Os administradores precisam entender o papel dos
diversos tipos de Sistemas de Informação existentes nas empresas afinal, eles são necessários para apoiar as tomadas de decisões e as atividades de
trabalho existentes nos diversos níveis e funções organizacionais, sejam elas desktop ou via web. Estes sistemas provocaram mudanças organizacionais e
administrativas o que acabou trazendo desafios para administração, como a integração
de obter vantagens com sistemas que integrem diversos níveis e funções organizacionais possibilitando a troca
de informações entre diversos setores, este é o principal desafio, pois é o
administrador que identifica quais setores precisam estar interligados.
O outro desafio é ter uma visão ampla, alguns ainda
pensam que a filosofia da administração ficou estagnada, quando os administradores
eram treinados para gerenciar somente a linha de produto e não a organização
inteira. Pois é, isso é coisa do passado, um bom administrador tem que ter
visão total da empresa.
Todos sabem que dentro de uma mesma empresa existem
diferentes interesses, especialidades e níveis, e é por esta razão que se faz
necessário diversos tipos de sistemas, pois nenhum sistema individual é capaz
de atender todas as necessidades de uma empresa.
São 4 tipos principais de sistemas que
atendem os diversos níveis organizacionais:
- Sistemas
do nível operacional, que dão suporte a gerentes operacionais em transações
como vendas, contas, depósitos, fluxo de matéria prima etc.
- Sistemas
do nível de conhecimento que envolve as estações de trabalho e automação de
escritório a fim de controlar o fluxo de documentos.
- Sistemas
do Nível Gerencial que atendem as atividades de monitoração, controle,
tomadas de decisões e procedimentos administrativos dos gerentes médios.
- Sistemas
de nível estratégico que ajudam a gerencia sênior a enfrentar questões e
tendências, tanto no ambiente externo como interno a empresa. Além das
características dos sistemas por níveis empresariais, eles também atendem
diversas áreas funcionais, como vendas, marketing, fabricação, finanças,
contabilidade e recursos humanos.
Sistemas de Informação para cada nível
organizacional
Os Sistemas
de Processamento de Transações (SPTs) são sistemas integrados que atendem o
nível operacional, são computadorizados, realizando transações rotineiras como
folha de pagamento, pedidos etc., Onde os recursos são predefinidos e estruturados,
è através deles que os gerentes monitoram operações internas e externas a
empresa, são críticos, pois se deixarem de funcionar podem causar danos a
outras empresas
a e a própria. Atendem 5 categorias funcionais: vendas/marketing,
fabricação/produção, finanças/contabilidade e recursos humanos.
Sistemas de Trabalhadores de Conhecimento (STCs) e
Sistemas de automação de escritório
Eles atendem as necessidades do nível de
conhecimento envolvendo trabalhadores de conhecimento, pessoas com formação
universitária como engenheiros e cientistas e trabalhadores de dados que
possuem educação inferior como secretárias, contadores, arquivistas etc. Se
diferenciam, pois trabalhadores de conhecimento criam informações e
trabalhadores de dados manipulam , usam informações prontas, a produtividade
destes é aumentada com o uso dos Sistemas de automação de escritório que
coordenam e comunicam diversas unidades, trabalhadores, e fontes externas como
clientes e fornecedores. Eles manipulam e gerenciam documentos, programação e
comunicação, envolvendo além de textos, gráficos etc., hoje publicados
digitalmente em forma de sites para facilitar o acesso e distribuição de
informações.
Os Sistemas de Informação Gerenciais (SIG)
Eles são o estudo dos sistemas de informação nas
empresas e na administração, dão suporte ao nível gerencial através de
relatórios, processos correntes, histórico através de acessos on-line,
orientados a eventos internos, apoiando o planejamento controle e decisão,
dependem dos SPTs para aquisição de dados, resumindo e apresentando operações e
dados básicos periodicamente.
Os Sistemas de Apoio a Decisão (SAD)
Estes atendem também o nível de gerencia ajudando a
tomar decisões não usuais com rapidez e antecedência a fim de solucionar
problemas não predefinidos, usam informações internas obtidas dos SPT e SIG e
também externas como preços de produtos concorrentes etc. Têm maior poder analítico
que os outros sistemas, construídos em diversos modelos para analisar e
armazenar dados, tomar decisões diárias, por isso possuem uma interface de
fácil acesso e atendimento ao usuário, são interativos, podendo-se alterar e
incluir dados através de menus que facilitam a entrada deles e obtenção de
informações processadas.
Os Sistemas de Apoio ao Executivo (SAEs)
Os SAEs atendem o nível gerencial, os gerentes seniores
que tem pouco ou nenhuma experiência com computadores, servem para tomar
decisões não rotineiras que exigem bom senso avaliação e percepção. Criam um
ambiente generalizado de computação e comunicação em vez de aplicações fixas e
capacidades específicas. Projetados para incorporar dados externos como leis e
novos concorrentes, também adquirem informações dos SIG e SAD a fim de obter
informações resumidas e úteis aos executivos. , não só sob forma de textos, mas
também gráficos projetados para solucionar problemas específicos que se alteram
seguidamente, através de modelos menos analíticos. Ele é formado por estações
de trabalho, menus gráficos, dados históricos e de concorrentes, bancos de
dados externos, e possuem fácil comunicação e interface.
Os Sistemas de Informação se relacionam um com
outros a fim de atender os diversos níveis e organizacionais, sendo os SPT a
fonte de dados mais importante para os outros sistemas, os SAEs são os
recebedores de dados de sistemas de níveis inferiores, os outros trocam dados
entre si. Também atendem diferentes áreas funcionais, por isso é importante e vantajoso
a integração entre eles para há informação chegar a diferentes partes da
organização, mas isto tem alto custo, é demorado e complexo por isso cada
organização deve ligar os setores que acha necessário para atender suas
necessidades.
Quanto à função organizacional, os SI se dividem em Sistemas de Venda e
Marketing, responsável pela venda do produto ou serviço. O Marketing procura
identificar o que os clientes querem consumir e também os melhores clientes,
criando e mostrando novos produtos ou serviços através de propagandas e
promoções, já as Vendas contatam os clientes, oferecem os produtos e serviços
fecham pedidos, acompanham o comércio. No nível estratégico eles monitoram e apoiam
novos produtos e oportunidades e identificam o desempenho dos concorrentes.
No nível de Gerencia dão suporte a pesquisas de
mercado campanhas promocionais e determinação e preços, analisando o desempenho
do pessoal de vendas, No nível de conhecimento apoiam estações de trabalho
analisando marketing e no Operacional dão suporte ao atendimento e localização
de clientes. Sistemas de Informação de Fabricação e Produção, responsável pela
produção de bens e serviços tratam do planejamento, desenvolvimento, manutenção
e estabelecimento de metas de produção aquisição e armazenagem de equipamentos,
matérias primas para fabricar produtos acabados.
No Nível Estratégico ajudam a localizar novas
fabricas e investir em novas de tecnologias de fabricação, no Nível de Gerencia
eles analisam e monitoram os custos, recursos de fabricação e produção no de
Conhecimento criam e distribuem conhecimentos especializados orientando o
processo de produção e no Operacional monitoram e controlam a produção. Um
exemplo simples deste tipo de sistema s é o controle de estoque com emissão de
relatórios.
Sistemas de Informação Financeira e Contábil
São os responsáveis pela administração de ativos
financeiros visando o retorno do investimento. A função Finanças se encarrega
de identificar novos ativos financeiros (ações títulos e dividas) através de
informações externas. Já a função Contabilidade é responsável pela manutenção e
gerenciamento de registros financeiros (recibos folha de pagamento etc.) para
prestar contas aos seus recursos. Estes sistemas compartilham problemas,
acompanhando o que possuem com o que necessitam.
No nível Estratégico estabelecem metas de
investimento prevendo desempenho financeiro, no nível de Gerencia ajudam
gerentes a supervisionar e controlar recursos financeiros, no de Conhecimento
fornecem ferramentas analíticas como estações de trabalho para aumentar o
retorno sobre investimento, e no Operacional monitoram o fluxo de recursos
realizados pelas transações como cheques, pagamentos a fornecedores, relatórios
e recibos.
Sistemas de Recursos Humanos
Estes são os responsáveis por atrair, aperfeiçoar e
manter a força de trabalho da empresa, eles ajudam a identificar funcionários
potenciais e selecionar novos, desenvolver talentos e potencialidades. No nível
estratégico identificam habilidades, escolaridade tipos de cargo atendem os planos
de negocio.
No nível de
Gerência monitoram o recrutamento, alocação e remuneração de funcionários, no
de Conhecimento descrevem funções relacionadas ao treinamento, elaboração de
planos de carreira e relacionamentos hierárquicos entre funcionários e no
Operacional registram o recrutamento e colocação de funcionários da empresa.
Eles armazenam dados básicos de funcionários como nome endereço, telefone,
escolaridade função salário etc. são elaborados para armazenar dados que
atendam exigências dos governos federais e estaduais relacionadas a contratação
de funcionários conforme as leis trabalhistas.
Além de SIs
para coordenar atividades e decisões da empresa e por setores a través dos
Sistemas Integrados e Processos de Negócios automatizando o fluxo de informações,
também necessitam de Sistemas de Informação para gerenciamento de relações com
clientes (CRM) e da cadeia de suprimento (SCM) para coordenar processos que
abrangem diferentes funções empresariais, inclusive compartilhadas com clientes
e outros parceiros da cadeia de suprimento.
Os Processos de negocio são a maneira como o
trabalho é organizado, planejado e focado para produzir um produto ou serviço
de valor. Pode se dizer que são um conjunto de atividades, fluxos de trabalho,
materiais, informações e conhecimentos, mas por outro lado referem-se à maneira
da gerencia coordenar o trabalho. Embora cada função empresarial tenha seus
processos de negocio, eles podem ser ‘Transfuncionais’, já que
ligam fronteiras entre as principais áreas funcionais e agrupam funcionários de
diferentes especialidades para completar as tarefas. Reprojetar um processo de
negocio exige analise e planejamento para evitar que o sistema faça o que a
organização não precisa.
Os processos de relacionamento entre clientes e
fornecedores são repensados de forma estratégica, pois com as empresas
digitais, o comercio eletrônico e a competição global acabaram criando perfis
cada vez mais exigentes e se a organização não conseguir atende-los... Por isso
os clientes não são mais tratados como simples fontes de receita, mas como
ativos que precisam ser preservados, tentar conquistar novos clientes é muito
importante. Através do Gerenciamento das relações com o cliente CRM
que envolve administração e tecnologia
usando SIs para coordenar os processos de negocio e interações da
empresa com clientes, vendas marketing e serviços.
O Gerenciamento da cadeia de suprimento (SCE)
É a ligação e coordenação das atividades de compra
fabricação e movimentação de um produto para entregá-lo mais rapidamente ao
consumidor com baixo custo. A cadeia de suprimento são processos de negócios
para selecionar matérias primas e transforma-las em produtos intermediários e
acabados interligando fornecedores, indústrias, transporte, varejo, clientes,
com seleção de matéria prima, controle de estoque, entregas, ou seja, fornecer
serviços desde a fonte até o consumidor. Este também inclui a Logística Reversa
que é a devolução de produtos identificando o motivo e o produto.
Enfim o motivo principal é atender a todos evitar a
falta de produtos e matérias primas para comercialização e fabricação
respectivamente, Isto quando não ocorre o Efeito Chicote a informação é
modificada a medida que passa de entidade a entidade (Fornecedor-Fabricante-Distribuidor-Varejo-Cliente), se
estes níveis compartilhassem informações teriam um melhor desempenho. Este
gerenciamento tem duas formas, ele pode ser SPC que é o planejamento da cadeia
de suprimentos habilitando a empresa a gerar previsões de demanda e desenvolver
planos de aquisição de matéria prima e fabricação para um produto, pode ser
também SCE que é a execução da cadeia de suprimentos serve para gerenciar o
fluxo de produtos por meio das centrais de distribuição e depósitos garantindo
a entrega dos produtos.
Para garantir o gerenciamento da cadeia de
suprimentos é preciso que os membros da cadeia trabalhem em conjunto para
atingir a mesma meta e coordenar melhor os processos de negocio, para isso as
empresas estão recorrendo ao Processo Colaborativo que é o uso de tecnologias
digitais como Internet, Intranet e Extranet para capacitar as organizações a
desenvolver, montar e gerenciar os produtos durante seu ciclo de vida. Muitas
empresas hoje são donas e responsáveis por sua própria rede o que diminui
custos e facilita o compartilhamento de informações é claro tendo algumas
restrições de acesso. Utilizam as redes chamadas setoriais privadas para
coordenar pedidos e outras atividades com fornecedores, distribuidores,
empresas parceiras e até mesmo alguns clientes.
O uso de diversos SIs não integrados em uma
organização pode dificultar o acesso e compreensão de informações por parte da
gerencia e outros níveis organizacionais ou até mesmo apresentar a informação
de forma errada e incompreensível causando grandes danos, por isso muitas
empresas estão montando ERPs Sistemas de Informação de
planejamento empresarial que modelam e automatizam os processos de negócio
atendendo todos os níveis da empresa, coletando e armazenando em um único
arquivo os principais dados dos processos de negocio podendo ser acessados por
todos os setores da empresa, proporcionando aos gerentes informações precisas
para coordenar informações diárias da empresa com ampla visão dos processos de
negocio e fluxo de informações.
Os Sistemas Integrados geram benefícios, promovem
alterações em 4 dimensões da empresa: estrutura, processo de gerenciamento,
plataforma de tecnologia e capacidade. Usados para apoiar estruturas
organizacionais e criar uma nova cultura organizacional. As informações são
estruturadas ao redor de processos de negocio transfuncionais
aperfeiçoando os relatórios gerenciais e tomada de decisões. Eles também
oferecem a empresa uma plataforma de tecnologia de SI única contendo dados de
todos os processos de negocio. Aumentam a capacidade das empresas em interagir
com todos os níveis da cadeia de suprimento ainda mais se usarem os mesmos
softwares para integração, pois assim trocarão dados sem intervenção manual.
Mas sempre que existirem os benefícios também
encontraremos os desafios para serem superados, os SI integrados são
difíceis de montar e exigem grandes investimentos em tecnologia, softwares
complexos, hardware e meios de armazenamento potentes, e mudanças nos processos
de negócios e atividades. As empresas que não aceitarem ou não possuem
condições para acompanhar as mudanças não conseguirão integrar processos
funcionais e empresarias, além do custo também envolve tempo o que pode fazer que
o sistema quando pronto fique desatualizado. Ainda pode ocorrer que as empresas
não alcancem suas metas se utilizarem ERPs padrões e fiquem
desatualizadas, pois não atenderão o consumidor da forma que ele exige perdendo
a competitividade. As menores organizações ou as que possuem sistemas isolados
que atendem suas necessidades podem não optar pelos SIs Integrados.
Quando as empresas operam internacionalmente, há
diferentes maneiras de configurar os SI, baseando-se na estrutura
organizacional, que pode ser Exportadora Nacional,, onde as atividades
funcionais são centralizadas no pais de origem, Multinacionais concentram
administração e controle financeiro no pais de origem deixando produção vendas
e marketing em outros países que são adaptados para atender as condições locais
de mercado. As franqueadoras projetam, fabricam e financiam o produto no país
de origem, levando a produção, marketing e recursos humanos para outros países.
As Transnacionais não possuem sede local única e sim diversas e regionais ou mundiais,
tendo suas estratégias gerenciadas globalmente obtendo vantagens competitivas
em cada local que estão inseridas.
Com a evolução da TI e os meios de
comunicação as organizações internacionais ganham mais flexibilidade em seus
projetos empresariais globais, tendo 4 tipos de configuração: Sistemas
Centralizados onde o desenvolvimento e a operação ocorre no pais de origem,
Sistemas duplicados, o desenvolvimento ocorre no pais de origem e as operações
em unidades autônomas localizadas em outros países. Os Sistemas
Descentralizados em cada unidade e em cada país elaboram sistemas específicos. Os
Sistemas em rede, o desenvolvimento e a operação ocorrem de modo integrado e
coordenado em todas as unidades.
Enfim, os Sistemas Integrados exigem conhecimento
dos processos e níveis empresariais bem como fluxos de informações, sendo
determinados pelos gerentes os setores que devem estar ligados para atender as
necessidades da empresa de acordo com os recursos tecnológicos e
administrativos que elas possuem.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.oficinadanet.com.br
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