O ano de 2014 será
repleto de acontecimentos no Brasil, teremos a tão falada Copa do Mundo FIFA de
Futebol o que deixará o turismo em alta em nosso país, também acontecerão as eleições
presidenciais, a inflação deve decidir qual será a sua roupagem para este ano ou
se vai ficar brincando de enconde enconde, as concorrências empresariais
que a empresa está sujeita, as inovações necessárias para alcançar o sucesso
empresarial e etc. Esses são apenas alguns dos fatos e fatores que vão fazer
parte do cotidiano da sua empresa no próximo ano.
Fazer um
planejamento anual é importante em qualquer época, mas para um ano que promete
fortes emoções (sem contar com os imprevistos, que sempre acontecem) ele se torna essencial. Ainda mais, segundo o IBGE, no Brasil, quase
metade das empresas fecham a até os três anos de vida por falta de
planejamento. Para quem não quer entrar nessa triste estatística seria importante anotar as dicas a
seguir e começar desde já a se planejar!
Balanço do ano de 2013
Aqui, não estamos falando
daquele balanço conhecido, que você já deve ter feito, o balanço financeiro.
Devemos reservar um tempo para fazer uma retrospectiva e relembrar todas as
ações que deram certo e errado, os produtos mais e menos vendidos e os
investimentos com maior e menor retorno. Com certeza, essa análise vai ajudar a
definir no que apostar novamente e o que é preciso melhorar e como.
Traçar metas
Colocar no papel
quais são os objetivos da empresa para o próximo ano. Desde metas financeiras, de
vendas chegando até número de fãs no Facebook, defina aonde você pretende chegar.
Atenção: esses números não devem ser
irrisórios nem aleatórios, por isso a etapa acima é importante. Ela te guiará
na hora de traçar metas tangíveis e novos rumos para o seu negócio.
Explorar o calendário
Perceba e marque no
calendário todas as datas importantes para o seu negócio e planeje cada uma
delas com antecedência. No varejo, toda data especial é uma oportunidade de
vender mais. Saiba aproveitar cada uma delas.
Projete diferentes cenários
É importante ter um
planejamento para o melhor e para o pior também, ainda mais em um ano com
tantas expectativas, mas resultados incertos. A Copa do Mundo FIFA de Futebol,
por exemplo, pode ser uma ótima oportunidade para alavancar suas vendas, mas a
alta na inflação pode acabar com essa festa.
Enfim, planeje como
sua empresa vai reagir ao cenário pessimista e como ela se comportará no
otimista. Por exemplo, e se as vendas realmente crescerem na época da Copa,
como estará a sua logística para esse aumento de demanda?
Deixe tudo documentado
Um fator importante
é que tudo isso que foi colocado até agora seja transferido para o papel (ou em
documentos online) de forma organizada. Fazer planilhas no Excel, colar suas
metas na parede do escritório, estudar todos os detalhes e deixar tudo
guardado, mas não esquecido.
IMPORTANTE: Periodicamente, rever essas metas,
as datas e os planos para os cenários a fim de confirmar se está tudo saindo
como o planejado ou se é preciso fazer adequações.
Agora é mãos a obra!
Fonte e Sítios Consultados
http://www.uolhost.com.br
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