Inicie uma Franquia concorrendo com os Grandes
Para quem pretende investir no seu negócio e transforma-lo em uma rede
de franquia - não precisa se assustar com o tamanho das redes que já fazem
parte do sistema.
Entre as muitas características de uma
loja franqueada, uma que merece atenção especial dos futuros franqueados é a
capacidade de crescimento do negócio, fato esse que muitas vezes é resultado da
atratividade que gera em potenciais empreendedores que buscam investir em um
negócio próprio, tanto pelo apelo e propósito da marca como pelo produto e
serviço que comercializam.
Existem redes que atualmente atuam no
mercado com até 500 unidades, às vezes até mais, isso sabendo que muitas delas
começaram muito pequenas e concorrendo com as grandes redes. Um exemplo claro
disso são as redes de idiomas mais recentes do segmento, que não se intimidaram
com as franquias já consolidadas no mercado pela sua marca e presença forte na
mente do consumidor. Essas novas redes de idiomas entraram com uma nova
abordagem, um novo método, com unidades próximas do seu público-alvo, gerando
conveniência para o consumidor e ganharam também seu espaço no mercado. Ou
seja, novo conceito, uma logística inteligente e flexível, nova linguagem e
criando interatividade com o seu público alvo.
Também é importante citar as novas franquias
de doces, elas chegaram com uma proposta de valor diferenciada, proporcionando
ao investidor condições de ter um negócio com um investimento acessível e com
uma rentabilidade atrativa e de boa remuneração para o capital investido.
Desta forma, o fato de ser um ‘novato’
no franchising
não significa dizer que é preciso passar por dificuldades na hora de concorrer
com os grandes players do mesmo segmento. Ao contrário, o mercado e o consumidor
estarão te enxergando como mais
uma opção de consumo e de experiência.
Vale sempre lembrar que todo sucesso depende
muito do quanto à empresa está estruturada para enfrentar as dificuldades e da perseverança
e flexibilidade dos seus gestores para mudar rotas e rever políticas e
estratégias de entrada no mercado. A curva de aprendizagem dessa nova rede tem
um tempo para a sua maturidade e o empresário tem de estar ciente e ter
consciência clara deste processo.
A) É preciso atenção no planejamento de bom plano de negócio e na formatação do modelo de franquias embasada tecnicamente, com as simulações financeiras da operação do franqueado e da franqueadora em bases reais e possíveis. O papel aceita tudo, e a viabilidade de um modelo de franquias vai muito além de um contrato e de manuais como ainda vemos no mercado.
B) Exigi-se que o produto ou serviço atenda a uma
necessidade do consumidor e o layout da loja, no caso de varejo, ou da unidade
prestadora de serviços - uma lavanderia, ou uma escola ou clínica de estética -
deve ser atrativo, acolhedor e passar a mensagem de segurança, qualidade e bom
atendimento, vital para qualquer operação franqueada.
C) Avaliação milimétrica e completa da cadeia de
valor e de suprimentos do negócio. Qual a condição de atender os franqueados de
forma que tenham possibilidade de gerar vendas e alcançar os resultados
projetados? Qual o nível de dependência que o futuro franqueado terá da
franqueadora? E, o quanto ela está preparada para dar o suporte necessário aos
franqueados da rede? Estas são questões que devem estar equacionadas antes da
concessão de franquias.
D) Transferência de know how, isso é muito
importante, como será feito este processo? Quem é o detentor do know how? Como passar este conhecimento
para o franqueado? Será que uma indústria que decide ir para o varejo com o
franchising detém competências internalizadas para ensinar a atuar no varejo? Será
preciso contratar profissionais com essas competências ou contar com a ajuda de
uma consultoria especializada?
E) E quem será o franqueado? Essa definição está
alinhada com as características da operação do negócio? Trata-se de mais uma
definição importante, pois autorizar a entrada de empreendedores só pelo
capital é um risco alto para os dois lados. Além de recursos financeiros, esse
investidor/empreendedor deve ter afinidade com o negócio, disponibilidade para
ficar na operação e também capital para sustentar o negócio até que atinja o
ponto de equilíbrio.
F) Existe um plano de expansão? Quais os mercados
potenciais para esse tipo de negócio, por onde iniciar a expansão e qual serão
os mercados prioritários para abrir as primeiras unidades? Um estudo dos
mercados potenciais e o planejamento para a abertura das unidades devem ser fatores
bem definidos e estruturados.
Fonte
e Sítios Consultados
http://exame.abril.com.br
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