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25 de outubro de 2013

Relação Funcionário x Empresa Brasileira- o que esperar?


 Relação Funcionário x Empresa Brasileira - o que esperar? 

 


Vamos abrir este com um comentário nada inédito, sabemos que o mundo vem passando por constantes mudanças e inovações nos últimos tempos, e também é verdade que a velocidade dessas transformações está cada vez mais rápida; porém no mundo corporativo, a maioria dos empresários brasileiros ainda não perceberam a necessidade de repensar seriamente naquilo que os seus colaboradores esperam obter na relação que será mantida com as empresas. Apesar de parecer óbvio tal assertiva, essa questão não está muito clara para os empreendedores brasileiros.

É preciso desmistificar algumas ‘verdades’ trazidas de tempos antigos, a de que os empresários acreditavam que os funcionários só trabalham em função do salário que vão receber ao final de cada mês. Se pensarmos em épocas passadas, isso até poderia ter um grande fundo de verdade, mas a realidade que impera nos dias atuais é outra.

Antigamente, o empregador era o patrão e chamava-se de trabalhador ou de empregado, aos que prestavam seus serviços às empresas. Hoje, estão tratando como colaboradores. Embora o Mestre professor da disciplina de LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA do curso de Bacharel em administração de empresas, curso esse que conclui em Junho deste ano de 2013, defendia que não existem colaboradores, só existem empregados. Se bem que essa nomenclatura é bem apropriada, pois são eles que verdadeiramente “colaboram” para a viabilização e sustentação dos negócios.


É verdade que empresas como a ‘GOOGLE’, são uma maravilhosa fonte de exemplos nas Universidades como sendo uma empresa perfeita, até acreditamos que sejam, porém o que encontramos na maioria das empresas aqui no Brasil é bem diferente do encontrado numa GOOGLE. E isso deixa claro o dever que os empreendedores nacionais têm em repensar o relacionamento a ser mantido com o seu público interno – os seus colaboradores.

Podemos destacar pontos que são essenciais e que representam a grande expectativa do funcionário quando ingressa numa empresa.

Merecem destaque:

Liderança

Senso de justiça e equidade

Transparência

Respeito

Reconhecimento

Aprendizado profissional

Desenvolvimento na carreira

Estímulo permanentemente

Feedback sobre o seu desempenho

 


Os colaboradores sempre esperam por uma liderança que conduza o grupo a ações e esforços que promovam resultados a favor de todos – empresa, empresário e seus funcionários. Esperam que o líder seja um facilitador, que os ajude no cumprimento das tarefas, que os estimule para alcançarem os objetivos de todos. Esperam que o líder seja alguém com grande exemplo a ser seguido.

E esse exemplo de liderança passa pela ética, pelo respeito às pessoas, por um tratamento baseado na justiça e na igualdade, sem diferenciar ninguém. Todos são iguais e merecem tratamento igual. Todos são importantes e merecem participar. Podem opinar; podem sugerir. Assim, cria-se uma equipe participativa, integrada, envolvida. E lembre-se: o colaborador quer sentir-se importante e integrante do processo.

Pense que o seu colaborador é como qualquer ser humano inclusive você, ele gosta de ser reconhecido, de ser elogiado, de ser recompensado.  Então para isso é preciso criar estímulos para que eles se mantenham motivados o tempo todo, possibilitar o desenvolvimento profissional de cada um deles. E o importante disso é que a empresa também irá ganhar com esta ação, afinal, investir na capacitação dos colaboradores só irá melhorar a inteligência competitiva da empresa.


É de grande importância que durante as reuniões sejam debatidos assuntos como: a produtividade, e o desempenho da equipe. Claro que isso deve ser feito individualmente também, já que o “feedback” para cada um é importantíssimo. A avaliação sobre cada um dos colaboradores é necessária de tempos em tempos, oportunidade essa onde serão feitas críticas, se tiver que fazer, mas sempre oferecendo alguma alternativa ou sugestão para que exista uma melhora. Procurar manter sempre um dialogo aberto, esse é o caminho, já que é conversando que as pessoas se entendem.

A frase de um pensamento que está muito em falta nos dias de hoje é a que encerra este: “Devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados”.
 



Fonte e Sítios Consultados

http://www2.rj.sebrae.com.br

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