Seja por querer e mesmo sem querer, todos nós
sofremos com o excesso de informação. E basta um clique, e já teremos aquele
oceano de ideias explodindo em nossos olhos a nossa disposição, muitos dos
quais não são realmente úteis para nós. Se parássemos para pensar, iríamos nos
dar conta que num passado recente a informação era escassa, já hoje em dia, é o
nosso tempo que passa por esta situação. Por isso, é preciso valorizar o nosso tempo
de leitura.
Tratando deste assunto, é comum verificarmos erros
na produção dos conteúdos de vários veículos de informação, sites, blogs e até
mesmo dentro das corporações. Talvez alguns erros aconteçam pelo
desconhecimento do público, o que leva os leitores a perder rapidamente o
interesse pelo assunto em questão. Por isso, listamos alguns erros e soluções:
Exagerar
na complexidade
É comum pensar que complexidade é sinônimo de
sofisticação e inteligência, quando na verdade é justamente o contrário. Se
você quer ser sofisticado e valorizar o tempo do leitor, experimente usar
metáforas para ilustrar ideias abstratas ou histórias para explicar conceitos
mais complicados. O grande segredo é simplificar a sua mensagem – mas só o
suficiente para que os seus leitores entendam o conteúdo com um tempo menor de
leitura.
Ser
autocomplacente
Sempre a sinceridade: dependendo do seu nicho, é
provável que os leitores não estejam tão interessados assim em você, nas suas
histórias ou na sua vida. A função principal é inspirar e principalmente ajudar
os leitores a obter algum conhecimento. Isso não significa que você não deve
falar das suas experiências; pelo contrário, elas podem ajudar o leitor a se
identificar com você e/ou o seu negócio e agregar valor e personalidade ao
conteúdo. Mas é preciso ter cuidado para não exagerar. Então, da próxima vez
que você pensar em contar algo sobre sua vida, pergunte a si mesmo: O que o
leitor poderá tirar de bom dessa história? Como ela pode ajudá-lo? Se a
resposta não for boa o suficiente, é melhor pensar em algo diferente para
dizer.
Focar no
tamanho do texto
Sabe aquelas pessoas que passam o tempo todo
parando para contar o número de palavras ou de caracteres? Para muitas pessoas,
conteúdo longo nem sempre é sinônimo de qualidade. Mais do que a quantidade de
palavras, você precisa se preocupar com o que você quer comunicar. Imagine que
você produziu um conteúdo que, para os seus padrões, é curto. Mas você
conseguiu transmitir com clareza a sua mensagem? Se a resposta for positiva,
não há necessidade de fazer o leitor perder tempo lendo algo que foi escrito só
para aumentar o tamanho do texto. Isso me fez relembrar os tempos da
Universidade, alguns colegas repetiam de sete a oito vezes a palavra individuo
nas respostas das avaliações da disciplina de Sociologia.
Fazer
encerramentos fracos
Um erro facilmente cometido. Imagine que você
investiu muito tempo e pesquisa em um conteúdo. No final, você faz rapidamente
uma conclusão, e está tudo acabado, certo?
Entretanto, uma conclusão sem graça é suficiente
para fazer todo o seu trabalho ir por água abaixo e deixar os leitores com uma
péssima impressão. Não desaponte seu público com uma conclusão fraca; o
entusiasmo precisa estar em todo o texto, inclusive no final. Uma boa maneira
de fazer isso é começar escrevendo a conclusão ou escrevê-la certo tempo depois
de fazer o conteúdo.
Não saber
para quem está escrevendo
Quando não sabemos exatamente para quem estamos
escrevendo, escreve-se para todo mundo, e os conteúdos correm o risco de
ficarem muito genéricos. E, nesse caso, acabaremos não falando para ninguém. Se
você está passando por essa dificuldade, existem dois exercícios que podem
ajudar. O primeiro – e mais importante – é definir a sua linha editorial.
Assim, você delimita com mais clareza sobre o que e com quem vai falar.
O outro é imaginar que você está conversando com
uma única pessoa. Isso ajudará a fazer com que o seu conteúdo fique mais
pessoal e agrade mais ao leitor.
Não se
importar mais com o assunto
Você não precisa estar apaixonado (mas,
pelo menos muito interessado) pelo assunto sobre o qual vai falar. Se você parar
de se importar, o que impedirá os leitores de fazer o mesmo? Conteúdos
entediantes farão com que os leitores não tenham vontade de ler. Se, por outro
lado, você deixa transparecer o seu entusiasmo, todos ficarão ainda mais
interessados no assunto. Mas como fazer isso se você mesmo está se sentindo
entediado?
Bom, essas dicas podem ajudar:
Bom, essas dicas podem ajudar:
- conversar com os
clientes e descobrir como você pode ajudá-los.
- encontrar um bom
vendedor e perguntar como ele venderia suas ideias.
- procurar um
expert e aprender detalhes mais interessantes.
- explorar outros
tópicos que possam ser relacionados ao seu.
- desafiar-se a
escrever o melhor conteúdo de todos.
Lembre-se de escrever quando estiver entusiasmado,
só assim o assunto será interessante para o seu público.
Não
mostrar sua personalidade
É possível que centenas ou até mesmo milhares de
pessoas façam conteúdos sobre o mesmo assunto que você. Então, como se destacar
nesse cenário? Por mais que as suas dicas sejam úteis, se você não
compartilhá-las deixando sua personalidade transparecer, o seu conteúdo corre o
sério risco de parecer idêntico ao dos outros.
Existem
algumas maneiras simples de fazer isso:
faça novas
abordagens.
apresente argumentos
que sugerem uma abordagem diferente daquela que todos acreditam ser a correta.
compartilhe
experiências pessoais.
mostre o seu
senso de humor.
revele um pouco
de quem você é para que o público se identifique com você.
Recapitulando
No final das contas, tudo é uma questão de
equilíbrio. Não basta apenas saber quem é o público-alvo ou como deixar o
conteúdo melhor. É preciso analisar o cenário completo para entregar um
conteúdo objetivo, bem escrito, que revele um pouco da sua personalidade. E por
fim, o mais importante nos conteúdos novos são as informações úteis e
relevantes para o público-alvo. Assim, qualquer problema será superado
naturalmente, e os leitores ficarão não apenas agradecidos, mas também ansiosos
pelo próximo conteúdo.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.ignicaodigital.com.br
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