A importância
da elaboração de um planejamento estratégico de negócios
Todos os dias, várias pessoas espalhadas
por este Brasil, fazem a seguinte indagação com o pensamento de atingir o seu
objetivo: como transformar uma ideia em um negócio e ainda, fazer deste futuro
empreendimento um meio para atender os desejos pessoais, profissionais e
financeiros, no menor espaço de tempo possível.
Para compreender a resposta a esta
indagação, o empreendedor precisa perceber que o planejamento estratégico de negócios
é mais que um local destinado à inserção de dados. Ele ‘pode e deve’ ser uma
ferramenta capaz de oferecer a confiabilidade necessária nas informações
colhidas, para assim realizar as interpretações corretas das análises
financeiras e do mercado.
O planejamento de negócios contém um
cronograma lógico e prático que possibilita ao empreendedor a inserção dos mais
diversos dados sobre o futuro negócio.
Trata-se, portanto, do primeiro
contato do empreendedor com o universo empresarial e de suas relações com uma
empresa, proporcionando-lhe a oportunidade de conhecer o próprio
empreendimento, como também os mercados (fornecedores,
consumidores e concorrentes) com os quais irá se relacionar.
O Planejamento estratégico de negócios pode
ser dividido em três fases:
1) Convencer:
Essa é a fase em que o empreendedor precisa se convencer de que a sua ideia
pode se transformar em um negócio promissor;
Para
ultrapassar esta fase, o conhecimento sobre a atividade empresarial escolhida é
vital. Sem esta base, é muito arriscado seguir adiante.
2) Avaliar: É
a fase da inserção da ideia no mercado, é o momento de fazer a avaliação
financeira e mercadológica do empreendimento e preparar a relação da futura
empresa no ambiente de negócios.
3) Agir:
Fase em que a ideia está se transformando em empreendimento.
Neste momento, o planejamento assume também a
sua função de orientar e coordenar a futura empresa, tanto para que o
empreendedor siga a cronologia correta das ações, como também para que não
ultrapasse os seus limites financeiros e operacionais.
Portanto, a importância do planejamento
estratégico de negócios está na captação, elaboração e,
principalmente, no bom senso em avaliar o conjunto de fatores de viabilidade financeira e
mercadológica, que possibilitarão ao empreendedor coordenar um plano de
ação, através do caminho mais adequado para a abertura da sua empresa.
Como
deve ser o desenvolvimento de um cronograma de atividades para implantar o planejamento
estratégico do negócio?
Qualquer pessoa física que pretende
assumir a roupagem de empreendedor deve, ante de qualquer coisa, acreditar 100%
na sua ideia, que será transformada em um negócio, pois durante esse longo
percurso, existirão tentações que colocarão à prova as verdadeiras virtudes e
fraquezas do empreendedor.
Faremos agora uma analogia com o mundo
do teatro, o empreendedor passa alguns estágios, quando se dirige ao mundo
empresarial: o primeiro é a façanha do empreendedor em montar, a partir de um
enorme palco, ainda totalmente vazio e sem plateia, a sua empresa, que estará
sujeita aos mais diversos cenários. O segundo estágio está na capacidade
criativa de adequar estruturas que sustentarão o espaço da montagem teatral à
peça idealizada, e ainda fascinar o público.
Algumas vezes as apresentações são
compostas por ideias ou sonhos fabulosos, que com o passar do tempo, serão
ajustados à realidade da disponibilidade financeira e operacional do
empreendimento.
No terceiro estágio, já com o palco
montado, os cenários elaborados, as peças teatrais definidas, o elenco e o
figurino preparados, é chagada a hora da realização dos ensaios finais, para o
treinamento dos profissionais, como também, se necessário for, a adequação de
toda a estrutura.
No intervalo de tempo entre os ensaios
finais e a abertura do negócio, deve ser resguardada toda a energia dos atores,
auxiliares de palco, contrarregras e outros coadjuvantes, para o passo
seguinte.
No quarto estágio, acontece a grande estreia,
determinante também, para o sucesso do negócio.
De acordo com a analogia apresentada,
o empreendedor na verdade é ao mesmo tempo o diretor geral e o ator principal
do espetáculo, não teatral, mas sim da vida empresarial.
Afinal, um grande artista além de
saber todo o script da peça, também
precisa ser criativo e inovador. Somente assim, será reconhecido e admirado
pela crítica, e principalmente, pelo público.
Para compor o roteiro, seguem abaixo
os passos para ajudarem o empreendedor na implantação de um Planejamento
Estratégico de Negócios:
1. Definir
o objetivo e o foco da empresa.
2. Descrever
a ideia, através dos produtos e serviços oferecidos ao mercado.
3. Apresentar
o diferencial competitivo.
4. Descrever
os pontos fracos e fortes, seus e dos concorrentes.
5. Apresentar
o segmento de mercado pretendido.
6. Descrever
as informações gerais sobre os fornecedores e concorrentes.
7. Descrever
a cadeia de suprimentos da futura empresa.
8. Apresentar
os requisitos técnicos para os gestores e empregados.
9. Apresentar
a análise de viabilidade financeira.
10. Descrever
a origem (fontes) e destino (custos) dos recursos financeiros do empreendimento.
11. Apresentar
o demonstrativo de resultados contendo a lucratividade e a rentabilidade do
negócio, e ainda, o prazo de retorno esperado.
12. Apresentar
o fluxo de caixa do empreendimento para no mínimo 3 anos.
Onde
buscar informações sobre o negócio que se pretende abrir?
Muita atenção para este fator, já que ele é
da maior importância para o sucesso de qualquer empreendimento: o amplo
conhecimento sobre a atividade escolhida, obtida através do contato direto com
os mercados (fornecedores, concorrentes e consumidores), como também sobre as características
especificas, operacionais e funcionais do negócio.
As informações podem ser colhidas
pessoalmente com fornecedores, futuros concorrentes, ou ainda, pesquisando-se
na internet (em sites empresariais), na literatura, nos postos de atendimento
ao empreendedor do SEBRAE-SP, como também no site: www.sebraesp.com.br.
O importante é que essa busca por
conhecimento e pelas ideias não se limite a apenas uma fonte, mas sempre a um
conjunto delas.
Fonte e Sítios Consultados
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