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Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

16 de novembro de 2013

Valor Agregado e Preço Certo

A Procura do Preço Certo e do Valor Agregado



 

Desde o primeiro dia em que nascemos, começamos a conhecer e aprender como funciona este nosso mundo. Iremos caminhar um pouco pelo mundo dos empreendedores iniciantes, momento esse, que com certeza podemos comparar com um nascimento. É certo que algumas pessoas têm mais dificuldades que outras para entenderem alguns assuntos, mas, mesmo assim todos nós teremos que conviver com essas limitações, conhecendo ou não os seus aspectos, por exemplo, todas as coisas têm seu preço demarcado, e é aí que existe uma grande divergência entre os consumidores e os empreendedores iniciantes. Quanto vale o que você oferece ao cliente e quanto ele está disposto a pagar pelo que é oferecido a ele, talvez seja esta uma das principais dúvidas de quem está começando um negócio ou lançando um produto.

É muito importante que neste momento tudo seja feito com muita calma, pois, para acertar na precificação o empreendedor precisa, antes de tudo, entender a diferença entre preço e valor. A soma dos esforços (custos) para obter algo representa o preço que se paga, enquanto a soma dos benefícios recebidos ao obter aquilo que desejamos representa o valor. Dois bens podem ser vendidos pelo mesmo preço, porém, com valores diferentes, assim como também podem possuir o mesmo valor e serem vendidos por preços diferentes.

Um pensamento comum é que o preço de venda é a quantia que deverá cobrir o custo direto da mercadoria, as despesas variáveis (impostos e comissões), as despesas fixas (aluguel, água, luz, telefone, internet, salários), além de permitir a obtenção de lucro. Além das contas básicas, deve ser considerado qual o real objetivo do empreendedor: penetração no mercado, pronta recuperação de caixa, promoção de linha de produtos, maximização do lucro ou diferenciação no mercado.
 



O preço deve ser encarado como fator estratégico de posicionamento. O montante a ser cobrado dos clientes vai depender de diversos fatores além dos custos de produção, como o perfil dos consumidores, a quantia pedida pelos concorrentes e o valor agregado.

A conhecida expressão “agregar valor”, neste caso, significa tornar as coisas especiais para o seu público, trabalhar a percepção do cliente para valorizar mais a oferta e o benefício do que estamos oferecendo a ele. O consumidor irá julgar se algo é caro ou barato dependendo da percepção dos benefícios recebidos na aquisição. Se a percepção é de que o produto ou serviço custa mais do que vale, será considerado caro. Assim como barato é aquilo que traz a percepção de que vale mais do que realmente custa.

Saber avaliar a importância da qualidade do que sendo oferecido é fundamental. Em um posicionamento voltado à diferenciação no mercado, nem sempre o preço mais baixo é o item mais importante. Muitas melhorias na produção podem não diminuir custos de comercialização, mas se acrescentam valor ao produto ou ao serviço, e isso pode contribuir para o aumento do faturamento.

Na percepção do valor podemos levar em conta os seguintes aspectos: status da marca, qualidade do produto, necessidade, tendência, inovação e exclusividade. Quanto menores forem os esforços gastos e maiores forem os benefícios percebidos na satisfação das necessidades, maior será o valor que o cliente irá atribuir ao produto ou ao serviço.

O valor agregado tende a possibilitar um bom posicionamento no mercado, ajuda na sustentação de preços mais elevados e contribui para alcançar margens de lucro mais significativas.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.endeavor.org.br

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