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20 de janeiro de 2014

Ferramentas de Pesquisa – para empreendedores


 
Ferramentas de Pesquisa – para empreendedores

 
Um dos maiores problemas dos empreendedores e talvez uma das principais causas de fechamento dos negócios é a falta de clientes e a dificuldade financeira, segundo dados do Sebrae. Por muitas vezes ouvimos que estes dois problemas poderiam ser minimizados se houvesse um planejamento prévio e uma mínima pesquisa de mercado. Também é comum encontrar muitos empresários que desistem de contratar qualquer tipo de pesquisa quando esbarram nos preços praticados. Afinal, uma pesquisa básica de mercado pode chegar ao custo de mais de 10 mil reais, e esses recursos ficam impossíveis de serem investidos pelos empreendedores, afinal, o negócio nem abriu ainda. Para amenizar este problema, existem algumas ferramentas online, gratuitas, que podem auxiliar os empreendedores a mapear seu mercado antes de arriscar.

Mas é necessário fazer uma avaliação prévia de qual é o tipo de resposta que estamos procurando. Só depois disso é que poderemos saber o que perguntar. Importante: saiba o que você está procurando e o que você deseja encontrar, senão...

É verdade que as pesquisas mais informais, feitas pelos próprios empreendedores, são um ponto de partida. Mas, dependendo do mercado, elas não são capazes de substituir um estudo mais aprofundado para a elaboração do plano de negócios. “Estas ferramentas são todas desenhadas a partir de instrumentos quantitativos. No processo de pesquisa de mercado haverá momentos em que é preciso estudar o consumidor através de métodos qualitativos, trazendo o contexto de vida dos entrevistados para o processo de análise e discussão”, indica o professor do Ibmec/RJ.

Visando garantir resultados satisfatórios com a utilização dessas ferramentas, é recomendado procurar o ‘público alvo’ que tenham a ver com o perfil do seu negócio para responder as perguntas. Uma pesquisa com um público-alvo diferente do pretendido pode trazer resultados confusos e levar a erros. É o mesmo que pesquisar junto a um tipo de público e criar estratégias para outro tipo de público.

 


- Vamos conhecer algumas ferramentas de pesquisa de mercado para empreendedores


 
Survey Monkey
- O site permite que os empreendedores criem questionários e enviem por e-mail durante a pesquisa. A versão gratuita inclui 10 perguntas por questionário e até 100 respostas. Nele é possível gerar gráficos e a tabulação é feita automaticamente. A versão paga, a partir de 299 reais ao ano, dá acesso a formulários e respostas ilimitados e permite cruzar dados.

 

Google Drive
- Alternativa ao Survey Monkey, o Google também tem uma opção de formulário que pode ser customizado e enviado aos entrevistados. Neste caso, o empreendedor precisa saber interpretar e cruzar os dados. O serviço só reúne as respostas.

 

Mercado de ações
- Sabe-se que a maneira mais barata de conhecer outros mercados é analisando os dados de empresas do mesmo segmento que têm capital aberto. Sites sobre o mercado financeiro e até a CVM reúnem informações sobre faturamento e lucro dessas empresas que podem ser úteis na hora de elaborar um planejamento financeiro, por exemplo.

 

Sua Pesquisa
- O site Sua Pesquisa é uma versão brasileira do Survey Monkey. É possível fazer questionários, espalhar a pesquisa e coletar os dados para decisões. Há uma versão gratuita que permite enviar um formulário e ter até 30 respostas e é possível cruzar os dados.

 


Redes sociais
- Usar as suas redes sociais para coletar dados pode ser uma boa opção. O principal cuidado é ao escolher quem será o público. Para um negócio de cosméticos, por exemplo, um caminho seria participar de grupos sobre o tema e interagir, com autorização, fazendo perguntas pontuais.

 

BizStats
- Este site reúne informações e estatísticas financeiras de vários setores, tudo de graça. É possível encontrar relatórios financeiros, análises de risco e lucratividade, e ferramentas úteis de finanças. A dica é buscar empresas que são referências na área do seu negócio e encontrar valores de faturamento e investimento.

 

CrunchBase
- Para startups, o site TechCrunch e sua base de dados de empresas é o ponto de partida. Ali, é possível encontrar quais negócios já receberam investimento, quais fundos de interessam pelo seu setor e outras informações sobre startups de todo o mundo.

 

Google Trends
- Para quem ainda só tem uma ideia ou precisa definir um setor de atuação, a ferramenta Google Trends pode ajudar. É possível saber o que as pessoas mais estão pesquisando na internet, inclusive definindo um território para a busca e comparando dois ou mais termos.
 


 

IpeaData
- Conhecer melhor os índices sociais e econômicos da região em que se pretende atuar é uma das premissas do plano de negócios. Hoje, o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA) reúne diversos dados do país em seu site, como indicadores macroeconômicos, regionais e sociais.

 

PiniOn
- Este aplicativo funciona como uma ferramenta de coleta de dados para empresas. É útil para negócios que já estão em operação e tem algum capital para investir. O empresário cria uma missão e os usuários recebem recompensas em dinheiro para dar opiniões e ideias sobre os produtos. O serviço custa a partir de 2 mil reais.

  

Fonte e Sítios Consultados


 

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