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28 de abril de 2014

Tipos de Mercados





São vários os tipos de mercados existentes, divido a isso iremos fazer uma rápida explanação sobre os Tipos de mercado de uma forma bem objetiva e simples, para isso iremos utilizar alguns aspectos bem definidos como: o indicativo modelo de transação (compra e venda) e o da estratégia de atuação.



Mercado Produtor – Esse é o cenário onde pessoas físicas ou jurídicas adquirem bens e serviços que devem ser utilizados para PRODUÇÃO de outros bens e serviços que poderão ser vendidos ou alugados para terceiros. Os bens de produção são geralmente classificados de forma mais útil, em termos de como entram no processo de produção e nas estruturas de custo dos produtos.




Mercado Intermediário – Esse mercado intermediário só é possível quando os indivíduos e as organizações adquirem bens com o propósito de revender ou alugar a terceiros. Os REVENDEDORES tralham com praticamente todos os tipos de produtos. A exceção se faz para maquinaria pesada ou complexa, produtos fabricados sob demanda e produtos vendidos diretamente aos consumidores finais.



Mercado Governamental – Esse mercado estrutura-se através da compra e locação de bens por entidades governamentais. Os procedimentos de compra governamentais são exigentes e devem seguir normas e procedimentos rigorosos, em resumo os fornecedores de bens e serviços para o Governo devem participar de licitação pública onde o governo pesquisa quais empresas estão capacitadas para a demanda em questão. Aquisições do governo são realizadas através de concorrência pública, onde as empresas fornecedoras do serviço ou produtos, após devidamente cadastradas e homologadas, tem o direito de participar da concorrência pública. As especificações incluem, além de quantidade, a descrição do material, a qualidade, a garantia, os requisitos de embalagem, a capacitação acadêmica de profissionais, número de funcionários e suas especialidades técnicas, certificações necessárias, etc.





Mercado de Recursos – Os vários mercados de recursos existentes são aqueles que fornecem matérias-primas, insumos, capital, mão de obra, projetos, expertise, instalações, equipamentos, máquinas, suprimentos, serviços de manutenção, componentes e assessorias (Administrativas; Mercadológica; Tecnológica; Sistemas; Conhecimentos).





Mercado Consumidor (1º. visão) – O mercado consumidor é o mercado para bens e serviços que são adquiridos ou alugados pelo consumidor final para uso pessoal (não comercial). Pode-se dizer que é extremamente importante e vantajoso identificar os diferentes grupos no mercado e desenvolver não somente os bens e serviços adequados as suas necessidades, mas todo o planejamento estratégico de comunicação. Para as ações do marketing na web devemos manter o foco em identificar o “habitat on-line” dos grupos de indivíduos e organizações que formam cada tipo de mercado para identificar os anseios do público-alvo e gerar maiores e melhores oportunidades de negócios.




Mercados Quanto à Estratégia de Atuação - Aqui cabe às empresas estruturarem a sua estratégia de atuação mercadológica, afinal, está atuação está diretamente ligada aos produtos, serviços e recursos que pode disponibilizar, sob este olhar podemos Classificar os mercados em:



Mercado de Massa – No mercado de massa a empresa prefere não reconhecer os diferentes segmentos que compõem o mercado. O mercado de massa é também conhecido como mercado não diferenciado. Os motivos de sua defesa são baseados em custos.



Mercado Diferenciado – No mercado diferenciado a empresa decide operar em dois ou mais segmentos de mercado, mas projeta em programa separado em relação a produtos e mercados. O mercado diferenciado eleva as vendas, mas também os custos.



Mercado Segmentado – No mercado segmentado a empresa dirige esforços de marketing a grupos de consumidores selecionados, para poder atendê-los melhor e mais facilmente.



Mercado Concentrado – No mercado concentrado a empresa concentra suas forças numa determinada área de atuação, quando a mesma possui recursos limitados. Em vez de ir à procura de uma pequena participação num grande mercado, a empresa procura uma grande fatia num mercado menor.



Mercado consumidor: (2º.visão) São as empresas que comercializam produtos e serviços de consumo em massa, como refrigerantes, cosméticos, passagens aéreas e equipamentos esportivos, investem parte significativa de seu tempo tentando estabelecer uma imagem de marca superior. Grande parte da solidez de uma marca depende do desenvolvimento de um produto superior, com embalagens adequadas, disponíveis nos locais adequados e sustentados por propagandas contínuas e um serviço confiável. O mercado de consumo em constante mudança torna essa tarefa mais complexa.



Mercado organizacional: São as empresas que vendem bens e serviços para outras empresas deparam-se com profissionais de compras bem treinados e bem informados, que possuem técnicas para avaliar ofertas de vários concorrentes. Compradores organizacionais compram bens que permitem fabricar um produto ou podem ser revendidos para terceiros com lucro. As empresas que vendem esses bens devem demonstrar como eles ajudarão seus clientes a atingir receitas maiores ou custos menores. A propaganda desempenha um papel importante, mas um papel mais forte é desempenhado pela força de vendas, pelo preço e pela reputação da empresa no que se refere à confiabilidade e à qualidade.




Mercado global: Empresas que vendem seus produtos e serviços no mercado global enfrentam decisões e desafios adicionais. Elas têm de decidir em que países entrar, como entrar em cada país (como exportador, licenciador de franquia, parceiro em joint-venture, fabricante sob contrato ou fabricante autônomo), como adaptar as características de seus produtos e serviços a cada um deles, como determinar apelos para seus produtos em países diferentes e como adaptar suas comunicações a diferentes culturas. Essas decisões devem ser tomadas em face de diferentes exigências em relação à compra, negociação, propriedade e formas de uso dos bens, de diferentes culturas, línguas e sistemas jurídicos e políticos e de moedas cujo valor pode flutuar.



Mercado sem fins lucrativos (terceiro setor e governamental): Empresas que vendem seus produtos a organizações sem fins lucrativos, como igrejas, universidades, instituições de caridade ou órgãos públicos, precisam determinar seus preços com cautela, pois essas organizações têm poder de compra limitado. Preços mais baixos afetam as características e a qualidade dos bens e serviços que o fornecedor pode incluir em sua oferta. Muitas compras do governo exigem licitação, e, na ausência de fatores que justifiquem um preço mais elevado, é favorecida a proposta que apresenta o menor preço.















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