Você conhece o termo Pitch? Ele ainda não é muito conhecido
pela maioria das pessoas, principalmente por aquelas que não estão imersas no
mundo do empreendedorismo. Resumindo: o pitch
é uma apresentação objetiva, de três a cinco minutos, em que o empreendedor
apresenta o seu modelo de negócio na busca por investidores, clientes ou
parceiros estratégicos. Os especialistas em empreendedorismo dizem que o
empreendedor precisa ter isso sempre na ponta da língua para vender a sua ideia
em qualquer ocasião.
Segundo o autor de The Art of the Start, Guy Kawasaki, no seu livro tem um capítulo inteiro dedicado a essa técnica, algo
como, uma forma breve de garantir um primeiro contato marcante. O Pitch
é algo sobre entender o que o seu cliente, nesse caso o investidor, está mais
interessado em saber, e assim, poder desenvolver um diálogo que permita que o
empreendedor se conecte com a cabeça e o coração do possível investidor.
É 'sempre' importante saber o que o investidor está mais interessado em
saber e isso contece em razão de saber que sempre teremos pouco tempo - e acredite, na maioria das vezes
cinco minutos é uma eternidade. Por isso é preciso desenvolver a apresentação
em cinco principais tópicos:
- Comece pela oportunidadeDevemos começar indicando qual é a oportunidade que foi percebida no mercado que pretendemos atuar. O importante aqui é que fique claro para os possíveis investidores que, de fato, existe uma oportunidade a ser explorada. E de preferência amparada por dados de mercado!
- Fale sobre o mercado em que pretende atuarAo apresentarmos a oportunidade de mercado percebida é importante deixarmos bem claro o mercado no qual pretendemos atuar, se isso ainda não estiver claro, dificilmente teremos êxito! Aqui também são importantes alguns dados que validem um mercado potencial a ser explorado.
- Mostre qual é a sua soluçãoEsse é o momento chave do pitch, o momento da conquista! Após apresentar uma oportunidade de mercado percebida, é o momento de apresentar a solução que foi desenvolvida para atender a necessidade desta oportunidade. Se for possível inserir amostras ou protótipos, melhor!
- Liste os seus diferenciaisO mais importante aqui é ser capaz de destacar uma possível diferenciação competitiva ou fator de inovação nesta proposta de negócio. Estaremos agora demonstrando como a empresa irá resolver um determinado problema, e o melhor dos mundos é que essa solução seja inovadora e que tenha de fato uma diferenciação competitiva em relação aos concorrentes que já atuam neste mercado!
- Faça uma proposta para o investidorChegou à hora de apresentar qual é o estágio do negócio, qual o valor do investimento que estamos buscando, como e onde ele será utilizado. Se já tivermos um estudo financeiro, melhor. Devemos deixar bem claro para o investidor a necessidade do investimento: se é para expandir a atuação no mercado, investir em divulgação e distribuição, contratação de uma equipe comercial, etc.
É claro que ao apresentar um pitch, o investidor estará
nos analisando como empreendedor. Portanto, tão importante quanto apresentar
claramente a empresa devemos conseguir demonstrar conhecimento do mercado e do setor
que pretendemos atuar e também da nossa capacidade de execução.
Para finalizar, é importante lembrar que não existe
uma fórmula pronta, uma vez que cada investidor tem um interesse distinto (mesmo sabendo que a grande maioria
deles está interessada somente no retorno financeiro), assim, o ideal é que adaptemos a nossa apresentação dependendo do
perfil dos nossos ouvintes e de acordo com objetivos de cada um deles.
Isso nos remete aos tempos do colégio ou da
Universidade, quando testávamos as nossas apresentações por várias vezes antes
de executa-las para valer: no espelho, com as namoradas ou com os amigos. O
importante aqui é o domínio do tema e da proposta a ser apresentada e, claro, a
sua autoconfiança.
Fonte e Sítios Consultados
http://exame.abril.com.br/
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