Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

19 de setembro de 2014

Armadilhas que muitos chefes caem, veja como fugir delas


As Armadilhas que muitos chefes caem, veja como fugir delas.

Um dos erros clássicos que muitos chefes cometem é o de competir com a própria equipe, esse é um erro mortal. Mas muitos chefes ainda insistem em manter o "olhar voltado para o próprio umbigo".

Armadilha: deixar de delegar limita a ascensão profissional de um gestor

É normal, junto com a promoção para um cargo de gestão vem à insegurança a respeito das novas atividades demandadas pela posição.

          “Por não saber o que deve ser feito, são frequentes os casos de pessoas que, para se sentirem seguras, apostam naquilo que já sabem executar”, dizem os coaches.

Assim, está montado o cenário que leva muitos profissionais a reclamarem dos seus chefes: em vez de ensinar, desenvolver e delegar, eles competem com a sua equipe fazendo o mesmo trabalho dela.

“Um erro mortal para um chefe é achar que só existe um jeito certo de fazer uma tarefa: o dele”, dizem os coaches.

Ao deixar de delegar, o recém-chefe criará uma limitação para o próprio crescimento. Mesmo assim, existem gestores que insistem em “manter o olhar no próprio umbigo”.

Acompanhe alguns conselhos dos especialistas para não cair nesta armadilha:

A)   Compreenda quais são as novas habilidades exigidas. “Na medida em que a pessoa cresce na carreira ela vai deixando de ser operacional e assumindo atividades estratégicas”. Ser um líder é entender que os resultados são alcançados por meio da equipe.

B) –  “Delegar tarefas é uma das maneiras de desenvolver pessoas”. Saber qual o talento de cada um é o primeiro passo para decidir quem faz o quê.

C)  O propósito das atividades quem deve dar é o chefe. “É dele a visão do todo”. Sempre deixar bem claro o que é esperado de cada uma das pessoas da equipe.

D)   Passou uma tarefa? Faça o alinhamento. “Peça para o seu subordinado repetir o que entendeu que precisa fazer”. Há quem pule essa parte e o risco envolve retrabalho, perdas e frustrações.

E) – Combine e compartilhe como será o monitoramento das atividades. Isso inclui a frequência da verificação do andamento do projeto. Perguntar a toda hora se a tarefa foi feita é chato e estressante para o subordinado.

F) – Sempre oferecer apoio em caso de dúvida, isso dá segurança à equipe.

G) – Reconhecer o esforço e o mérito das pessoas envolvidas é essencial. Mas, para isso, é preciso saber o que significa ser reconhecido para cada um dos subordinados, segundo os coaches. 

 

Fonte e Sítios Consultados

http://exame.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog