É errando que se aprende, será que
isso é verdade? Afinal, desde a infância (quando os pais ainda contavam histórias para os seus filhos) muitos dos nossos pais chegaram a ouvir ‘os pais deles’ contando aquela estória dos três porquinhos e com isso
era possível embarcar um pouco no comportamento empreendedor, mesmo que em uma
fase bem infantil. Hoje em dia, já somos adultos, mas ainda assim continuamos a
conviver com histórias semelhantes – como a recente dos 7 x 1 dos porquinhos alemães ou a história de fracasso um
empresário brasileiro, Eike Batista,
quando ele dizia que seria - num futuro bem
próximo - o homem mais rico do mundo e nos sabemos que isso não aconteceu - inclusive, foi um dos maiores fracassos já vistos por aqui. E atualmente, estamos convivendo com
a história do fracasso na Política Brasileira - a história do ex-presidente
do Brasil, Lula - que num passado recente foi chamado de O Cara pelo Presidente dos EUA, Barack Obama. Isso significa dizer que o fracasso sempre estará por perto tentando
nos atingir - e é a partir de como cada um de nós irá lidar com
ele - que talvez seja possível aprender algo.
- Vamos pensar um pouco -
Quem já escreveu um currículo só com os
fracassos vivenciados? Ainda não? Pois é, ninguém pensa nisso, ninguém nunca
ouviu isso quando estava sentado naquela cadeira da escola e nem na hora de
planejar o próprio futuro profissional.
Mas, acreditem celebrar os nossos fracassos pode aumentar e muito as
nossas chances de conseguir um novo emprego ou construir um negócio de sucesso.
Afinal, em algum momento da nossa vida
profissional teremos que tocar nesse assunto. Em uma entrevista profissional,
por exemplo, iremos ser questionados a respeito dos nossos fracassos. Isso
não é para que sejamos humilhados, mas para que mostremos o que foi aprendido a
partir destes acontecimentos negativos em nossa trajetória profissional. E é
bom que isso aconteça, porque se temos a pretensão de abrir algum negócio é
imprescindível saber que o fracasso é algo que estará sempre presente em nossa
trajetória por todo o sempre. Só que alguns sabem lidar com isto, e a maioria
dos outros, não.
Quem
nunca ouviu a história existente por trás do sucesso da invenção da Luz? Sabe-se
que Thomas Edison costumava dizer que nunca havia fracassado na vida. Eu
só encontrei 10 mil alternativas que não funcionaram – dizia. Ele era
tão obcecado em criar, testar, descartar ou produzir uma invenção que costumava
dormir no seu laboratório. Com isto, fundou a GE, uma empresa que
atualmente fatura mais de US$ 150 bilhões e com certeza iria provocar vários
problemas na Terra se deixasse de existir.
Muitos
estão a dizer, os tempos eram outros, mas, como hoje, amanhã já será um novo
tempo, então o passado é passado e... Pois é, eles não perdem por esperar, mas,
continuando a falar do Thomas Edison, ele tinha um grande
amigo que também era muito bom em fracassos. A primeira empresa desse amigo foi
a Detroit
Automobile Company, que faliu
depois de três anos de aberta. Não contente com isso, ele colocou o seu nome na
próxima empresa que se chamou Henry Ford Company. E não é que esta veio a fracassar mais rapidamente,
ela só precisou de dois anos para fechar as suas portas.
E nesta
hora é que entra aquele velho provérbio japonês: se cair duas vezes levante três. E foi
assim, no ano seguinte aconteceu à fundação da Ford Motor Company. Para
quem acredita que o resto pertence à história, lembre-se que foi o modelo T que fez de Ford uma lenda. Mas o
modelo T não foi seu primeiro modelo. Se o T não foi o primeiro, qual letra poderíamos imaginar
que o Sr. Ford teria escolhido para ser o seu primeiro veículo nesta fase? Acredite,
o seu primeiro modelo foi o A, Henry
Ford vendeu 1.750 carros. No
modelo seguinte, o B, foram 500
unidades vendidas. Incansável Ford lançou o Ford C e vendeu 800
veículos. E o alfabeto continuou a evoluir, desde 1903 com o modelo A até o ano de 1908, com o lançamento do Ford T, que se tornou lendário com seus 15 milhões de unidades produzidas. O Fracasso era somente uma oportunidade para começar
novamente de forma mais inteligente –
acreditava Henry Ford.
Algum
tempo depois, quando Thomas Edison e Henry
Ford já estavam consolidados como exemplos de empreendedores de sucesso,
outro empreendedor também passou a celebrar os seus fracassos. Logo depois de assumir
o comando da empresa que viria a se transformar na IBM, Thomas Watson espalhou diversos cartazes pela
empresa. Um deles dizia: Perdoamos
fracassos que tragam aprendizados. Depois de também se tornar um empreendedor de
sucesso ele foi questionado como conseguiu tal proeza, Watson explicou: Isto é muito simples,
mesmo. Dobre a sua taxa de fracasso. Você pode imaginar que o fracasso é o
inimigo do sucesso. Mas não é. Você pode ficar desencorajado pelo
fracasso ou você pode aprender com ele.
E foi desde
então que celebrar fracassos se tornou um dos pilares de sustentação dos
melhores empreendedores e executivos. Lembre-se do lema de David
Kelley, fundador da Ideo, a atual referência mundial em inovação: Fracasse mais para ter sucesso logo!
Fracassado é o tipo de pessoa que não consegue aprender com seus próprios
erros.
Por isso,
vamos aprender com os nossos erros, ou você acha que este blog existe à toa?
Fonte e Sítios Consultados
http://blogs.pme.estadao.com.br
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