É fato que no século 21
as organizações despertaram para a necessidade de buscar novas tecnologias de
ponta e equipamentos com alto grau de desenvolvimento para acompanhar as tendências
do mercado que se apresenta. Contudo, deve-se entender que estes itens são
apenas uma pequena parte de um processo muito maior de perpetuação e
crescimento da empresa ao longo dos anos.
Afinal, os itens
tangíveis dentro de uma organização são todos os seus ativos, os prédios e
empreendimentos imobiliários, a sua estrutura de tecnologia e toda a sua infraestrutura
em geral. Contudo, o alvo desta postagem
está nos itens intangíveis, que nunca devem ser deixados de lado. Iremos traçar
cinco perspectivas para viabilizar e ajudar na melhoria destes itens.
Networking – Muitos entendem que este termo só é
utilizado na hora de procurar uma recolocação profissional; contudo, veremos
que ele é muito mais que isso. As parcerias que são formadas no mercado são um
ponto essencial e podem trazer um diferencial marcante para a sua empresa, por
isso é importante cultivar laços com os fornecedores e assim ter a
possibilidade de tornar a empresa mais solida e competitiva no mercado. Atualmente
existe a necessidade de treinar todos na empresa no desenvolvimento de
relacionamentos duradouros. Um bom Networking
abrange todas as pessoas envolvidas diretamente ou indiretamente no negócio.
Experiência – A experiência não pode ser ensinada
ou passada para outra pessoa, como pode ser feito com uma ferramenta de gestão
ou de auditoria; a experiência se adquire com o passar do tempo e esse é o
grande diferencial empresarial: saber o que fazer. Mais importante do que ficar
demonstrando que você é bom no que faz, é perceber pessoas de boa reputação
afirmando que alguém é bom ou que um serviço prestado tem boa qualidade. Para
que isso seja possível, a experiência é um fator insubstituível e fundamental.
Competência + Capital Intelectual – Não adianta ter um
ótimo planejamento, uma bela padronização de processos e ferramentas de
qualidade se não houver um cuidado com o bem mais precioso da organização: as
pessoas. Hoje se sabe que o diferencial das organizações que lideram o mercado
esta no tratamento que é destinado ao seu pessoal, com treinamentos e
desenvolvimento pessoal. Para ter um crescimento sustentável é preciso o desenvolvimento
das pessoas. As empresas que não pensam assim terão a sua vida interrompida pelo
mercado.
Inovação – Trabalhar com foco na inovação faz
com que o produto, ou serviço, possa ser multiplicado muitas vezes no seu valor
original. Pense em um aparelho celular e na variação de preços que existe no
mercado atualmente. Qual é o motivo de tanta variação? Entre alguns fatores,
está a inovação que foi aplicada no produto, tornando-o um item com maior
percepção de valor.
Os Clientes – Aqui está o grande diferencial das
empresas que são líderes: elas focam na necessidade, no desejo e, acima de
tudo, na satisfação dos seus clientes. Afinal, sem clientes, a empresa não tem
por que existir. Ou seja, pesquisas e estudos de comportamento, insatisfação e
tendências são importantíssimos para o sucesso da empresa.
Com relação à gestão dos clientes,
alguns itens merecem todo cuidado:
- Pesquisa de satisfação.
- Relatório de tendência de consumo.
- Programa de fidelidade.
- Mapeamento de necessidades.
Espero que tenha
ficado claro que os elementos tangíveis sempre serão importantes e necessários
para a organização. Mas, para se destacar no mercado e conseguir alavancar as
receitas é vital que o foco esteja nos itens intangíveis, já que eles são
capazes de propiciar um crescimento acima da média para a empresa.
Fonte e Sítios Consultados
http://revistavisaojuridica.uol.com.br
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