Neste
desenho dirigido ao público infantil é possível encontrar várias lições profissionais/corporativas que demonstram como garantir uma boa clientela e apurar bons
lucros.
Na nossa
vida é possível aprender lições profissionais a todo instante, estejamos nós trabalhando
ou simplesmente em nosso horário de descanso. Talvez alguns perguntem: como é
possível obter lições profissionais longe do ambiente de trabalho?
Vamos
pensar um pouco a respeito disso.
Qual de
nós nunca assistiu as chamadas dos desenhos Bob Esponja? A referida série
animada que foi criada pelo norte americano e biólogo marinho Stephen
Hillenburg que se passa no fundo do mar e num lugar chamado Fenda do Biquíni com personagens
engraçados e improváveis, talvez eles sejam caricaturas de alguns perfis e
realidades do mundo profissional.
Investigando
um pouco este assunto:
Neste
desenho encontraremos a lanchonete do ‘Siri Cascudo’ onde trabalham Bob
Esponja e Lula Molusco – essa lanchonete representará o nosso local de trabalho.
A maioria das ‘aventuras do Bob Esponja’ sempre acontece dentro
ou no entorno da empresa citada há pouco (o Siri
Cascudo). Na vida pessoal também é assim, passamos de 30 a 40% do nosso
tempo ligados as atividades profissionais; então trabalho faz parte da vida da
maioria dos leitores desta reflexão. Já que o trabalho não é opção para a
maioria e sim necessidade, assumamos o compromisso de defender e cuidar muito
bem do nosso siri cascudo – o
lugar onde eu e você trabalhamos e de lá garantimos o sustento e a dignidade
social de nossas famílias.
Já o 'Seu Seriquejo' é o dono da lanchonete Siri Cascudo, ele é o ganancioso
patrão de Bob Esponja e do Lula Molusco. O Seriquejo faz tudo por dinheiro, é um capitalista convicto
o tempo todo e isso às vezes o leva a passar por situações ridículas patronais
e a extremos comerciais. A moeda circulante na Fenda do Biquíni é mais
importante que qualquer coisa para o caranguejo avarento, ainda que para isso
ele tenha que explorar funcionários, baratear
o custo de produção comprometendo em alguns momentos a qualidade de seus
lanches; mesmo que tenha que inflacionar preços de venda e literalmente
extorquir seus clientes.
E neste caso
o seu Seriquejo representa a figura de muitos patrões
equivocados que só enxergam unilateralmente a razão do negócio – dar lucro; quando na verdade qualquer
atividade comercial de consumo ou serviço que se preze, antes de faturamento
tem como missão e valores a satisfação do cliente e a valorização de seus
colaboradores (empregados).
Já o
nosso astro, o Bob Esponja
personifica o bom funcionário. Ele personifica as pessoas que trabalham não só por
salário, mas por satisfação também – ele representa quem gosta do que faz. O
segredo do hambúrguer do siri cascudo não é só a receita (como pensa o Plâncton), mas também a alegria e o prazer de
fazer de Bob Esponja. A calça pode ser quadrada, mas o serviço, a gentileza e a
simpatia são redondos.
O fato é
que as nossas amizades falam um pouco de quem nós somos socialmente. Imagine
você com um amigo como o Patrick Estrela; por certo ele te
colocaria em situações bem inusitadas. Uma lição que o Patrick ensinou a seu
amigo foi o companheirismo persistente em qualquer situação e isso é relevante
para o Bob Esponja – disposição de aprender sempre (até com uma estrela do mar rosa).
O
Bob sabe resolver abacaxis operacionais – afinal ele mora em um abacaxi.
Já o Lula Molusco exemplifica
claramente o mau empregado. Aquele pessoal descomprometido, mal humorado,
egocêntrico e avesso ao trabalho em equipe. Toda essa prosopopeia expressa em Bob Esponja é uma grande lição
profissional; a psíquica do Lula Molusco
é o que todo empregado deve evitar. O que Lula Molusco faz bem é arrancar
uns sons de seu clarinete e sua política de boa vizinhança é tolerância zero – não sabe
conviver com diferenças – curte um isolamento de sua casa – sua zona de
conforto (falando nisso, você já reparou que a casa do Lula é um moai da
Ilha de Páscoa – retrata bem à sua personalidade fechada).
No mundo profissional verdadeiro o perfil do Lula
Molusco seria um grande problema. Seja polivalente, comunicativo, amigável, bem
humorado e apto a desenvolver uma boa relação interpessoal. Ainda tem o Plânctom,
que é o sinônimo de concorrência acirrada e desleal. Será que conhecemos alguma
empresa que pode se dar ao luxo de dizer que não têm concorrentes? Assim de cabeça, não me lembro de
nenhuma. Todos sabemos que a concorrência deve existir de forma ética e
coerente não violando direitos e nem estabelecendo um jogo sujo de difamação
disfarçada.
É verdade que o Plâncton têm só um objetivo: roubar
a receita secreta do hambúrguer de siri do seu Seriquejo e atrair a clientela do Siri Cascudo para seu restaurante
de fast food – o Chum Bucket cuja tradução é balde
de lixo. Toda concorrência deve existir como opção e alternativa para o
consumidor fazer sempre a melhor escolha, a que mais lhe favoreça. Frente aos
mercados com empresas competitivas no mesmo segmento a única arma para garantir
a clientela e apurar bons lucros é a entrega de um bom serviço ou de um produto
de qualidade com diferenciais e requintes, e nessa relação entre o Chum Bucket
e o Siri Cascudo o último leva muita vantagem. Sabendo disso, como será que
estamos nos comportando frente à concorrência?
Fonte e Sítios Consultados
http://www.portal27.com.br
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