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Administração no Blog

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19 de dezembro de 2013

Já fez o Planejamento da sua empresa para 2014?

 


O ano de 2014 será repleto de acontecimentos no Brasil, teremos a tão falada Copa do Mundo FIFA de Futebol o que deixará o turismo em alta em nosso país, também acontecerão as eleições presidenciais, a inflação deve decidir qual será a sua roupagem para este ano ou se vai ficar brincando de enconde enconde, as concorrências empresariais que a empresa está sujeita, as inovações necessárias para alcançar o sucesso empresarial e etc. Esses são apenas alguns dos fatos e fatores que vão fazer parte do cotidiano da sua empresa no próximo ano.

Fazer um planejamento anual é importante em qualquer época, mas para um ano que promete fortes emoções (sem contar com os imprevistos, que sempre acontecem) ele se torna essencial. Ainda mais, segundo o IBGE, no Brasil, quase metade das empresas fecham a até os três anos de vida por falta de planejamento. Para quem não quer entrar nessa triste  estatística seria importante anotar as dicas a seguir e começar desde já a se planejar!

Balanço do ano de 2013

Aqui, não estamos falando daquele balanço conhecido, que você já deve ter feito, o balanço financeiro. Devemos reservar um tempo para fazer uma retrospectiva e relembrar todas as ações que deram certo e errado, os produtos mais e menos vendidos e os investimentos com maior e menor retorno. Com certeza, essa análise vai ajudar a definir no que apostar novamente e o que é preciso melhorar e como.
 
 

Traçar metas

Colocar no papel quais são os objetivos da empresa para o próximo ano. Desde metas financeiras, de vendas chegando até número de fãs no Facebook, defina aonde você pretende chegar.

Atenção: esses números não devem ser irrisórios nem aleatórios, por isso a etapa acima é importante. Ela te guiará na hora de traçar metas tangíveis e novos rumos para o seu negócio.

Explorar o calendário

Perceba e marque no calendário todas as datas importantes para o seu negócio e planeje cada uma delas com antecedência. No varejo, toda data especial é uma oportunidade de vender mais. Saiba aproveitar cada uma delas.

Projete diferentes cenários

É importante ter um planejamento para o melhor e para o pior também, ainda mais em um ano com tantas expectativas, mas resultados incertos. A Copa do Mundo FIFA de Futebol, por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para alavancar suas vendas, mas a alta na inflação pode acabar com essa festa.
 

Enfim, planeje como sua empresa vai reagir ao cenário pessimista e como ela se comportará no otimista. Por exemplo, e se as vendas realmente crescerem na época da Copa, como estará a sua logística para esse aumento de demanda?

Deixe tudo documentado

Um fator importante é que tudo isso que foi colocado até agora seja transferido para o papel (ou em documentos online) de forma organizada. Fazer planilhas no Excel, colar suas metas na parede do escritório, estudar todos os detalhes e deixar tudo guardado, mas não esquecido.

IMPORTANTE: Periodicamente, rever essas metas, as datas e os planos para os cenários a fim de confirmar se está tudo saindo como o planejado ou se é preciso fazer adequações.

          Agora é mãos a obra!

 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.uolhost.com.br

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