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4 de maio de 2014

Feedback sem frustração






Especialistas em negociação dizem que as chefias deveriam transformar as avaliações de desempenho em oportunidades de crescimento e não em fontes de tensão. Isso é o que defende o professor de direito da Universidade de Harvard, Douglas Stone, ele é um dos autores do recém-lançado Thanks for the Feedback: the Science and Art of Receiving Feedback Well ou (Obrigado pelo Feedback: a Ciência e a Arte de Receber Bem um Feedback), está publicação está prevista para chegar aqui ao Brasil ainda neste ano pela Portfolio-Penguin.


O professor Douglas Stone é um especialista em negociação, ele já atuou em empresas como a montadora Honda e gigantes de tecnologia, como HP e IBM, sempre ajudando a gerenciar situações de conflito. Stone estará na cidade de São Paulo agora no início de maio para um evento da HSM. Stone diz que: As companhias estão começando a valorizar as pessoas intelectualmente humildes”


- Vamos acompanhar a entrevista do Professor Stone para a Revista exame:


EXAME - Por que as avaliações de desempenho costumam ser uma fonte de frustração?

Professor Stone - O problema não está em quem faz as avaliações. A grande questão é a falta de preparo de quem recebe o feedback. Todos sabem que precisamos aprender e melhorar. Ao mesmo tempo, temos a necessidade de nos sentir amados. O feedback é uma ótima ferramenta para crescer, mas também mostra a forma como somos vistos pelos outros.


EXAME - Qual é o erro mais comum das empresas?

Professor Stone - Hoje existe muito investimento em sistemas de avaliação e muito esforço para ensinar os líderes a conversar com suas­ equipes. Mas a maioria se esquece de quem vai receber a mensagem. É importante desmistificar esse processo. Todos devem aprender a ouvir. Por isso, as empresas deveriam ensinar também os seus líderes a receber feedback




EXAME - Por que é tão importante que o líder saiba ouvir?

Professor Stone - As transformações na liderança são a arma mais poderosa em qualquer processo de mudança nas empresas. Os líderes determinam o caminho a ser seguido. O que importa é o que eles fazem e não o que o pessoal de recursos humanos diz. 





EXAME - Um ajuste na maneira de como se dá o feedback pode mesmo mudar toda uma empresa?

Professor Stone - Sim. Os funcionários costumam prestar muita atenção em seus chefes. Se eles passarem a ouvir mais nas sessões de feedback, a tendência será que todos sigam o exemplo. Isso sem contar que, ao ajustar sua atuação, os líderes se transformam em profissionais melhores.




EXAME - Quanto as empresas perdem por não saber dar feedback a seus funcionários?

Professor Stone - As empresas sofrem muito com a baixa produtividade e com o aumento da rotatividade da mão de obra. É preferível ter uma relação com o chefe baseada na sinceridade ou ter um superior que não escuta? Uma pesquisa recente nos Estados Unidos mostrou que 63% dos trabalhadores acham que a última conversa que tiveram sobre desempenho foi imprecisa ou injusta.




EXAME - Mas isso não é próprio da natureza humana? Não buscamos sempre mais reconhecimento?

Professor Stone - Sim. Mas, à medida que a indústria perde espaço e as economias ficam mais dependentes do conhecimento, torna-se crucial aprender a dar retorno. Algumas companhias começam a valorizar o que está sendo chamado de “humildade intelectual”, ou seja, a capacidade de aprender com os próprios erros e de dar espaço aos colegas. 




EXAME - Quais empresas estão à frente nessa área?

Professor Stone - O Google é um bom exemplo. A empresa sabe o tamanho do desafio, debate isso internamente, faz um grande esforço para contratar as pessoas certas e depois para treiná-las. Nas companhias que dependem de inovação para crescer, essa mudança é uma questão de sobrevivência. Seus times realmente precisam aprender com os sucessos e os fracassos.














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