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28 de julho de 2014

Venda sua ideia de negócio em 5 minutos





Você conhece o termo Pitch? Ele ainda não é muito conhecido pela maioria das pessoas, principalmente por aquelas que não estão imersas no mundo do empreendedorismo. Resumindo: o pitch é uma apresentação objetiva, de três a cinco minutos, em que o empreendedor apresenta o seu modelo de negócio na busca por investidores, clientes ou parceiros estratégicos. Os especialistas em empreendedorismo dizem que o empreendedor precisa ter isso sempre na ponta da língua para vender a sua ideia em qualquer ocasião.

Segundo o autor de The Art of the Start, Guy Kawasaki, no seu livro tem um capítulo inteiro dedicado a essa técnica, algo como, uma forma breve de garantir um primeiro contato marcante. O Pitch é algo sobre entender o que o seu cliente, nesse caso o investidor, está mais interessado em saber, e assim, poder desenvolver um diálogo que permita que o empreendedor se conecte com a cabeça e o coração do possível investidor.





É 'sempre' importante saber o que o investidor está mais interessado em saber e isso contece em razão de saber que sempre teremos pouco tempo - e acredite, na maioria das vezes cinco minutos é uma eternidade. Por isso é preciso desenvolver a apresentação em cinco principais tópicos:


  1. Comece pela oportunidade
    Devemos começar indicando qual é a oportunidade que foi percebida no mercado que pretendemos atuar. O importante aqui é que fique claro para os possíveis investidores que, de fato, existe uma oportunidade a ser explorada. E de preferência amparada por dados de mercado!
  2. Fale sobre o mercado em que pretende atuar
    Ao apresentarmos a oportunidade de mercado percebida é importante deixarmos bem claro o mercado no qual pretendemos atuar, se isso ainda não estiver claro, dificilmente teremos êxito! Aqui também são importantes alguns dados que validem um mercado potencial a ser explorado.
  3. Mostre qual é a sua solução
    Esse é o momento chave do pitch, o momento da conquista! Após apresentar uma oportunidade de mercado percebida, é o momento de apresentar a solução que foi desenvolvida para atender a necessidade desta oportunidade. Se for possível inserir amostras ou protótipos, melhor!
  4. Liste os seus diferenciais
    O mais importante aqui é ser capaz de destacar uma possível diferenciação competitiva ou fator de inovação nesta proposta de negócio. Estaremos agora demonstrando como a empresa irá resolver um determinado problema, e o melhor dos mundos é que essa solução seja inovadora e que tenha de fato uma diferenciação competitiva em relação aos concorrentes que já atuam neste mercado!
  5. Faça uma proposta para o investidor
    Chegou à hora de apresentar qual é o estágio do negócio, qual o valor do investimento que estamos buscando, como e onde ele será utilizado. Se já tivermos um estudo financeiro, melhor. Devemos deixar bem claro para o investidor a necessidade do investimento: se é para expandir a atuação no mercado, investir em divulgação e distribuição, contratação de uma equipe comercial, etc.


É claro que ao apresentar um pitch, o investidor estará nos analisando como empreendedor. Portanto, tão importante quanto apresentar claramente a empresa devemos conseguir demonstrar conhecimento do mercado e do setor que pretendemos atuar e também da nossa capacidade de execução.




Para finalizar, é importante lembrar que não existe uma fórmula pronta, uma vez que cada investidor tem um interesse distinto (mesmo sabendo que a grande maioria deles está interessada somente no retorno financeiro), assim, o ideal é que adaptemos a nossa apresentação dependendo do perfil dos nossos ouvintes e de acordo com objetivos de cada um deles.

Isso nos remete aos tempos do colégio ou da Universidade, quando testávamos as nossas apresentações por várias vezes antes de executa-las para valer: no espelho, com as namoradas ou com os amigos. O importante aqui é o domínio do tema e da proposta a ser apresentada e, claro, a sua autoconfiança.


Fonte e Sítios Consultados

http://exame.abril.com.br/

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