Ferramentas de
Pesquisa – para empreendedores
Um dos maiores problemas dos empreendedores e talvez uma das
principais causas de fechamento dos negócios é a falta de clientes e a dificuldade
financeira, segundo dados do Sebrae. Por muitas vezes ouvimos que estes dois problemas poderiam ser minimizados
se houvesse um planejamento prévio e uma mínima pesquisa de mercado. Também é
comum encontrar muitos empresários que desistem de contratar qualquer tipo de
pesquisa quando esbarram nos preços praticados. Afinal, uma pesquisa básica de
mercado pode chegar ao custo de mais de 10 mil reais, e esses recursos ficam
impossíveis de serem investidos pelos empreendedores, afinal, o negócio nem
abriu ainda. Para amenizar este problema, existem algumas ferramentas online,
gratuitas, que podem auxiliar os empreendedores a mapear seu mercado antes de
arriscar.
Mas é necessário fazer uma avaliação prévia de qual é o tipo de
resposta que estamos procurando. Só depois disso é que poderemos saber o que
perguntar. Importante: saiba o que você está procurando e o que você
deseja encontrar, senão...
É verdade que as pesquisas mais informais, feitas pelos próprios
empreendedores, são um ponto de partida. Mas, dependendo do mercado, elas não são
capazes de substituir um estudo mais aprofundado para a elaboração do plano de
negócios. “Estas ferramentas são todas desenhadas a partir de instrumentos
quantitativos. No processo de pesquisa de mercado haverá momentos em que é
preciso estudar o consumidor através de métodos qualitativos, trazendo o
contexto de vida dos entrevistados para o processo de análise e discussão”,
indica o professor do Ibmec/RJ.
Visando garantir resultados satisfatórios com a utilização dessas ferramentas,
é recomendado procurar o ‘público alvo’ que tenham a ver com o perfil do seu
negócio para responder as perguntas. Uma pesquisa com um público-alvo diferente
do pretendido pode trazer resultados confusos e levar a erros. É o mesmo que
pesquisar junto a um tipo de público e criar estratégias para outro tipo de
público.
- Vamos conhecer algumas ferramentas de pesquisa de mercado para
empreendedores
Survey
Monkey
- O site permite que os empreendedores criem
questionários e enviem por e-mail durante a pesquisa. A versão gratuita inclui
10 perguntas por questionário e até 100 respostas. Nele é possível gerar
gráficos e a tabulação é feita automaticamente. A versão paga, a partir de 299
reais ao ano, dá acesso a formulários e respostas ilimitados e permite cruzar
dados.
Google Drive
- Alternativa ao Survey
Monkey, o Google também tem uma opção de formulário que pode ser
customizado e enviado aos entrevistados. Neste caso, o empreendedor precisa
saber interpretar e cruzar os dados. O serviço só reúne as respostas.
Mercado
de ações
- Sabe-se que a maneira mais barata de conhecer outros mercados é
analisando os dados de empresas do mesmo segmento que têm capital aberto. Sites
sobre o mercado financeiro e até a CVM reúnem informações sobre faturamento e
lucro dessas empresas que podem ser úteis na hora de elaborar um planejamento
financeiro, por exemplo.
Sua
Pesquisa
- O site Sua Pesquisa é
uma versão brasileira do Survey Monkey. É possível fazer questionários,
espalhar a pesquisa e coletar os dados para decisões. Há uma versão gratuita
que permite enviar um formulário e ter até 30 respostas e é possível cruzar os
dados.
Redes
sociais
- Usar as suas redes sociais para coletar dados pode ser uma boa
opção. O principal cuidado é ao escolher quem será o público. Para um negócio
de cosméticos, por exemplo, um caminho seria participar de grupos sobre o tema
e interagir, com autorização, fazendo perguntas pontuais.
BizStats
- Este site reúne informações e estatísticas financeiras de vários
setores, tudo de graça. É possível encontrar relatórios financeiros, análises
de risco e lucratividade, e ferramentas úteis de finanças. A dica é buscar
empresas que são referências na área do seu negócio e encontrar valores de
faturamento e investimento.
CrunchBase
- Para startups, o site TechCrunch
e sua base de dados de empresas é o ponto de partida. Ali, é possível
encontrar quais negócios já receberam investimento, quais fundos de interessam
pelo seu setor e outras informações sobre startups de todo o mundo.
Google
Trends
- Para quem ainda só tem uma ideia ou precisa definir um setor de
atuação, a ferramenta Google Trends pode ajudar. É
possível saber o que as pessoas mais estão pesquisando na internet, inclusive
definindo um território para a busca e comparando dois ou mais termos.
IpeaData
- Conhecer melhor os índices sociais e econômicos da região em que
se pretende atuar é uma das premissas do plano de negócios. Hoje, o Instituto
de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) reúne diversos dados do país em seu
site, como indicadores macroeconômicos, regionais e sociais.
PiniOn
- Este aplicativo funciona como uma ferramenta de coleta de dados
para empresas. É útil para negócios que já estão em operação e tem algum
capital para investir. O empresário cria uma missão e os usuários recebem
recompensas em dinheiro para dar opiniões e ideias sobre os produtos. O serviço
custa a partir de 2 mil reais.
Fonte
e Sítios Consultados
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