Oportunidade
de Negócios - saiba reconhecer uma.
Uma oportunidade de negócios só existe
quando a oferta de um produto ou serviço encontra-se com a necessidade ou quando
existir o desejo de alguém que esteja disposto a pagar por eles. Portanto, antes
de tudo, o empreendedor deve estar convencido da existência de uma oportunidade
de negócios. É comum encontrar por empreendedores que começaram um negócio pelo
simples fato de gostarem de certa atividade, mas, nunca procuraram obter
maiores informações sobre esse mercado. O que deve acontecer antes da decisão
de entrar em qualquer mercado é o convencimento, e este convencimento só
acontece através de uma imersão neste mercado e nas características do tipo de
negócio que se pretende desenvolver.
Vamos
a um exemplo: um empreendedor teve a ideia de montar uma sorveteria em uma
cidade do interior do estado de São Paulo, principalmente porque ele percebeu
que os dias de calor estão cada vez mais constantes, e que ele próprio era um
amante de um bom sorvete.
Sabendo que todo o seu sentimento
pessoal não seria suficiente para caracterizar essa oportunidade, este
empreendedor em questão procurou, primeiramente, identificar naquela cidade
quais eram os locais que estavam localizadas as principais sorveterias. Para
conseguir essas informações ele procurou por diversas fontes e descobriu que em
um bairro de grande densidade populacional e poder aquisitivo médio, não havia
nenhuma sorveteria. Ele então imaginou que talvez fosse menos arriscado iniciar
um negócio novo distante dos concorrentes. Foi então que ele decidiu concentrar
toda a sua atenção no levantamento das informações daquele bairro. Por todos os
dias ele se dirigia para lá e conversava com os moradores... Em uma dessas
conversas, conheceu um líder de uma associação de moradores, que facilitou o
acesso deste empreendedor em uma reunião, na qual ele pôde até distribuir um
questionário de perguntas sobre a opinião das pessoas em relação ao futuro
negócio.
O
resultado: o empreendedor então se convenceu de que a sua ideia inicial
significava um negócio em potencial. Será que ele podia então abrir a empresa?
Não,
a resposta é não. Afinal, ele sabia que além das pesquisas efetuadas,
ele deveria verificar a viabilidade do negócio e que mesmo uma
boa oportunidade, pode não ser viável. Para esta situação, o plano de
negócios é a ferramenta interessante para efetuar esta análise.
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Nos links abaixo você encontra maiores informações sobre Plano de Negócios.
Fonte e sítios Consultados
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