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21 de abril de 2014

Conheça o seu consumidor em 3 perguntas


Conheça o seu consumidor em 3 perguntas

 

Com essas informações é possível desenvolver estratégias eficientes de marketing, porém é muito comum encontramos empreendedores preocupados com os produtos, com as vendas e eles acabam não se atentando com a parte mais importante do seu negócio: o cliente. Quando não dedicamos uma parte do planejamento buscando conhecer o público-alvo, isso representa riscos que certamente irão afetar os negócios negativamente.

É crucial que saibamos quem queremos atrair, qual é o problema que a nossa empresa vai resolver, quais são os grupos de pessoas que dividem esse mesmo problema, quanto elas estão dispostas a pagar, onde elas estão localizadas, etc.

 

Vamos acompanhar como utilizar essas informações para desenvolver estratégias mais eficientes de marketing, comunicação, divulgação, promoção e posicionamento.

 

1- Qual problema seu produto ou serviço está tentando resolver?

Sempre devemos levar em conta que o empreendedor ao perceber uma necessidade, ele irá buscar uma solução para atendê-la. Sabendo que, deve-se começar por analisar as características do produto ou serviço e os benefícios que ele é capaz de proporcionar. Perguntar a nós mesmos que tipo de pessoa precisa desses benefícios e como o produto é capaz de resolver este problema. Ao compreender um problema e sua solução, teremos a certeza de que estamos no caminho certo para encontrar o segmento de cliente ideal.

 É importante lembrar: as pessoas não compram um serviço ou um produto, elas compram uma solução.

 

2- O que você sabe sobre seu público-alvo?

Quando obtemos o máximo de informações a respeito dos clientes de determinado produto, é bem maior a chance de entender qual será o tipo de cliente que têm grandes chances de comprar o nosso produto. Com uma descrição bem definida do nosso cliente ideal, saberemos exatamente o que vender e como convencê-los de que devem comprar o nosso produto e não o do concorrente.

É importante sempre tentar definir o perfil demográfico, geográfico e comportamental para compreender o mercado de atuação. Se já tivermos uma base de clientes, seria bom tentar identificar algumas das características que eles compartilham tais como idade, localização, sexo, renda, educação, estado civil, profissão, interesses e comportamentos. Nestes casos o uso de pesquisas e das redes sociais é perfeito.

 

3- Como anda a concorrência no nosso mercado-alvo?

Saber quem são os nossos concorrentes, como eles se posicionam, como eles atendem os clientes são necessidades básicas para entrar em qualquer mercado. Os concorrentes mais bem sucedidos em um mercado devem ser muito estudados e como eles conseguem atrair essa fatia específica de consumidores, e talvez, seja possível descobrir que eles estejam negligenciando a um determinado nicho. Sempre é bom lembrar que uma boa dose de competição é saudável e pode indicar um mercado viável.

Depois de saber exatamente qual o perfil do nosso público-alvo e compreender o mercado que pretendemos atuar, estaremos com mais chances de obter resultados eficazes em nossas estratégias de marketing e, claro, obter um maior retorno sobre o investimento inicial.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://exame.abril.com.br/pme

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