Os sinais de um chefe
ultrapassado no seu negócio
Os consultores de empresas e os especialistas
afirmam que pequenos empresários centralizadores deveriam mudar de postura para
ter uma relação melhor com suas equipes. É preciso comentar que cuidar
da gestão de pessoas de uma empresa não é uma tarefa fácil. Entretanto, é
importante que os empreendedores saibam
da importância de ser um chefe que
seja um exemplo para sua equipe. “O
empresário hoje não pode ser mais aquele cara, atrás do balcão, atrás do
computador ou atrás do caixa o dia inteiro”.
Para
a coordenadora do setor de Carreiras do Ibmec/MG, muitos empresários são
centralizadores e isso acaba interferindo na sustentabilidade do negócio. “Eles
delegam sem terem segurança, acabam acumulando tarefas e ficam presos nas
tarefas operacionais”, explica.
“Em
termos de atitude, o líder forte é expansivo e ajuda a engrandecer sua equipe investindo
nos talentos”, afirmam os consultores.
Vamos
acompanhar os seis sinais que demonstram que você é um chefe ultrapassado.
1. É centralizador
Considerar
uma perda de tempo delegar tarefas e acreditar que conseguirá fazer mais
rápido, é bom pensar melhor. “A empresa de cinco passa a ter 50 funcionários,
mas ainda assim só o dono que faz as coisas”. O ideal é que o processo comece
aos poucos e que a equipe aprenda como as tarefas são realizadas.
A
principal desvantagem de ser um empreendedor centralizador é que sua empresa
deixa de inovar, pois ensinar a sua equipe a participar mais dos processos pode
gerar novas soluções. “As pessoas deixam de trazer ideias novas,
não há criatividade na empresa”, afirmam os especialistas.
2. Não
estimula a equipe
Quando
a empresa já está funcionando de uma determinada maneira, um chefe acomodado
não vê necessidade de incentivar a equipe a fazer um trabalho melhor. “Ele
quer hoje que as pessoas funcionem sozinhas, sem ele cobrar e sem ele ensinar
nada”, afirmam os especialistas.
Um
erro que a maioria dos donos de pequenas empresas comete é acreditar que a
motivação para trabalhar tem que ser pelo medo. ”Ele não entende a ideia de
respeito e acaba gastando uma energia para se posicionar como um líder forte,
quando não é”, explicam os especialistas.
3. Raramente
escuta os outros
Receber
feedbacks nunca é demais, mesmo para o dono de uma pequena empresa. Os profissionais da
nova geração, por exemplo, querem ser ouvidos e muitas vezes se deparam com
chefes que não valorizam esse tipo de atitude. Se o empresário tem pensamentos
muito egoístas, como “era comum há 10 anos. Por que vou escutar
uma pessoa que acabei de contratar?”, é preciso fazer uma reflexão.
Um
líder que toma essa postura evolutiva não pode só escutar como tem que colocar
em prática. Caso contrário, o empresário perderá os melhores talentos da
empresa.
4. Só
se preocupa com os próprios benefícios
Se o
chefe é do tipo de pessoa que quando alguma coisa dá certo assume as vitórias,
mas quando não dá joga a culpa na equipe, esse estilo de liderança deve ser
mudado. Caso contrário, ele terá uma equipe cansada e desengajada. “O
líder forte é aquele que fomenta a competência para que a equipe possa voar com
as suas próprias pernas”, explicam os consultores de empresas.
A
principal desvantagem de insistir nesse tipo de atitude é que nenhum
funcionário vestirá a camisa da sua empresa, muito pelo contrário.
5. Vê
custo em tudo
Para
melhorar a equipe e formar sucessores é preciso ter uma visão de longo prazo. “A
questão de treinamento e desenvolvimento para as pessoas é vista como custo e
não como investimento. Ele não arrisca nesse sentido e prefere economizar”,
afirmam os consultores de empresas.
Além
disso, investir para ter um ambiente de trabalho agradável ou oferecer
benefícios são algumas práticas que custam, mas que podem melhorar a produtividade da sua
equipe.
6. Não
assume que precisa se profissionalizar
É
fato que o empreendedor gosta de ter controle de tudo, mas nem sempre tem
conhecimento de todas as áreas da empresa. “Se ele não tem competência em
determinadas áreas, deve buscar ajuda fazendo cursos ou buscar uma empresa
qualificada para terceirizar o serviço”, analisam os consultores.
Os
empresários que insistem em manter a postura de que sabem de tudo têm uma grande
chance de acabar perdendo espaço no mercado.
Fonte e Sítios Consultados
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