Conheça o seu consumidor em
3 perguntas
Com essas
informações é possível desenvolver estratégias eficientes de marketing, porém é
muito comum encontramos empreendedores
preocupados com os produtos, com as vendas e eles acabam não se atentando com a
parte mais importante do seu negócio: o cliente. Quando não dedicamos uma
parte do planejamento buscando conhecer o público-alvo, isso representa riscos
que certamente irão afetar os negócios negativamente.
É crucial que saibamos quem queremos atrair, qual é
o problema que a nossa empresa vai resolver, quais são os grupos de pessoas que
dividem esse mesmo problema, quanto elas estão dispostas a pagar, onde elas
estão localizadas, etc.
Vamos acompanhar
como utilizar essas informações para desenvolver estratégias mais eficientes de
marketing, comunicação, divulgação, promoção e posicionamento.
1- Qual
problema seu produto ou serviço está tentando resolver?
Sempre devemos levar em conta que o empreendedor ao
perceber uma necessidade, ele irá buscar uma solução para atendê-la. Sabendo
que, deve-se começar por analisar as características do produto ou serviço e os benefícios que ele é capaz de
proporcionar. Perguntar a nós mesmos que tipo de pessoa precisa desses
benefícios e como o produto é capaz de resolver este problema. Ao
compreender um problema e sua solução, teremos a certeza de que estamos no caminho
certo para encontrar o segmento de cliente ideal.
É
importante lembrar: as pessoas não compram um serviço ou um
produto, elas compram uma solução.
2- O que
você sabe sobre seu público-alvo?
Quando obtemos o máximo de informações a respeito
dos clientes de determinado produto, é bem maior a chance de entender qual será
o tipo de cliente que têm grandes chances de comprar o nosso produto. Com uma
descrição bem definida do nosso cliente ideal, saberemos exatamente o que
vender e como convencê-los de que devem comprar o nosso produto e não o do
concorrente.
É importante sempre tentar definir o perfil
demográfico, geográfico e comportamental para compreender o mercado de atuação.
Se já tivermos uma base de clientes, seria bom tentar identificar algumas das
características que eles compartilham tais como idade, localização, sexo,
renda, educação, estado civil, profissão, interesses e comportamentos. Nestes
casos o uso de pesquisas e das redes sociais é perfeito.
3- Como
anda a concorrência no nosso mercado-alvo?
Saber quem são os nossos concorrentes, como eles se
posicionam, como eles atendem os clientes são necessidades básicas para entrar
em qualquer mercado. Os concorrentes mais bem sucedidos em um mercado devem ser
muito estudados e como eles conseguem atrair essa fatia específica de
consumidores, e talvez, seja possível descobrir que eles estejam negligenciando
a um determinado nicho. Sempre é bom lembrar que uma boa dose de competição é
saudável e pode indicar um mercado viável.
Depois de saber exatamente qual o perfil do nosso
público-alvo e compreender o mercado que pretendemos atuar, estaremos com mais
chances de obter resultados eficazes em nossas estratégias de marketing e,
claro, obter um maior retorno sobre o investimento inicial.
Fonte e Sítios Consultados
http://exame.abril.com.br/pme
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