Facebook
de olho nas PMEs brasileiras
O Facebook já atingiu 2 milhões de páginas ativas
de pequenos empreendedores no país, agora, a rede social irá investir na
capacitação e na parceria para rentabilizar sua base local. Com mais de 83
milhões de usuários, o Brasil representa hoje o terceiro maior mercado do
Facebook no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia. Mais do que esses
números expressivos, o Brasil vem se consolidando nos últimos anos como uma das
pontas de lança para novos modelos de negócios da companhia de Mark
Zuckerberg. Foi assim, há um ano, com o lançamento dos
primeiros formatos de anúncios para os celulares básicos, os chamados “feature
phones”. Agora, o mercado brasileiro está de novo no centro de uma das
estratégias mais recentes da rede social: a oferta de publicidade para as
pequenas e médias empresas (PMEs).
“Hoje, já temos 2 milhões de microempreendedores e
PMEs brasileiras com páginas ativas no Facebook”, diz
Patrick Hruby, diretor de negócios para PMEs do Facebook na América Latina. “Agora, nosso desafio é educar esse mercado. Nós
acreditamos que, a partir do momento que esse usuário começar a perceber o
potencial de geração de negócios dessa ferramenta, a evolução para o uso de
formatos pagos de publicidade será um caminho natural no país”, afirma
o executivo.
Mesmo não revelando o volume de PMES no Brasil que
já investem em algum formato pago de publicidade no Facebook. Globalmente, Hruby diz que pouco mais de 1 milhão de
PMEs adotam essa estratégia, dentro de um universo total de 25 milhões de
páginas ativas desse perfil de companhia na rede social.
Uma das principais iniciativas do Facebook para
começar a rentabilizar essa base de usuários é uma parceria com o Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A ideia é capacitar 1 milhão de empreendedores
no país em relação ao uso e ao potencial das ferramentas disponíveis na rede
social. “Uma pequena empresa, ao ingressar no ambiente virtual, depara-se com
uma situação mais isonômica do que a encontrada nas lojas físicas, uma vez que
tanto ela quanto a grande empresa competem de maneira mais equilibrada, com
mais condições de igualdade”, diz Luiz
Barretto, presidente do Sebrae Nacional. “O potencial é muito grande, mas
acredito que hoje um número muito pequeno de empreendedores já tenha estratégia
para as redes sociais, até porque elas são relativamente novas. Nossa intenção
com a parceria é justamente iniciar esse processo”, afirma.
Mesmo com vários eventos nas principais capitais
brasileiras, a parceria prevê lançar no próximo mês de maio um curso
online gratuito, que estará disponível tanto no Facebook como na
página do Sebrae. Com a
adoção de elementos e mecanismos de jogos eletrônicos — uma tendência conhecida
no mercado como “gamification” —, a plataforma de ensino à distância está sendo
desenvolvida por uma equipe brasileira. A cada etapa concluída, o usuário
receberá créditos para serem usados em anúncios no Facebook.
“O Brasil
é o primeiro país a ter esse modelo de parceria. É difícil escalar essa questão
da educação, especialmente em um universo tão grande e pulverizado de usuários.
O acordo com o Sebrae vai ampliar
nosso alcance e capilaridade”, diz Hruby. “Depois de testar esse modelo no
Brasil, a ideia é expandir o formato para o mercado hispânico e outras
operações do Facebook”, acrescenta.
Parte da relevância das PMEs no escritório brasileiro do Facebook está
expressa no time dedicado a essa vertente. Em menos de um ano, essa equipe
cresceu de 4 pessoas para 30 colaboradores. “É a área que mais cresce na
operação brasileira e vamos continuar expandindo esse time”, diz Hruby.
Hruby ainda
acrescentou que a intenção é ampliar o leque de serviços voltado a esse
público, especialmente para orientar e sanar eventuais dúvidas dos
empreendedores. Nessa direção, uma das ações é a criação de uma comunidade que
reúne pequenos empresários. “Vamos
monitorar essa rede, mas queremos que eles interajam uns com os outros. Para
crescer, nosso melhor porta-voz será o próprio empreendedor”.
Fonte e Sítios Consultados
http://brasileconomico.ig.com.br
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