Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

27 de janeiro de 2014

As Diferenças entre gerenciar e liderar



Diferenças entre gerenciar e liderar

Sempre que essa pergunta é formulada, mesmo que por diversas vezes, ela sempre recebe várias formas de respostas. Devido a esse fato, vamos expor as diferenças entre Gerenciar e Liderar. Podemos verificar que a maior diferença entre gerentes e líderes está na maneira como motivam as pessoas que trabalham para eles ou os seguem. E isso estabelece a base para a identificação da maioria das diferenças como agem. Muitas pessoas, por sinal, são os dois. Elas exercem a função de gerentes, mas percebem que não se podem comprar corações, especialmente para levar pessoas a seguir por um caminho difícil, e, assim, agem como líderes também.
 
 
Um fator importante nessa diferenciação está na própria definição, já que os gerentes têm subordinados – a menos que seu título seja simplesmente honorário, conferido como um sinal de antiguidade ou para impressionar terceiros. Nesse caso, o título é um equívoco e não corresponde à autoridade formal. Os gerentes ocupam posição de autoridade, que lhe foi conferida pela companhia, e seus subordinados trabalham para eles executando o que lhes é demandado ou atribuído. O estilo do gerente é transacional, significando que o gerente diz ao subordinado o que fazer e o subordinado o faz, não porque seja um robô cego, mas porque há uma recompensa prometida por essa execução (no mínimo o seu salário).
As diferenças entre um gerente e um líder. No caso da tabela abaixo, estão demonstradas as características extremas de cada quesito, entendendo que entre as mesmas existe um amplo espectro de diferentes graduações. Muitas pessoas são líderes e gerentes ao mesmo tempo e, em decorrência, apresentam uma combinação de comportamentos.
 
 
Acompanhe a tabela abaixo com as diferenças entre Líder e Gerente
 

 


 


    Quesito

    Líder

    Gerente

Essência

Mudança

Estabilidade

Foco

Liderar pessoas

Gerenciar pessoas

Relação com pessoas

Seguidores

Subordinados

Horizonte

Longo Prazo

Curto Prazo

Busca

Visão

Objetivos

Abordagem

Indica o caminho

Detalha planos

Tomada de decisão

Facilitador

Toma decisões

Poder

Carisma pessoal

Autoridade formal

Apelo

Coração

Razão

Energia

Paixão

Controle

Cultura

Molda

Decreta

Dinâmica

Proativo

Reativo

Persuasão

Convence

Comunica

Estilo

 Transformacional

Transacional

Recompensa

Excitamento pelo trabalho

Dinheiro pelo trabalho

Privilegia

Empenho

Ação

Desejo

Realização

Resultados

Risco

Assumir

Minimiza

Regras

Quebra

Estabelece

Conflito

Usa

Evita

Direção

Novos caminhos

Caminhos existentes

Verdade

Busca

Estabelece

Preocupação

O que é correto

Estar correto

Crédito

Reconhece

Assume

Culpa

Assume

Aponta o culpado

 

 

 
 
Fonte e Sítios Consultados
http://www.ewaldoendler.com.br/
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog