É fato que os consumidores
latino-americanos estão cada vez mais optando pela agilidade, personalização e
conveniência na hora de comprar, fato esse que só impulsiona um varejo mais
inteligente a investir cada vez mais na tecnologia e na mobilidade.
Em uma pesquisa
global da IBM com cerca de 30 mil pessoas (realizada em outubro de 2010 na Austrália, Argentina, Brasil, Canadá,
Chile, China, Colômbia, França, Alemanha, Itália, México, Reino Unido e Estados
Unidos), sendo 2.200 com brasileiros, apontou que os
compradores da América Latina estão à frente dos demais consumidores do mundo
quando o assunto é a velocidade na adoção de novas tecnologias. Neste cenário,
o Brasil se destaca dos demais países latino-americanos, com 83% de seus consumidores
fazendo compras online.
Resultados apontados pela Pesquisa Global
da IBM
Móvel: Argentina (26%) / Brasil (38%) / Chile
(37%) / Colômbia (39%) / México (37%)
Website: Argentina (77%) / Brasil (83%) / Chile
(80%) / Colômbia (69%) / México (71%)
TV: Argentina (24%) / Brasil (44%) / Chile (37%) /
Colômbia (34%) / México (10%)
Quiosque: Argentina (41%) / Brasil (57%) / Chile
(43%) / Colômbia (45%) / México (47%)
Segundo a pesquisa, a quantidade de
consumidores latino-americanos que usam duas ou mais tecnologias como website,
dispositivo móvel ou quiosque na loja é a maior do mundo, superando até a
China. Cerca de 70% dos brasileiros possuem algum dispositivo, comparado a 62%
na China e apenas 48% nos Estados Unidos.
“Pode-se concluir que
existe uma variedade enorme de tecnologias disponíveis para os varejistas
ampliarem as oportunidades de compras para os consumidores da América Latina,
principalmente por meio de websites e tecnologias remotas”, afirma o consultor
de varejo da IBM. “Um exemplo dos mercados maduros que funcionaria bem na
América Latina é a TV personalizada. Com o controle remoto, o consumidor pode
pedir os mais recentes itens de varejo sem sair de casa. É tão simples quanto
como nossas crianças hoje fazem download de jogos em seus consoles de
videogame”, completa.
O estudo revela
também que o perfil do comprador latino-americano é predominantemente de homens
dispostos a gastar dinheiro com itens para se satisfazer, otimista sobre seus
rendimentos e influenciado pela opinião de amigos, familiares e estranhos. Além
disso, este consumidor tem muito pouco tempo e exige mais conveniência.
Destaca-se que no
Brasil, as compras de eletrodomésticos, seguidas de livros e CDs/DVDs, seguem
como os principais itens comprados online. “Outros segmentos, como roupas,
sapatos, medicamentos, construção civil, alimentação e brinquedos, também têm
despertando cada vez mais o interesse dos consumidores”, diz.
Outro dado revelado
pela pesquisa mostra que os consumidores estão em busca de compras
personalizadas, irão gastar mais e serão leais com varejistas que lhe
oferecerem atendimento de qualidade e promoções em itens que eles compram
regularmente. Também querem comprar de forma homogênea nos vários canais,
verificar os preços dos produtos onde quer que estejam, obter promoções com base
nos itens que eles examinam e usar um dispositivo remoto pessoal para evitar a
fila do caixa.
Sobre a área de Smarter Commerce da IBM
A IBM estima que as
oportunidades do mercado de SmarterCommerce sejam da ordem de
US$ 70 bilhões, motivadas pela demanda de empresas que precisam estabelecer
novos níveis de automação para operações de marketing, atração de clientes e
vendas; processos de produção, atendimento e prestação de serviços. Este novo
segmento dentro da companhia recebeu investimento de US$ 2,5 bilhões em
softwares decorrentes das aquisições das empresas Sterling Commerce, Unica e
Coremetrics e em times de consultores especializados.
“Hoje, não apenas as
empresas varejistas precisam estabelecer relações comerciais mais ágeis e
eficazes com sua cadeia produtiva, mas todos os segmentos de mercado, a fim de
aprimorar a relação ‘empresa fornecedor’ e, principalmente, ‘empresa consumidor’”,
destaca o diretor da divisão de software SmarterCommerce da IBM Brasil.
Integrados, os softwares da nova oferta oferecem recursos como análise baseada na nuvem, que permitem à empresa monitorar a presença de suas marcas em tempo real, por meio das mídias sociais, além da automatização de funções, como criação de campanhas e promoções, tanto online como por dispositivos móveis.
Integrados, os softwares da nova oferta oferecem recursos como análise baseada na nuvem, que permitem à empresa monitorar a presença de suas marcas em tempo real, por meio das mídias sociais, além da automatização de funções, como criação de campanhas e promoções, tanto online como por dispositivos móveis.
Fonte
e Sítios Consultados
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