Será que
você está construindo uma carreira no seu atual emprego? Alguns especialistas
dizem que o fato de estar empregado não significa que estamos construindo uma
carreira. Esses especialistas ainda explicam a diferença e revelam os sinais de
quando uma pessoa tem só um emprego.
“A grande
parte das pessoas têm emprego, mas não têm uma carreira”, diz o
presidente da Sociedade Brasileira de Coaching. É que estar empregado não
significa, necessariamente, estar na trilha de uma trajetória de sucesso.
“A diferença entre ter um emprego e estar
construindo uma carreira é notável a partir de alguns sinais na vida
profissional, dizem os especialistas.”
A EXAME.com perguntou a três deles quais seriam estes
indicativos. Confira os sinais de que o profissional está se mantendo em um
emprego, mas está longe de pensar na sua carreira:
Você faz
o que deve ser feito, e só.
Esta é definição dada pelo presidente da Sociedade Brasileira de Coaching para
emprego. Para a diretora da Right Management, ter só
emprego é ter uma ocupação que traz remuneração. E, ponto final. “Já a carreira
predispõe movimentação, crescimento”, explica.
Estar estagnado na mesma função há um bom tempo, não ter mudança de
responsabilidades nem encarar novos desafios revelam que o profissional está -
fazendo o que deve ser feito, e só. E sem a menor perspectiva de ir além disso.
Aprendizado
zero
“A diferença entre emprego e carreira está ligada ao aprendizado. Quem
está aprendendo está se desenvolvendo na carreira”, diz a especialista em
geração Y e sócia da Stanton Chase Internacional.
Há quanto tempo você não aprende algo novo na sua função ou sobre a sua
empresa? “Às vezes o profissional está na mesma função, mas vai se tornando
mais sênior, começa a ser chamado para reuniões, recebe atribuições ligadas à
tomada de decisão”, diz a especialista. Nesse caso há desenvolvimento de
carreira. “Saber pra onde a empresa está indo também é sinal que a pessoa está
evoluindo na sua carreira”, concluiu.
Estar tão
absorvido por tarefas cotidianas a ponto de nunca inovar ou influenciar
A ausência de inovação também acende a luz vermelha para a carreira. “O
profissional não se empenha em fazer diferente, dentro da função que exerce”, é
o que afirma a especialista. Criar coisas novas, trazer algo de diferente para
a rotina do escritório, ter novas ideias e sugestões de como executá-las indica
a vontade de ir além do job description.
Afinal, trazer ou procurar novas práticas é uma
maneira de influenciar pessoas e se tornar uma referência. “Para assumir um
cargo de liderança, o profissional tem que já ter mostrado habilidade de
influência”, enfatiza a especialista.
Não ter
um objetivo definido (nem saber qual o próximo passo)
Falta de foco, falta de meta. Quem está em um emprego, e não tem a visão
de construção de uma carreira, não faz a mínima ideia de qual é o seu próximo
passo. Quem não toma as rédeas da sua trajetória, não planeja. Fica refém do
que a empresa decide para a sua vida profissional. É claro que o plano de
carreira não é algo estanque. “Não é por estar trabalhando com algo diferente do
que se imaginou no início que a pessoa fracassou”, lembra a
especialista.
Mas é essencial, mesmo que vá ajustando e refazendo, ter um esboço do
que quer da sua vida profissional nos próximos anos. “Se a pessoa não sabe nem
a direção a ser seguida, não consegue avaliar as oportunidades de acordo com a
aderência ao que estabeleceu como próximo passo”, diz a especialista da Right
Management.
Não
acreditar que pode atingir seus objetivos
A falta de fé em si mesmo barra o desenvolvimento de qualquer carreira,
segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Coaching.
“As pessoas até sonham em chegar ao topo, mas, com frequência, não
acreditam ser capazes de conseguir”, diz. Aqui fica explícita a distinção entre
sonhar com uma posição e se planejar chegar ao seu objetivo.
Não
desenvolver competências que o levem a um objetivo
Se o movimento é o principal divisor de águas entre emprego e carreira,
a pessoa que cria condições propícias para a sua evolução demonstra que está
atenta a sua trajetória profissional como um todo. Desenvolver as competências
necessárias para dar o próximo passo é fundamental nesse processo de cuidado
com a carreira, segundo a especialista.
“O profissional deve perceber o
que será necessário saber lá na frente”, disse o especialista. Hoje pode não fazer
diferença, mas uma movimentação lateral que permita experiência na área
comercial, por exemplo, pode contar pontos na hora de assumir um cargo de
gestão.
Fonte
e Sítios Consultados
Nenhum comentário:
Postar um comentário