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28 de janeiro de 2014

As Emoções no Ambiente de Trabalho


Saiba reconhecer as Emoções no Ambiente de Trabalho
 
         

- AS CINCO EMOÇÕES BÁSICAS

O ser humano, em sua existência, vivencia cinco emoções básicas:

- Medo
- Raiva
- Tristeza
- Alegria
- Amor
 

Como não poderia deixar de ser, todas elas estão presentes no ambiente corporativo também e cada uma delas tem sua fisiologia e consequências para os resultados organizacionais:

 
- MEDO: a sua presença altera os batimentos cardíacos, acelera a respiração, dilata as pupilas e reduz o fluxo de sangue  órgãos periféricos, preparando o corpo para a fuga.


Suas Consequências: as pessoas com medo tendem a fugir de compromissos, evitam desafios e apresentam baixos resultados.

O medo está relacionado com ameaças à sobrevivência.

 
Simbolicamente, podemos citar algumas situações que causam tal emoção:
 
•      Demissões em massa, que trazem como consequência a ameaça constante para aqueles que ficam.
•      Estilos gerenciais autoritários.
•      Mudanças bruscas no modelo de gestão, sem a devida sensibilização e preparo dos colaboradores.
 

 
 

- RAIVA: quando presente ela gera tensão nos músculos, pupilas diminuídas, maior circulação de sangue nos órgãos periféricos, preparando o corpo para a defesa e o  ataque.

 
Suas Consequências: As Pessoas com raiva tendem a manifestar comportamentos agressivos e de revide. Um ambiente onde impera a raiva é pouco produtivo. E junto vem a desconfiança, o ciúme, a inveja e outros sentimentos que interferem sobremaneira no trabalho colaborativo de equipe.  Precisamos de times combativos e competitivos, porém unidos pela solidariedade.

 
Os principais fatores que geram a raiva são:

•      Injustiças
•      Posturas gerenciais agressivas e desqualificantes.

 

- TRISTEZA: a postura de quem está triste  é fechada e voltada para o próprio umbigo. O abatimento, os ombros caídos, a ausência de vitalidade e a ausência do brilho no olhar, indicam tal emoção. Geralmente acontece quando alguém sente uma (ou diversas) perdas.

 
Suas Consequências: Como pode alguém preocupado e triste gerar resultados?

A tristeza induz à apatia, à falta de energia e à paralisação da ação. Ambientes muito introspectivos, geralmente carregam esta emoção.
 
As causas podem ser variadas:

•      Perda de status
•      Redução do espaço de poder
•      Perdas pessoais

 
 


- ALEGRIA: quem está alegre apresenta tônus vital elevado, energia, olhos brilhantes, movimento, riso fácil e disponibilidade para agir.

 
Suas Consequências: Ao encontrar pessoas felizes, percebemos no ar algo diferente: o clima da paixão pelo que se está produzindo. Logicamente, um time alegre, onde a camaradagem se faz presente, tem maiores chances de gerar resultados e contagiar o ambiente com sua ação.
 

O que faz as pessoas serem felizes no ambiente corporativo:

•      Reconhecimento
•      Atitudes éticas e coerentes
•      Possibilidades de desenvolvimento e crescimento profissional.
•      Desafios
•      Modelos de gestão abertos
•      Gerentes e líderes que são exemplo

 


- AMOR: alegria e amor caminham lado a lado. As duas emoções energizam o ser humano.  Porém o amor acalma, faz com que nosso organismo se harmonize, promovendo o bem estar físico.
 

Suas Consequências: Onde o amor se faz presente, na maioria das vezes, pode-se perceber algo de ‘sagrado’. As pessoas se respeitam, se ajudam, preocupam-se com o semelhante, abrem seus corações e suas mentes para um saber compartilhado. A retenção de talentos é facilitada, a gestão do conhecimento corre de forma natural e, consequentemente, os resultados se maximizam.

 
O que leva um time a amar o que faz:

•      Lealdade
•      Respeito
•      Trabalho significativo
•      Sistema de gestão aberto
•      Gerentes e líderes que amam o que fazem  e são matrizes de identidade.

 
          Sabemos que a mescla dessas emoções estarão sempre fervilhando dentro do caldeirão empresarial, e o segredo do sucesso deste tempero está nas mãos do Gestor e dos seus líderes.


Fonte e Sítios Consultados
http://www.portaldomarketing.com.br

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