Saiba tudo sobre os 36 aviões caça Gripen NG que o Brasil adquiriu
A Força
Aérea Brasileira assinou no dia 24 de outubro de 2014 com a empresa sueca SAAB o contrato para aquisição de 36
aviões de caça Gripen NG, segundo o Ministério da Defesa. A primeira
aeronave deverá ser entregue em 2019, e a última, em 2024. O investimento
de aproximadamente R$ 13 bilhões envolve o treinamento de pilotos e mecânicos
brasileiros na Suécia, apoio logístico e a transferência de tecnologia para
indústrias brasileiras.
A Embraer vai assumir um papel de liderança na
fabricação local dos aviões, com a participação de outras empresas
brasileiras. "Vai ser
um salto, não apenas para a Embraer, mas para a nossa indústria em geral",
disse o brigadeiro e diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia
Aeroespacial.
Já a
empresa sueca SAAB disse que irá transferir
tecnologia e a capacidade de projetar e construir caças. O Brasil também
participará do desenvolvimento do Gripen NG e será responsável pelo
desenvolvimento da versão para dois pilotos. A encomenda brasileira envolve 28
unidades monoplaces (para um
piloto) e 8 biplaces (para dois
tripulantes).
Estas 36 aeronaves multimissão
serão utilizadas pela Força Aérea Brasileira em atividades de defesa aérea,
policiamento do espaço aéreo, ataque e reconhecimento. A primeira unidade aérea
a receber o novo modelo deverá ser o 1° Grupo de Defesa Aérea, com sede em
Anápolis (GO).
Mais sobre os caças Gripen NG
O
Gripen NG é realmente um caça
multiemprego, com alcance operacional, capacidade de carga e recurso de Guerra
Centrada em Rede (NCW) atendendo a todos os empregos definidos. A
capacidade NCW do Brasil será significativamente aprimorada, operando-se o
Gripen NG em combinação com o sistema E-99 ERIEYE da Embraer.
Suas Características
Caça Centrado em Rede
O Gripen NG é realmente um caça Centrado
em Rede. Incorpora os sistemas de links de dados multifrequenciais mais desenvolvidos e seguros do mundo, conferindo
ao piloto uma completa noção da situação ao seu redor, em todos os modos de
operação.
Superior Fusão de Dados
Tem um
sistema de missão com aviônicos
perfeitamente integrados, resultando em uma fusão total dos dados de seus
sensores e, em decorrência, em uma capacidade de combate excepcional,
garantindo o lançamento extremamente preciso de armas inteligentes.
Carlinga Digital Inteligente
Apresenta
um avançado layout 100% digital, com grandes e coloridos displays MFD (Multi-Functional Displays), controles
HOTAS (Hands-On-Throttle-And-Stick) e
capacete com visor acoplado HMD (Helmet
Mounted Display).
Alcance e Raio de Ação
Graças a
seus maiores tanques de combustível, o Gripen NG, na configuração de Patrulha
Aérea de Combate, alcança um raio de combate de 700 nm (milhas náuticas), ou seja, 1.300 km, a partir da base de operações,
com mais de 30 minutos “na estação”. Tem um alcance de traslado de 2.200
nm (4.000 km).
Enxergue Primeiro – Acerte Primeiro
Uma
garantia da alta probabilidade de vitória em qualquer engajamento é a
combinação de baixas assinaturas no espectro visual, radar e infravermelho, com
uma carlinga digital inteligente, o mais avançado radar AESA, o sensor de busca
e rastreamento no infravermelho IRST (Infra
Red Search & Track) e uma superior fusão de sensores, incluindo a
melhor integração de armas de última geração e o conjunto de guerra eletrônico.
Agilidade Excepcional
O Gripen NG é o caça mais ágil do mundo em
combate de perto. Combina um avançado layout aerodinâmico e uma configuração
canard-delta com um sistema triplex de controle de voo fly-by-wire digital.
Alta Disponibilidade Operacional
Exigências
mínimas de suporte logístico conferem um alto nível de disponibilidade operacional.
Confiabilidade
200 mil
horas de voo acumuladas, em total segurança, nas Forças Aéreas da Suécia,
República Tcheca, Hungria e África do Sul, assim como na Escola de Pilotos de
Teste do Reino Unido (ETPS).
Custo de Ciclo de Vida
O Gripen NG apresenta os menores custos
operacionais e de logística entre todos os caças atualmente em serviço.
Desenvolvimento Futuro
O Gripen
foi desenvolvido para se adaptar à evolução das ameaças e exigências
operacionais, enfrentadas pelas modernas Forças Aéreas.
Biposto
A versão
biposto retém toda a capacidade operacional da versão monoposto. O Programa do Gripen
NG conta com o apoio total do governo sueco.
Sistema de propulsão
Incorporando
a mais avançada tecnologia, o motor General Electric F414G do Gripen NG é um turbojato
modular, com pós-combustão, apresentando uma baixa razão de diluição e
eficiência no consumo de combustível. Com uma taxa de empuxo superior a 22 mil
lb (98 kN), o F414G gera 20% mais empuxo que o atual Volvo Aero RM12 do Gripen,
viabilizando velocidade de super-cruise equivalente a Mach 1.1, com armas
ar-ar.
Radar
Integrando
o único radar AESA de 2a geração do mundo, o ES 05 Raven, o Gripen NG garante
sua vantagem em termos de noção situacional. O radar ES 05 Raven,
desenvolvido pela Selex-Galileo com a Saab e a indústria brasileira, é o único
radar de combate do mercado munido de uma placa oscilante (swash plate) móvel,
permitindo cobrir ângulos de até ±100°. O novo radar traz melhorias em todos os
aspectos quando comparado com os radares existentes, a exemplo de:
- melhor rastreamento de alvo
- amplo campo visual
- flexibilidade de modos
- maior alcance de detecção
- melhores dados eletrônicos de suporte
- maior disponibilidade operacional e menores custos de ciclo de vida.Fonte e Sítios Consultados
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