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25 de setembro de 2014

Inicie uma Franquia concorrendo com os Grandes


Inicie uma Franquia concorrendo com os Grandes

 

Para quem pretende investir no seu negócio e transforma-lo em uma rede de franquia - não precisa se assustar com o tamanho das redes que já fazem parte do sistema.

 

Entre as muitas características de uma loja franqueada, uma que merece atenção especial dos futuros franqueados é a capacidade de crescimento do negócio, fato esse que muitas vezes é resultado da atratividade que gera em potenciais empreendedores que buscam investir em um negócio próprio, tanto pelo apelo e propósito da marca como pelo produto e serviço que comercializam.

 

Existem redes que atualmente atuam no mercado com até 500 unidades, às vezes até mais, isso sabendo que muitas delas começaram muito pequenas e concorrendo com as grandes redes. Um exemplo claro disso são as redes de idiomas mais recentes do segmento, que não se intimidaram com as franquias já consolidadas no mercado pela sua marca e presença forte na mente do consumidor. Essas novas redes de idiomas entraram com uma nova abordagem, um novo método, com unidades próximas do seu público-alvo, gerando conveniência para o consumidor e ganharam também seu espaço no mercado. Ou seja, novo conceito, uma logística inteligente e flexível, nova linguagem e criando interatividade com o seu público alvo.

 

Também é importante citar as novas franquias de doces, elas chegaram com uma proposta de valor diferenciada, proporcionando ao investidor condições de ter um negócio com um investimento acessível e com uma rentabilidade atrativa e de boa remuneração para o capital investido.

 

Desta forma, o fato de ser um ‘novato’ no franchising não significa dizer que é preciso passar por dificuldades na hora de concorrer com os grandes players do mesmo segmento. Ao contrário, o mercado e o consumidor estarão te enxergando como mais uma opção de consumo e de experiência.

 

Vale sempre lembrar que todo sucesso depende muito do quanto à empresa está estruturada para enfrentar as dificuldades e da perseverança e flexibilidade dos seus gestores para mudar rotas e rever políticas e estratégias de entrada no mercado. A curva de aprendizagem dessa nova rede tem um tempo para a sua maturidade e o empresário tem de estar ciente e ter consciência clara deste processo.

 
Existem algumas recomendações muito importantes, são elas:


A) É preciso atenção no planejamento de bom plano de negócio e na formatação do modelo de franquias embasada tecnicamente, com as simulações financeiras da operação do franqueado e da franqueadora em bases reais e possíveis. O papel aceita tudo, e a viabilidade de um modelo de franquias vai muito além de um contrato e de manuais como ainda vemos no mercado.

 

B) Exigi-se que o produto ou serviço atenda a uma necessidade do consumidor e o layout da loja, no caso de varejo, ou da unidade prestadora de serviços - uma lavanderia, ou uma escola ou clínica de estética - deve ser atrativo, acolhedor e passar a mensagem de segurança, qualidade e bom atendimento, vital para qualquer operação franqueada.

 

C) Avaliação milimétrica e completa da cadeia de valor e de suprimentos do negócio. Qual a condição de atender os franqueados de forma que tenham possibilidade de gerar vendas e alcançar os resultados projetados? Qual o nível de dependência que o futuro franqueado terá da franqueadora? E, o quanto ela está preparada para dar o suporte necessário aos franqueados da rede? Estas são questões que devem estar equacionadas antes da concessão de franquias.

 

D) Transferência de know how, isso é muito importante, como será feito este processo? Quem é o detentor do know how? Como passar este conhecimento para o franqueado? Será que uma indústria que decide ir para o varejo com o franchising detém competências internalizadas para ensinar a atuar no varejo? Será preciso contratar profissionais com essas competências ou contar com a ajuda de uma consultoria especializada?

 

E) E quem será o franqueado? Essa definição está alinhada com as características da operação do negócio? Trata-se de mais uma definição importante, pois autorizar a entrada de empreendedores só pelo capital é um risco alto para os dois lados. Além de recursos financeiros, esse investidor/empreendedor deve ter afinidade com o negócio, disponibilidade para ficar na operação e também capital para sustentar o negócio até que atinja o ponto de equilíbrio.

 

F) Existe um plano de expansão? Quais os mercados potenciais para esse tipo de negócio, por onde iniciar a expansão e qual serão os mercados prioritários para abrir as primeiras unidades? Um estudo dos mercados potenciais e o planejamento para a abertura das unidades devem ser fatores bem definidos e estruturados.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://exame.abril.com.br

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