São vários os tipos de mercados existentes, divido a isso iremos fazer uma rápida explanação sobre os Tipos de mercado de uma forma bem objetiva e simples, para isso iremos utilizar alguns aspectos bem definidos como: o indicativo modelo
de transação (compra e venda) e o da
estratégia de atuação.
Mercado de Massa – No mercado de massa a empresa prefere não reconhecer os diferentes segmentos que compõem o mercado. O mercado de massa é também conhecido como mercado não diferenciado. Os motivos de sua defesa são baseados em custos.
Mercado
Diferenciado – No mercado diferenciado a empresa decide
operar em dois ou mais segmentos de mercado, mas projeta em programa separado
em relação a produtos e mercados. O mercado diferenciado eleva as vendas, mas
também os custos.
Mercado
Segmentado – No mercado segmentado a empresa dirige
esforços de marketing a grupos de consumidores selecionados, para poder
atendê-los melhor e mais facilmente.
Mercado
Concentrado – No mercado concentrado a empresa concentra
suas forças numa determinada área de atuação, quando a mesma possui recursos
limitados. Em vez de ir à procura de uma pequena participação num grande
mercado, a empresa procura uma grande fatia num mercado menor.
Mercado
consumidor: (2º.visão) São
as empresas que comercializam produtos e serviços de consumo em massa, como
refrigerantes, cosméticos, passagens aéreas e equipamentos esportivos, investem
parte significativa de seu tempo tentando estabelecer uma imagem de marca
superior. Grande parte da solidez de uma marca depende do desenvolvimento de um
produto superior, com embalagens adequadas, disponíveis nos locais adequados e
sustentados por propagandas contínuas e um serviço confiável. O mercado de
consumo em constante mudança torna essa tarefa mais complexa.
Mercado
organizacional: São as empresas que vendem bens e serviços
para outras empresas deparam-se com profissionais de compras bem treinados e
bem informados, que possuem técnicas para avaliar ofertas de vários
concorrentes. Compradores organizacionais compram bens que permitem fabricar um
produto ou podem ser revendidos para terceiros com lucro. As empresas que
vendem esses bens devem demonstrar como eles ajudarão seus clientes a atingir
receitas maiores ou custos menores. A propaganda desempenha um papel
importante, mas um papel mais forte é desempenhado pela força de vendas, pelo
preço e pela reputação da empresa no que se refere à confiabilidade e à
qualidade.
Mercado
global: Empresas que vendem seus produtos e serviços no mercado
global enfrentam decisões e desafios adicionais. Elas têm de decidir em que
países entrar, como entrar em cada país (como
exportador, licenciador de franquia, parceiro em joint-venture, fabricante sob
contrato ou fabricante autônomo), como adaptar as
características de seus produtos e serviços a cada um deles, como determinar apelos
para seus produtos em países diferentes e como adaptar suas comunicações a
diferentes culturas. Essas decisões devem ser tomadas em face de diferentes
exigências em relação à compra, negociação, propriedade e formas de uso dos
bens, de diferentes culturas, línguas e sistemas jurídicos e políticos e de
moedas cujo valor pode flutuar.
Mercado
sem fins lucrativos (terceiro setor e governamental): Empresas que vendem seus
produtos a organizações sem fins lucrativos, como igrejas, universidades,
instituições de caridade ou órgãos públicos, precisam determinar seus preços
com cautela, pois essas organizações têm poder de compra limitado. Preços mais
baixos afetam as características e a qualidade dos bens e serviços que o
fornecedor pode incluir em sua oferta. Muitas compras do governo exigem
licitação, e, na ausência de fatores que justifiquem um preço mais elevado, é
favorecida a proposta que apresenta o menor preço.
Fonte e Sítios Consultados
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