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20 de dezembro de 2013

Comportamento nas Festas Corporativas de Final de Ano



Sabemos que o bom senso é fundamental em qualquer ocasião, ainda mais quando queremos evitar deslizes e ganhar alguns pontos com o chefe nos eventos de final de ano. Afinal, é certo que devemos evitar os excessos tanto em nossa vida pessoal como na profissional também.

O natal e o ano novo já estão aí batendo em nossa porta e todos sabemos que nesta época do ano são muitos os planos e comemorações em nossa agenda, entre elas a festa de confraternização da empresa. E sempre existem aqueles que acham que a festa de fim de ano é o momento de beber e comer bem e de uma diversão sem limites, cuidado. Pode não parecer, mas essas ocasiões são uma verdadeira armadilha para qualquer profissional. Apesar de serem na maioria das vezes fora do ambiente de trabalho, não deixa de ser um acontecimento delicado, já que envolve pessoas que trabalham na mesma empresa, inclusive chefes, diretores e em muitas ocasiões consultores, clientes e etc. Então, não é o momento certo para excessos.

Todo ambiente festivo ou com mais descontração exige cuidados para que a comemoração não faça um profundo arranhão na imagem pessoal e profissional do funcionário. Sempre devemos pensar que apesar das festas de fim de ano ser um momento de descontração em que é permitida uma maior aproximação entre os colegas e até do chefe, não devemos nunca descuidar da postura, em momento algum. É muito importante que as atitudes neste tipo de ambiente sejam as mesmas do ambiente profissional, porém é claro,  com um pouco mais de leveza.

Afinal, qualquer comportamento inadequado, uma roupa mais extravagante ou exageros no consumo de bebidas alcoólicas podem ser determinantes para que o funcionário passe a ser malvisto dentro da empresa. Por outro lado, um comportamento adequado, condizente com as regras da empresa, somados a uma conversa agradável só irão contar pontos a seu favor.

Todos profissionais devem compreender que estão em um ambiente onde, provavelmente, estarão sendo observados por alguém que pode demiti-los, e por isso deve-se ter atenção. É claro que esses eventos não servem para isso, mas eles propiciam algumas avaliações dos empregados em um momento em que eles acreditam que não estão sendo observados. Mesmo que muitos não percebam, estes são excelentes momentos para se atualizar a rede de relacionamentos, pois permitem a aproximação com colegas de diferentes áreas da empresa e com outros profissionais do mercado. Como o clima é de confraternização, as pessoas tendem a serem mais abertas ao contato com os colegas que antes desconheciam. E não é de bom tom ultrapassar os limites, em todos os sentidos. Quem sabe não está aí a chance de você mudar para aquela área onde sempre desejou trabalhar ou, quem sabe, receber uma proposta interessante de outra empresa.

É claro que esta é uma ótima oportunidade de entrar em contato direto com os escalões mais altos da companhia. Afinal, todo profissional deve ter em mente que quem promove alguém a gerente é um diretor ou o presidente. Portanto, se o profissional não aparecer para estes níveis, se não souber conversar com este escalão ou se não causar uma boa impressão, é claro — ele dificilmente será escolhido quando surgir alguma chance de uma promoção.

É bom que se diga que a preocupação em se comportar bem nessas ocasiões não deve ser apenas dos funcionários. A etiqueta vale para todos, sem distinção hierárquica. Todos devem ter um comportamento adequado. Porém, os líderes devem se preocupar muito mais e ter ainda mais cuidado: afinal eles atuam como um exemplo para as suas equipes, isso quer dizer que neste momento seus liderados também o estão observando e, consequentemente, poderão reproduzir seu comportamento.

Para evitar qualquer situação vexatória que possa prejudicar o seu futuro na empresa, apresentaremos uma lista com dicas de comportamento em eventos corporativos.

Presença — Apareça! Deixar de ir à festa de fim de ano da empresa pode parecer desdém com os demais colegas de trabalho e com a companhia. Mesmo que só possa fazer uma breve presença, vá.

Traje — Você ainda está indo para o trabalho, mesmo que o clima seja de festa. Então não coloque uma roupa que você usaria para uma boate ou domingo de sol na orla. Discrição e sobriedade são fundamentais. Caso o evento seja em um sítio ou clube em que o traje recomendado é o de banho, a dica permanece. Biquíni ou uma sunga pequena destoa do ambiente. Maiôs, sunquínis e bermudas são mais adequados.

Conversas — Ao tentar se aproximar de alguém com quem não tem muito contato no dia a dia, se apresente antes. Vendo reciprocidade, inicie uma conversa interessante, animada (não confunda com fazer piadas) e de conteúdo. Não fale só sobre trabalho, este não é o momento para isso.

Coquetel/ Buffet — Não haja como um faminto. Encher demais o prato e repetir diversas vezes é algo deselegante, pega mal e todos reparam.

Flerte — Se a empresa não proibir, vá em frente, mas com calma. Certifique-se de que o interesse é mútuo e não unilateral. Ainda assim, caso seja correspondido, deixe os momentos de intimidade para outro local.

Bebidas alcoólicas — Geralmente há bebidas alcoólicas à vontade, mas isso não quer dizer que você deva ir com muita sede ao pote. Ficar alegrinho ou bêbado pode acabar com a sua reputação no trabalho e lhe garantir, além de má fama, uma possível demissão. A dica é beber um copo de água ou suco a cada dose de álcool ingerida e se alimentar antes de começar a beber. Respeite os seus limites.

Amigo secreto — Se tiver a brincadeira de amigo secreto, ao descrever a pessoa que sorteou para presentear, fale de qualidades pessoais e profissionais, evite características negativas. Não tente fazer piadas com palavras pejorativas e apelidos.

Chefes/Superiores — Não tente se aproximar com muita intimidade, o ideal é esperar o gestor dar abertura. Caso seja o chefe, haja com simpatia e naturalidade, para deixar o funcionário à vontade.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://oglobo.globo.com

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