Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

13 de novembro de 2013

Respostas para algumas dúvidas dos Microempresários


Respostas para algumas dúvidas dos Microempresários

 


          Acompanhe a série sobre as dúvidas mais comuns dos Microempresários. Nesta primeira postagem abordaremos quatro questionamentos.

 
- Quais são as formas de avaliar a aceitação de um produto ou serviço por parte do mercado consumidor?

- Como identificar meus concorrentes?

- Como reconhecer os pontos fortes da concorrência?

- O que é o diferencial competitivo?

 


1.    Quais são as formas de avaliar a aceitação de um produto ou serviço por parte do mercado consumidor?

Para avaliar a aceitação de um produto no mercado, é necessária a realização de uma pesquisa junto ao seu público-alvo que deve incluir perguntas sobre os principais aspectos de qualidade (design, embalagem, durabilidade, etc.) e desempenho do produto (aplicação, rendimento, etc.), além de uma percepção de valor, para direcionar o preço futuro.

 


2.    Como identificar meus concorrentes?

A concorrência pode ser definida de forma ampla como todas as empresas formais e informais que atendem às mesmas necessidades do mesmo público-alvo do seu empreendimento. Portanto, para ser considerada concorrente, uma empresa precisa cumprir as duas condições: possuir produtos e serviços que atendam necessidades iguais àquelas para as quais os seus produtos e serviços são orientados a ter como foco o mesmo perfil de clientes.

 

Uma empresa pode fabricar ou vender produtos muito parecidos com os seus e não ser um concorrente direto. Basta que ela posicione os seus produtos para um público-alvo de outra faixa etária ou renda, por exemplo. Por outro lado, mesmo produtos e serviços muito distintos podem ser concorrentes, desde que atendam a mesma necessidade, por exemplo: restaurantes, lanchonetes e padarias, que em muitas situações oferecem opções diferentes de refeições  para um mesmo tipo de clientes.

 

Para identificar os concorrentes é necessário realizar uma pesquisa de mercado que pode iniciar com o uso de uma lista telefônica da cidade ou do localizador de endereços da internet. Em cidades ou bairros onde existam associações comerciais e industriais atuantes, também é possível adquirir uma lista de empresas associadas, facilitando a busca pelos concorrentes. Porém, a forma mais segura de identificar a concorrência é uma detalhada visita ao local do empreendimento. Deve-se percorrer rua por rua da região, marcando a localização dos potenciais concorrentes em um mapa que poderá ser usado depois para a escolha do ponto comercial, por exemplo, ou mesmo para a forma de atuação.

 
 


3.    Como reconhecer os pontos fortes da concorrência?

Para analisar os concorrentes, os empresários devem avaliar os pontos fortes e fracos dos seguintes parâmetros:

- Produto: qualidade, desempenho, embalagem, etc.

- Ponto comercial: localização, estacionamento, facilidade de acesso, vitrines, etc.

- Preço: valor, formas de pagamento, prazos, financiamento, etc.

- Divulgação: intensidade, meios utilizados, frequência, etc.

- Força de vendas: quantidade e qualidade dos vendedores e pessoal de atendimento.

- Logística: capacidade de armazenamento, distribuição, frota, etc.

- Credibilidade: a imagem do concorrente junto ao mercado.

 
 


4.    O que é o diferencial competitivo?

Diferenciais competitivos são os atributos que tornam a empresa única e superior aos seus principais concorrentes. Tratam-se das vantagens e benefícios exclusivos que a empresa proporciona à sua clientela, que a concorrência ainda não conseguiu oferecer.

 
Os diferenciais competitivos só têm valor quando o mercado consumidor percebe estas vantagens. Por isso, além de possuir estes diferenciais, a empresa também precisa divulgá-los de forma adequada. Diferenciais desconhecidos, não aumentam as vendas.

- continua no próximo Post...

 

Fonte e Sítios Consultados

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog