Sabemos que o bom senso é fundamental em qualquer ocasião, ainda mais
quando queremos evitar deslizes e ganhar alguns pontos com o chefe nos eventos
de final de ano. Afinal, é certo que devemos evitar os excessos tanto em nossa
vida pessoal como na profissional também.
O natal e o ano novo já estão aí batendo em nossa porta e todos sabemos que nesta época do ano são muitos os planos e
comemorações em nossa agenda, entre elas a festa de confraternização da
empresa. E sempre existem aqueles que acham que a festa de fim de ano é o
momento de beber e comer bem e de uma diversão sem limites, cuidado.
Pode não parecer, mas essas ocasiões são uma verdadeira armadilha para qualquer
profissional. Apesar de serem na maioria das vezes fora do ambiente de
trabalho, não deixa de ser um acontecimento delicado, já que envolve pessoas
que trabalham na mesma empresa, inclusive chefes, diretores e em muitas
ocasiões consultores, clientes e etc. Então, não é o momento certo para
excessos.
Todo ambiente festivo ou com mais descontração exige cuidados para que a
comemoração não faça um profundo arranhão na imagem pessoal e profissional do
funcionário. Sempre devemos pensar que apesar das festas de fim de ano ser um
momento de descontração em que é permitida uma maior aproximação entre os
colegas e até do chefe, não devemos nunca descuidar da postura, em momento
algum. É muito importante que as atitudes neste tipo de ambiente sejam as mesmas
do ambiente profissional, porém é claro, com um pouco mais de leveza.
Afinal, qualquer comportamento inadequado, uma roupa mais extravagante
ou exageros no consumo de bebidas alcoólicas podem ser determinantes para que o
funcionário passe a ser malvisto dentro da empresa. Por outro lado, um
comportamento adequado, condizente com as regras da empresa, somados a uma
conversa agradável só irão contar pontos a seu favor.
Todos profissionais devem compreender que estão em um ambiente onde,
provavelmente, estarão sendo observados por alguém que pode demiti-los, e por
isso deve-se ter atenção. É claro que esses eventos não servem para isso, mas eles
propiciam algumas avaliações dos empregados em um momento em que eles acreditam
que não estão sendo observados. Mesmo que muitos não percebam, estes são
excelentes momentos para se atualizar a rede de relacionamentos, pois permitem
a aproximação com colegas de diferentes áreas da empresa e com outros
profissionais do mercado. Como o clima é de confraternização, as pessoas tendem
a serem mais abertas ao contato com os colegas que antes desconheciam. E não é
de bom tom ultrapassar os limites, em todos os sentidos. Quem sabe não está aí
a chance de você mudar para aquela área onde sempre desejou trabalhar ou, quem
sabe, receber uma proposta interessante de outra empresa.
É claro que esta é uma ótima oportunidade de entrar em contato direto
com os escalões mais altos da companhia. Afinal, todo profissional deve ter em
mente que quem promove alguém a gerente é um diretor ou o presidente. Portanto,
se o profissional não aparecer para estes níveis, se não souber conversar com
este escalão ou se não causar uma boa impressão, é claro — ele dificilmente
será escolhido quando surgir alguma chance de uma promoção.
É bom que se diga que a preocupação em se comportar bem nessas ocasiões
não deve ser apenas dos funcionários. A etiqueta vale para todos, sem distinção
hierárquica. Todos devem ter um comportamento adequado. Porém, os líderes devem
se preocupar muito mais e ter ainda mais cuidado: afinal eles atuam como um
exemplo para as suas equipes, isso quer dizer que neste momento seus liderados
também o estão observando e, consequentemente, poderão reproduzir seu
comportamento.
Para evitar qualquer situação vexatória que possa prejudicar o seu
futuro na empresa, apresentaremos uma lista com dicas de comportamento em
eventos corporativos.
Presença — Apareça! Deixar de ir à festa de fim
de ano da empresa pode parecer desdém com os demais colegas de trabalho e com a
companhia. Mesmo que só possa fazer uma breve presença, vá.
Traje — Você ainda está indo para o trabalho,
mesmo que o clima seja de festa. Então não coloque uma roupa que você usaria
para uma boate ou domingo de sol na orla. Discrição e sobriedade são
fundamentais. Caso o evento seja em um sítio ou clube em que o traje
recomendado é o de banho, a dica permanece. Biquíni ou uma sunga pequena destoa
do ambiente. Maiôs, sunquínis e bermudas são mais adequados.
Conversas — Ao tentar se aproximar de alguém com
quem não tem muito contato no dia a dia, se apresente antes. Vendo
reciprocidade, inicie uma conversa interessante, animada (não confunda com
fazer piadas) e de conteúdo. Não fale só sobre trabalho, este não é o momento
para isso.
Coquetel/ Buffet — Não haja como um faminto. Encher
demais o prato e repetir diversas vezes é algo deselegante, pega mal e todos
reparam.
Flerte — Se a empresa não proibir, vá em
frente, mas com calma. Certifique-se de que o interesse é mútuo e não
unilateral. Ainda assim, caso seja correspondido, deixe os momentos de
intimidade para outro local.
Bebidas alcoólicas — Geralmente há bebidas alcoólicas à
vontade, mas isso não quer dizer que você deva ir com muita sede ao pote. Ficar
alegrinho ou bêbado pode acabar com a sua reputação no trabalho e lhe garantir,
além de má fama, uma possível demissão. A dica é beber um copo de água ou suco
a cada dose de álcool ingerida e se alimentar antes de começar a beber.
Respeite os seus limites.
Amigo secreto — Se tiver a brincadeira de amigo
secreto, ao descrever a pessoa que sorteou para presentear, fale de qualidades
pessoais e profissionais, evite características negativas. Não tente fazer
piadas com palavras pejorativas e apelidos.
Chefes/Superiores — Não tente se aproximar com muita
intimidade, o ideal é esperar o gestor dar abertura. Caso seja o chefe, haja
com simpatia e naturalidade, para deixar o funcionário à vontade.
Fonte
e Sítios Consultados
http://oglobo.globo.com
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