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12 de novembro de 2013

Elaboração de um Planejamento Estratégico de Negócios


 
A importância da elaboração de um planejamento estratégico de negócios

          Todos os dias, várias pessoas espalhadas por este Brasil, fazem a seguinte indagação com o pensamento de atingir o seu objetivo: como transformar uma ideia em um negócio e ainda, fazer deste futuro empreendimento um meio para atender os desejos pessoais, profissionais e financeiros, no menor espaço de tempo possível.

          Para compreender a resposta a esta indagação, o empreendedor precisa perceber que o planejamento estratégico de negócios é mais que um local destinado à inserção de dados. Ele ‘pode e deve’ ser uma ferramenta capaz de oferecer a confiabilidade necessária nas informações colhidas, para assim realizar as interpretações corretas das análises financeiras e do mercado.

          O planejamento de negócios contém um cronograma lógico e prático que possibilita ao empreendedor a inserção dos mais diversos dados sobre o futuro negócio.

          Trata-se, portanto, do primeiro contato do empreendedor com o universo empresarial e de suas relações com uma empresa, proporcionando-lhe a oportunidade de conhecer o próprio empreendimento, como também os mercados (fornecedores, consumidores e concorrentes) com os quais irá se relacionar.
 

 


  O Planejamento estratégico de negócios pode ser dividido em três fases:

 
1)    Convencer: Essa é a fase em que o empreendedor precisa se convencer de que a sua ideia pode se transformar em um negócio promissor;

Para ultrapassar esta fase, o conhecimento sobre a atividade empresarial escolhida é vital. Sem esta base, é muito arriscado seguir adiante.

 

2)    Avaliar: É a fase da inserção da ideia no mercado, é o momento de fazer a avaliação financeira e mercadológica do empreendimento e preparar a relação da futura empresa no ambiente de negócios.

 

3)    Agir: Fase em que a ideia está se transformando em empreendimento.

Neste momento, o planejamento assume também a sua função de orientar e coordenar a futura empresa, tanto para que o empreendedor siga a cronologia correta das ações, como também para que não ultrapasse os seus limites financeiros e operacionais.

Portanto, a importância do planejamento estratégico de negócios está na captação, elaboração e, principalmente, no bom senso em avaliar o conjunto de fatores de viabilidade financeira e mercadológica, que possibilitarão ao empreendedor coordenar um plano de ação, através do caminho mais adequado para a abertura da sua empresa.


 
     Como deve ser o desenvolvimento de um cronograma de atividades para implantar o planejamento estratégico do negócio?

          Qualquer pessoa física que pretende assumir a roupagem de empreendedor deve, ante de qualquer coisa, acreditar 100% na sua ideia, que será transformada em um negócio, pois durante esse longo percurso, existirão tentações que colocarão à prova as verdadeiras virtudes e fraquezas do empreendedor.

          Faremos agora uma analogia com o mundo do teatro, o empreendedor passa alguns estágios, quando se dirige ao mundo empresarial: o primeiro é a façanha do empreendedor em montar, a partir de um enorme palco, ainda totalmente vazio e sem plateia, a sua empresa, que estará sujeita aos mais diversos cenários. O segundo estágio está na capacidade criativa de adequar estruturas que sustentarão o espaço da montagem teatral à peça idealizada, e ainda fascinar o público.

          Algumas vezes as apresentações são compostas por ideias ou sonhos fabulosos, que com o passar do tempo, serão ajustados à realidade da disponibilidade financeira e operacional do empreendimento.

          No terceiro estágio, já com o palco montado, os cenários elaborados, as peças teatrais definidas, o elenco e o figurino preparados, é chagada a hora da realização dos ensaios finais, para o treinamento dos profissionais, como também, se necessário for, a adequação de toda a estrutura.

          No intervalo de tempo entre os ensaios finais e a abertura do negócio, deve ser resguardada toda a energia dos atores, auxiliares de palco, contrarregras e outros coadjuvantes, para o passo seguinte.

          No quarto estágio, acontece a grande estreia, determinante também, para o sucesso do negócio.

          De acordo com a analogia apresentada, o empreendedor na verdade é ao mesmo tempo o diretor geral e o ator principal do espetáculo, não teatral, mas sim da vida empresarial.

          Afinal, um grande artista além de saber todo o script da peça, também precisa ser criativo e inovador. Somente assim, será reconhecido e admirado pela crítica, e principalmente, pelo público.
 


 
          Para compor o roteiro, seguem abaixo os passos para ajudarem o empreendedor na implantação de um Planejamento Estratégico de Negócios:

1.     Definir o objetivo e o foco da empresa.

2.     Descrever a ideia, através dos produtos e serviços oferecidos ao mercado.

3.     Apresentar o diferencial competitivo.

4.     Descrever os pontos fracos e fortes, seus e dos concorrentes.

5.     Apresentar o segmento de mercado pretendido.

6.     Descrever as informações gerais sobre os fornecedores e concorrentes.

7.     Descrever a cadeia de suprimentos da futura empresa.

8.     Apresentar os requisitos técnicos para os gestores e empregados.

9.     Apresentar a análise de viabilidade financeira.

10. Descrever a origem (fontes) e destino (custos) dos recursos financeiros do empreendimento.

11. Apresentar o demonstrativo de resultados contendo a lucratividade e a rentabilidade do negócio, e ainda, o prazo de retorno esperado.

12. Apresentar o fluxo de caixa do empreendimento para no mínimo 3 anos.
 

Onde buscar informações sobre o negócio que se pretende abrir?

     Muita atenção para este fator, já que ele é da maior importância para o sucesso de qualquer empreendimento: o amplo conhecimento sobre a atividade escolhida, obtida através do contato direto com os mercados (fornecedores, concorrentes e consumidores), como também sobre as características especificas, operacionais e funcionais do negócio.
 
          As informações podem ser colhidas pessoalmente com fornecedores, futuros concorrentes, ou ainda, pesquisando-se na internet (em sites empresariais), na literatura, nos postos de atendimento ao empreendedor do SEBRAE-SP, como também no site: www.sebraesp.com.br.

          O importante é que essa busca por conhecimento e pelas ideias não se limite a apenas uma fonte, mas sempre a um conjunto delas.

 

Fonte e Sítios Consultados

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