Sabemos
que a TI é utilizada para atender aos requisitos de negócios das empresas,
porém uma gestão pouco eficaz de seus recursos pode comprometer toda a empresa.
É praticamente impossível um CIO (Chief
Information Officer) estar envolvido em cada etapa dos projetos e
processos de TI, porém é essencial que tenha pleno domínio da organização.
Para possibilitar essa gestão de TI os CIOs precisam
focar em quadro dimensões: Pessoas, Projetos, Processos e Métricas.
As tecnologias da informação se sofisticam para atender requisitos de
integração de dados e processos e para garantir maior disponibilidade dos
sistemas.
As
transações em tempo real entre fornecedores e clientes trouxeram uma nova
realidade para as empresas. O uso da Internet como ferramenta de integração
trouxe também grandes vantagens para as empresas, porém o fator segurança chegou
para ameaçar a integridade das informações. A redução dos custos de comunicação
com o uso da Internet é compensada com os pesados investimentos com ferramentas
de segurança.
Para que uma organização de TI consiga
desenvolver e operar as novas tecnologias é necessário um batalhão de
especialistas, um contínuo aperfeiçoamento da equipe e um controle absoluto dos
processos e do budget. Uma gestão competente é importante para garantir que os
investimentos atinjam o ROI prometido, a confiabilidade e disponibilidade das
informações.
O
gerenciamento de projetos compreende cinco processos – Início, Planejamento, Execução,
Controle e Fechamento, bem com nove áreas de conhecimento: Integração,
escopo, tempo, custo, qualidade, recursos humanos, comunicação, análise de
risco e aquisição. Esses padrões devem ser adotados pelas organizações de TI em
maior ou menor escala, dependendo da complexidade do negócio. Quanto mais
complexo o negócio mais formal devem ser a implementação dos processos e seu
controle. Se analisarmos as técnicas e as práticas recomendadas por esses
padrões chegaremos a conclusão que são óbvias para uma boa gestão de TI,
entretanto se as ignorarmos colocaremos em risco a empresa.
A
adoção de padrões requer um controle efetivo que avalie continuamente o
desempenho das práticas e das pessoas, garantindo a eficiência da organização.
Um método de acompanhamento das metas pré-definidas pela organização é o Balance
Scorecard. Esse processo permite criar sinergia entre as pessoas,
assegurar que a estratégia seja implementada e que ela avalie o desempenho da
organização.
Encerrando
este, afirmamos que para um CIO adotar uma gestão eficiente de TI ele terá que
focar em quadro dimensões: Pessoas, Projetos, Processos e Métricas.
Cada dimensão já possui um conjunto de práticas e técnicas para assegurar a
eficiência da gestão. Basta aplicá-las! Simples! Nem tanto. A dimensão mais
importante no processo é a que envolve as pessoas. Nessa dimensão é onde as
habilidades do CIO
serão colocadas à prova. Aqui é onde se investe mais tempo, procurando alinhar
cada membro da equipe aos objetivos da organização e no aperfeiçoamento das
habilidades técnicas e de comportamento.
Fonte e Sítios Consultados
http://www.efagundes.com
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