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Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

17 de janeiro de 2014

Os erros mais comuns das reuniões corporativas

 

 
Nem todos se dão conta, mas no ambiente de trabalho todas as nossas atitudes são observadas o tempo todo. A vigilância vai desde o horário da chegada até a saída, inclusive naquilo que se faz durante o desenvolvimento de atividade e até num simples bate-papo com os colegas na hora do café. Nas reuniões, isso não poderia ser diferente. Apesar do corpo a corpo com o gestor ser uma situação de altíssima exposição, esse é o momento de apresentar projetos e de mostrar suas capacidades e é justamente nessa hora também que muitos profissionais perdem a chance de deixar uma boa impressão por causa de alguns erros básicos.

       Para ajudar a evitar problemas diante dos gestores, colegas de trabalho, fornecedores e clientes, vamos expor os pontos que podem colocar tudo a perder quando estamos participando de um encontro corporativo. Confira os dez erros mais cometidos numa reunião!

 

Atraso

Chegar atrasado para qualquer que seja o compromisso assumido, é uma tremenda falta de educação. Regra essa que só aumenta de importância quando o assunto é uma reunião de negócios. O atraso é desrespeito com aqueles que compareceram na hora marcada. Lembre-se: o evento geralmente envolve uma série de profissionais e todos eles possuem compromissos alheios ao encontro. Por isso, por mais que tenha trânsito, organize-se para não se atrasar. Em caso de contratempos, ligue para informar o ocorrido e orientar para que a reunião comece sem sua participação. Ao chegar ao local do encontro, seja discreto para não atrapalhar o andamento das discussões. Nada de fazer perguntas para saber o que ocorreu anteriormente. O atrasado perde esse direito. Neste caso é melhor usar a pausa do café para se inteirar dos acontecimentos ou deixar para fazer isso depois da reunião.

 

Falta de Preparo

Qual a importância de participar de uma reunião onde não há o que contribuir para o seu desenvolvimento? Isso já foi um erro de antigamente, onde se gastava muito do seu tempo e dinheiro da empresa. Para que de fato um encontro profissional seja produtivo é preciso que os profissionais envolvidos se prepararem para ele. Por isso, ao ser notificado de uma reunião, mesmo que virtual, notifique-se sobre os assuntos que serão tratados e os objetivos desse evento. Se no convite esses aspectos não estiverem descritos, procure o organizador para esclarecê-los. Com as informações nas mãos, vá atrás de saídas e soluções para que elas sejam apresentadas durante a reunião. Uma atitude que provavelmente será reconhecida pelo gestor, já que demonstrará iniciativa, empenho, além de dedicação. Caso contrário, a única característica que ficará ressaltada será o desinteresse.

 



Saber a hora de falar e a hora de ouvir

Durante a participação em uma reunião, é necessário se fazer notar tanto para marcar presença como para expressar a nossa opinião. Porém, é fundamental saber quando falar e quando calar. Se pedirmos a palavra para dizer algo que não esteja diretamente ligado à pauta ou para fazer um comentário que nada venha a acrescentar a discussão só para chamar atenção, com certeza, essa não é uma boa estratégia. Essa intervenção poderá prejudicar a sua imagem, além de demonstrar um desconhecimento e um pouco de insegurança. O mesmo também acontece quando um profissional sai de um encontro corporativo sem falar absolutamente nada. Para não errar a mão, a dica é conhecer o ambiente e as pessoas envolvidas e saber ouvir com atenção.

 

Falta de objetividade

Com certeza, não é o tempo de uma reunião que determina a sua produtividade. Muito pelo contrário, quanto mais objetivo for este encontro, mais eficiente ele será. O ideal é que este evento tenha não só hora para começar, mas também para acabar, e é fundamental que esses limites sejam cumpridos. Uma responsabilidade que não se restringe apenas ao gestor. Todos os profissionais participantes também devem ficar atentos ao horário. Todos têm direito de emitir opinião, mas cada um deles tem o compromisso de fazê-lo de forma clara e objetiva. O tempo é um recurso muito caro e escasso nos dias atuais, além do mais não é só a sua disponibilidade que está em jogo. Por isso fique atento ao que acontece. Nada de conversas paralelas ou de desviar o foco central da reunião para discutir assuntos que não estão em pauta.

 

Falta de atenção

Esse é um ponto extremante importante, devemos prestar atenção em tudo o que é dito na reunião. Afinal, poderemos ser cobrados daquilo a qualquer momento. Em casos de dúvidas, nada de ter medo, pergunte. Mas, se as questões não estiverem relacionadas ao assunto pautado, deixe para abordar o gestor ao final do encontro. Para eliminar qualquer chance de esquecimento do que foi abordado, anote sempre as orientações. Ao sair da reunião, é recomendável uma reflexão sobre tudo o que foi discutido e traçar os próximos passos profissionais. Se não seguirmos na mesma direção do chefe, sua credibilidade pode ser abalada. A realização de uma ata (memória) pode ser a bússola que irá nortear as ações dos funcionários e ainda as cobranças do gestor.

 



Não saber fazer e ouvir críticas

É muito comum que durante uma reunião haja confronto de ideias. E nestas horas é importante ter postura tanto para receber como para fazer críticas. Senão, podemos até perder a razão em uma discussão, além de transmitir aos participantes uma postura de inflexibilidade, agressividade ou até mesmo de chatice. E essa atitude ao invés de colaborar com o desenvolvimento da reunião, só tende a atrapalhar. Sempre é recomendável esperar pela conclusão de uma ideia antes de pedir a palavra para fazer alguma intervenção. Saiba aceitar as críticas, pondere os pontos positivos das observações e conclua com a defensiva. Deixar de lado os ataques infundados e as pressões com base em problemas pessoais.

 

Formal ou informal demais

É comum participar de reuniões que permitem e até pedem a informalidade, outras não. Portanto é importante saber quando ousar ou não na linguagem. Errar essa medida pode transformar esse encontro em uma reunião totalmente improdutiva, além de comprometer a imagem do profissional que não se atentou a esse detalhe. Ele pode ser taxado de arrogante ou descompromissado. O que irá determinar os limites de formalidade sempre será a lista dos participantes, bem como o objetivo do encontro. Quando é uma reunião de equipe, as gírias e as brincadeiras são permitidas, desde que usadas moderadamente. Agora, se nessa mesma reunião o presidente da empresa for participar, é preciso tomar mais cuidado. A dica é sempre observar o comportamento de quem convocou o encontro.

 


Posturas corporais

É fato que alguns comportamentos e posturas podem comprometer o desenvolvimento de uma reunião. Por exemplo, a mania ficar batendo os dedos na mesa, o barulho do ficar arrastando os pés no chão ou abrir e fechar de uma tampa de uma caneta repetidamente até podem parecer atitudes inofensivas, mas geralmente isso pode desviar a atenção dos demais participantes e, consequentemente, colocar em xeque o rendimento do encontro. As conversas paralelas, risos, cochichos ou bilhetinhos não devem acontecer, mesmo quando se referem ao o mesmo assunto do evento. Ou você comenta com todos os participantes ou permanece em silencio. Se a reunião ficar cansativa e o sono começar a incomodar, opte por anotar o que está sendo falado. Nada de ficar fazendo desenhos, mexendo no laptop ou no celular. Demonstrar desinteresse sobre a reunião é um tremendo erro, além de transparecer falta de maturidade e comprometimento profissional.

 

Celular

Nunca se esquecer de desligar o celular. Ao entrar numa sala de reunião, essa é a primeira atitude que deve ser tomada. O toque do telefone móvel no decorrer do encontro irá atrapalhar o ritmo da discussão. Se estiver esperando uma ligação importante, o ideal é avisar o gestor a respeito do ocorrido antes de iniciar a reunião. Nesses casos, a melhor opção é deixar o aparelho no silencioso. Caso ele toque, não o atenda se abaixando na cadeira. Peça licença e saia da sala.

 

Informações de Reunião

Importantíssimo: todo e qualquer comentário referente ao assunto pautado deve ser discutido na reunião. Nada de omitir a participação e deixar para tecer opiniões nos corredores. Toda a roupa suja sempre deve ser lavada, passada e guardada durante este encontro. Existem ainda as reuniões com caráter sigiloso. Nesse caso, a discrição deve ser ainda maior. Propagar os assuntos discutidos dentro da sala para a empresa não é uma atitude nada ética. Além do mais, este profissional só perderá a sua credibilidade junto ao gestor.


 

Fonte e Sítios Consultados


 

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