Saiba reconhecer
as Emoções no Ambiente de Trabalho
- AS
CINCO EMOÇÕES BÁSICAS
O ser humano, em sua existência, vivencia cinco
emoções básicas:
- Medo
- Raiva- Tristeza
- Alegria
- Amor
Como não poderia deixar de ser, todas elas estão presentes
no ambiente corporativo também e cada uma delas tem sua fisiologia e consequências
para os resultados organizacionais:
- MEDO: a sua presença altera os batimentos cardíacos,
acelera a respiração, dilata as pupilas e reduz o fluxo de sangue órgãos
periféricos, preparando o corpo para a fuga.
Suas Consequências: as pessoas
com medo tendem a fugir de compromissos, evitam desafios e apresentam baixos
resultados.
O medo está relacionado com ameaças à
sobrevivência.
Simbolicamente, podemos citar algumas situações que
causam tal emoção:
• Demissões em massa,
que trazem como consequência a ameaça constante para aqueles que ficam.
• Estilos gerenciais
autoritários.• Mudanças bruscas no modelo de gestão, sem a devida sensibilização e preparo dos colaboradores.
- RAIVA: quando
presente ela gera tensão nos músculos, pupilas diminuídas, maior circulação de
sangue nos órgãos periféricos, preparando o corpo para a defesa e o
ataque.
Suas Consequências: As Pessoas
com raiva tendem a manifestar comportamentos agressivos e de revide. Um
ambiente onde impera a raiva é pouco produtivo. E junto vem a desconfiança, o
ciúme, a inveja e outros sentimentos que interferem sobremaneira no trabalho
colaborativo de equipe. Precisamos de times combativos e competitivos,
porém unidos pela solidariedade.
Os principais fatores que geram a raiva são:
• Injustiças
• Posturas gerenciais
agressivas e desqualificantes.
- TRISTEZA: a
postura de quem está triste é fechada e voltada para o próprio umbigo. O
abatimento, os ombros caídos, a ausência de vitalidade e a ausência do brilho
no olhar, indicam tal emoção. Geralmente acontece quando alguém sente uma (ou
diversas) perdas.
Suas Consequências: Como pode alguém preocupado e triste gerar
resultados?
A tristeza induz à apatia, à falta de energia e à
paralisação da ação. Ambientes muito introspectivos, geralmente carregam esta
emoção.
As causas podem ser variadas:
• Perda de status
• Redução do espaço
de poder• Perdas pessoais
- ALEGRIA: quem
está alegre apresenta tônus vital elevado, energia, olhos brilhantes,
movimento, riso fácil e disponibilidade para agir.
Suas Consequências: Ao
encontrar pessoas felizes, percebemos no ar algo diferente: o clima da
paixão pelo que se está produzindo. Logicamente, um time alegre, onde a
camaradagem se faz presente, tem maiores chances de gerar resultados e
contagiar o ambiente com sua ação.
O que faz
as pessoas serem felizes no ambiente corporativo:
• Reconhecimento
• Atitudes éticas e
coerentes• Possibilidades de desenvolvimento e crescimento profissional.
• Desafios
• Modelos de gestão abertos
• Gerentes e líderes que são exemplo
- AMOR: alegria
e amor caminham lado a lado. As duas emoções energizam o ser humano.
Porém o amor acalma, faz com que nosso organismo se harmonize, promovendo o bem
estar físico.
Suas Consequências: Onde o
amor se faz presente, na maioria das vezes, pode-se perceber algo de ‘sagrado’.
As pessoas se respeitam, se ajudam, preocupam-se com o semelhante, abrem seus
corações e suas mentes para um saber compartilhado. A retenção de talentos é
facilitada, a gestão do conhecimento corre de forma natural e,
consequentemente, os resultados se maximizam.
O que leva um time a amar o que faz:
• Lealdade
• Respeito• Trabalho significativo
• Sistema de gestão aberto
• Gerentes e líderes que amam o que fazem e são matrizes de identidade.
Sabemos que a mescla dessas emoções
estarão sempre fervilhando dentro do caldeirão empresarial, e o segredo do
sucesso deste tempero está nas mãos do Gestor e dos seus líderes.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.portaldomarketing.com.br
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