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14 de fevereiro de 2014

Descubra se você tem um emprego ou uma carreira?

 
 

 
Será que você está construindo uma carreira no seu atual emprego? Alguns especialistas dizem que o fato de estar empregado não significa que estamos construindo uma carreira. Esses especialistas ainda explicam a diferença e revelam os sinais de quando uma pessoa tem só um emprego.  

A grande parte das pessoas têm emprego, mas não têm uma carreira”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching. É que estar empregado não significa, necessariamente, estar na trilha de uma trajetória de sucesso.

“A diferença entre ter um emprego e estar construindo uma carreira é notável a partir de alguns sinais na vida profissional, dizem os especialistas.”

A EXAME.com perguntou a três deles quais seriam estes indicativos. Confira os sinais de que o profissional está se mantendo em um emprego, mas está longe de pensar na sua carreira:


 
Você faz o que deve ser feito, e só.

Esta é definição dada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Coaching para emprego. Para a diretora da Right Management, ter só emprego é ter uma ocupação que traz remuneração. E, ponto final. “Já a carreira predispõe movimentação, crescimento”, explica.

Estar estagnado na mesma função há um bom tempo, não ter mudança de responsabilidades nem encarar novos desafios revelam que o profissional está - fazendo o que deve ser feito, e só. E sem a menor perspectiva de ir além disso.
 

Aprendizado zero

“A diferença entre emprego e carreira está ligada ao aprendizado. Quem está aprendendo está se desenvolvendo na carreira”, diz a especialista em geração Y e sócia da Stanton Chase Internacional.

Há quanto tempo você não aprende algo novo na sua função ou sobre a sua empresa? “Às vezes o profissional está na mesma função, mas vai se tornando mais sênior, começa a ser chamado para reuniões, recebe atribuições ligadas à tomada de decisão”, diz a especialista. Nesse caso há desenvolvimento de carreira. “Saber pra onde a empresa está indo também é sinal que a pessoa está evoluindo na sua carreira”, concluiu.


 
Estar tão absorvido por tarefas cotidianas a ponto de nunca inovar ou influenciar

A ausência de inovação também acende a luz vermelha para a carreira. “O profissional não se empenha em fazer diferente, dentro da função que exerce”, é o que afirma a especialista. Criar coisas novas, trazer algo de diferente para a rotina do escritório, ter novas ideias e sugestões de como executá-las indica a vontade de ir além do job description.

Afinal, trazer ou procurar novas práticas é uma maneira de influenciar pessoas e se tornar uma referência. “Para assumir um cargo de liderança, o profissional tem que já ter mostrado habilidade de influência”, enfatiza a especialista.

 
Não ter um objetivo definido (nem saber qual o próximo passo)

Falta de foco, falta de meta. Quem está em um emprego, e não tem a visão de construção de uma carreira, não faz a mínima ideia de qual é o seu próximo passo. Quem não toma as rédeas da sua trajetória, não planeja. Fica refém do que a empresa decide para a sua vida profissional. É claro que o plano de carreira não é algo estanque. “Não é por estar trabalhando com algo diferente do que se imaginou no início que a pessoa fracassou”, lembra a especialista.
 
 

Mas é essencial, mesmo que vá ajustando e refazendo, ter um esboço do que quer da sua vida profissional nos próximos anos. “Se a pessoa não sabe nem a direção a ser seguida, não consegue avaliar as oportunidades de acordo com a aderência ao que estabeleceu como próximo passo”, diz a especialista da Right Management.
 

Não acreditar que pode atingir seus objetivos

A falta de fé em si mesmo barra o desenvolvimento de qualquer carreira, segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.

“As pessoas até sonham em chegar ao topo, mas, com frequência, não acreditam ser capazes de conseguir”, diz. Aqui fica explícita a distinção entre sonhar com uma posição e se planejar chegar ao seu objetivo.
 

Não desenvolver competências que o levem a um objetivo

Se o movimento é o principal divisor de águas entre emprego e carreira, a pessoa que cria condições propícias para a sua evolução demonstra que está atenta a sua trajetória profissional como um todo. Desenvolver as competências necessárias para dar o próximo passo é fundamental nesse processo de cuidado com a carreira, segundo a especialista.

O profissional deve perceber o que será necessário saber lá na frente”, disse o especialista. Hoje pode não fazer diferença, mas uma movimentação lateral que permita experiência na área comercial, por exemplo, pode contar pontos na hora de assumir um cargo de gestão. 


 

Fonte e Sítios Consultados


 

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