Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

11 de março de 2014

Fatores Intangíveis nas Empresas




É fato que no século 21 as organizações despertaram para a necessidade de buscar novas tecnologias de ponta e equipamentos com alto grau de desenvolvimento para acompanhar as tendências do mercado que se apresenta. Contudo, deve-se entender que estes itens são apenas uma pequena parte de um processo muito maior de perpetuação e crescimento da empresa ao longo dos anos.


Afinal, os itens tangíveis dentro de uma organização são todos os seus ativos, os prédios e empreendimentos imobiliários, a sua estrutura de tecnologia e toda a sua infraestrutura em geral. Contudo, o alvo desta postagem está nos itens intangíveis, que nunca devem ser deixados de lado. Iremos traçar cinco perspectivas para viabilizar e ajudar na melhoria destes itens.


Networking – Muitos entendem que este termo só é utilizado na hora de procurar uma recolocação profissional; contudo, veremos que ele é muito mais que isso. As parcerias que são formadas no mercado são um ponto essencial e podem trazer um diferencial marcante para a sua empresa, por isso é importante cultivar laços com os fornecedores e assim ter a possibilidade de tornar a empresa mais solida e competitiva no mercado. Atualmente existe a necessidade de treinar todos na empresa no desenvolvimento de relacionamentos duradouros. Um bom Networking abrange todas as pessoas envolvidas diretamente ou indiretamente no negócio.


Experiência – A experiência não pode ser ensinada ou passada para outra pessoa, como pode ser feito com uma ferramenta de gestão ou de auditoria; a experiência se adquire com o passar do tempo e esse é o grande diferencial empresarial: saber o que fazer. Mais importante do que ficar demonstrando que você é bom no que faz, é perceber pessoas de boa reputação afirmando que alguém é bom ou que um serviço prestado tem boa qualidade. Para que isso seja possível, a experiência é um fator insubstituível e fundamental.



Competência + Capital Intelectual – Não adianta ter um ótimo planejamento, uma bela padronização de processos e ferramentas de qualidade se não houver um cuidado com o bem mais precioso da organização: as pessoas. Hoje se sabe que o diferencial das organizações que lideram o mercado esta no tratamento que é destinado ao seu pessoal, com treinamentos e desenvolvimento pessoal. Para ter um crescimento sustentável é preciso o desenvolvimento das pessoas. As empresas que não pensam assim terão a sua vida interrompida pelo mercado.


Inovação – Trabalhar com foco na inovação faz com que o produto, ou serviço, possa ser multiplicado muitas vezes no seu valor original. Pense em um aparelho celular e na variação de preços que existe no mercado atualmente. Qual é o motivo de tanta variação? Entre alguns fatores, está a inovação que foi aplicada no produto, tornando-o um item com maior percepção de valor.


Os Clientes – Aqui está o grande diferencial das empresas que são líderes: elas focam na necessidade, no desejo e, acima de tudo, na satisfação dos seus clientes. Afinal, sem clientes, a empresa não tem por que existir. Ou seja, pesquisas e estudos de comportamento, insatisfação e tendências são importantíssimos para o sucesso da empresa.



Com relação à gestão dos clientes, alguns itens merecem todo cuidado:

  1. Pesquisa de satisfação.
  2. Relatório de tendência de consumo.
  3. Programa de fidelidade.
  4. Mapeamento de necessidades.

Espero que tenha ficado claro que os elementos tangíveis sempre serão importantes e necessários para a organização. Mas, para se destacar no mercado e conseguir alavancar as receitas é vital que o foco esteja nos itens intangíveis, já que eles são capazes de propiciar um crescimento acima da média para a empresa.













Fonte e Sítios Consultados

http://revistavisaojuridica.uol.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog