às
marcas mais bem avaliadas, onde podiam ser citadas como "as melhores"
e tinham índices de atração e rejeição por parte dos compradores. A conta é a
atração menos a rejeição perante clientes e não clientes.
Essas são as 10 mais fortes:
1
|
Lojas Americanas
|
2
|
Casas
Bahia
|
3
|
Magazine
Luiza
|
4
|
Fast
Shop
|
5
|
Extra
|
6
|
Walmart
|
7
|
Ponto
Frio
|
8
|
Carrefour
|
9
|
Bemol
|
10
|
Fnac
|
Valor Percebido
O Valor Percebido é o custo-benefício percebido no
mercado.
Os 10
mais bem cotados:
1
|
Lojas Cem
|
2
|
Big
|
3
|
Pernambucanas
|
4
|
Bemol
|
5
|
Colombo
|
6
|
Casas
Bahia
|
7
|
Ricardo
Eletro
|
8
|
Eletro
Shopping
|
9
|
Fast
Shop
|
10
|
Magazine
Luiza
|
Os
preferidos online
A pesquisa levantou que 65% das pessoas já
compraram eletrônicos ou eletrodomésticos pela Internet.
Esses são
os sites mais populares:
1
|
Lojas Americanas
|
2
|
Submarino
|
3
|
Walmart
|
4
|
Extra
|
5
|
Casas
Bahia
|
6
|
Shoptime
|
7
|
Magazine
Luiza
|
8
|
Ponto
Frio
|
9
|
Ricardo
Eletro
|
10
|
Compra
Fácil
|
Fonte e Sítios Consultados
http://exame.abril.com.br
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