Respostas
para algumas dúvidas dos Microempresários
Acompanhe a série sobre as dúvidas mais comuns dos Microempresários. Nesta
primeira postagem abordaremos quatro questionamentos.
- Quais
são as formas de avaliar a aceitação de um produto ou serviço por parte do
mercado consumidor?
- Como
identificar meus concorrentes?
- Como
reconhecer os pontos fortes da concorrência?
- O
que é o diferencial competitivo?
1. Quais são as formas de avaliar a
aceitação de um produto ou serviço por parte do mercado consumidor?
Para
avaliar a aceitação de um produto no mercado, é necessária a realização de uma
pesquisa junto ao seu público-alvo que deve incluir perguntas sobre os
principais aspectos de qualidade (design, embalagem, durabilidade, etc.) e
desempenho do produto (aplicação, rendimento, etc.), além de uma percepção de
valor, para direcionar o preço futuro.
2. Como identificar meus concorrentes?
A concorrência
pode ser definida de forma ampla como todas as empresas formais e informais que
atendem às mesmas necessidades do mesmo público-alvo do seu empreendimento.
Portanto, para ser considerada concorrente, uma empresa precisa cumprir as duas
condições: possuir produtos e serviços que atendam necessidades iguais àquelas
para as quais os seus produtos e serviços são orientados a ter como foco o mesmo
perfil de clientes.
Uma
empresa pode fabricar ou vender produtos muito parecidos com os seus e não ser
um concorrente direto. Basta que ela posicione os seus produtos para um
público-alvo de outra faixa etária ou renda, por exemplo. Por outro lado, mesmo
produtos e serviços muito distintos podem ser concorrentes, desde que atendam a
mesma necessidade, por exemplo: restaurantes, lanchonetes e padarias, que em
muitas situações oferecem opções diferentes de refeições para um mesmo tipo de clientes.
Para
identificar os concorrentes é necessário realizar uma pesquisa de mercado que
pode iniciar com o uso de uma lista telefônica da cidade ou do localizador de
endereços da internet. Em cidades ou bairros onde existam associações
comerciais e industriais atuantes, também é possível adquirir uma lista de
empresas associadas, facilitando a busca pelos concorrentes. Porém, a forma
mais segura de identificar a concorrência é uma detalhada visita ao local do
empreendimento. Deve-se percorrer rua por rua da região, marcando a localização
dos potenciais concorrentes em um mapa que poderá ser usado depois para a
escolha do ponto comercial, por exemplo, ou mesmo para a forma de atuação.
3.
Como
reconhecer os pontos fortes da concorrência?
Para
analisar os concorrentes, os empresários devem avaliar os pontos fortes e
fracos dos seguintes parâmetros:
-
Produto: qualidade, desempenho, embalagem, etc.
-
Ponto comercial: localização, estacionamento, facilidade de acesso, vitrines,
etc.
- Preço:
valor, formas de pagamento, prazos, financiamento, etc.
-
Divulgação: intensidade, meios utilizados, frequência, etc.
-
Força de vendas: quantidade e qualidade dos vendedores e pessoal de atendimento.
-
Logística: capacidade de armazenamento, distribuição, frota, etc.
-
Credibilidade: a imagem do concorrente junto ao mercado.
4.
O
que é o diferencial competitivo?
Diferenciais
competitivos são os atributos que tornam a empresa única e superior aos seus
principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a
empresa proporciona à sua clientela, que a concorrência ainda não conseguiu
oferecer.
Os
diferenciais competitivos só têm valor quando o mercado consumidor percebe
estas vantagens. Por isso, além de possuir estes diferenciais, a empresa também
precisa divulgá-los de forma adequada. Diferenciais desconhecidos, não aumentam
as vendas.
-
continua no próximo Post...
Fonte e Sítios Consultados
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