Vamos abrir este com um
comentário nada inédito, sabemos que o mundo vem passando por constantes
mudanças e inovações nos últimos tempos, e também é verdade que a velocidade
dessas transformações está cada vez mais rápida; porém no mundo corporativo, a
maioria dos empresários brasileiros ainda não perceberam a necessidade de repensar seriamente
naquilo que os seus colaboradores esperam obter na relação que será mantida com
as empresas. Apesar de parecer óbvio tal assertiva, essa questão não está muito
clara para os empreendedores brasileiros.
É preciso desmistificar algumas ‘verdades’
trazidas de tempos antigos, a de que os empresários acreditavam que os
funcionários só trabalham em função do salário que vão receber ao final de cada
mês. Se pensarmos em épocas passadas, isso até poderia ter um grande fundo de
verdade, mas a realidade que impera nos dias atuais é outra.
Antigamente, o empregador era o patrão e chamava-se
de trabalhador ou de empregado, aos que prestavam seus serviços às empresas. Hoje,
estão tratando como colaboradores. Embora o Mestre professor da disciplina
de LEGISLAÇÃO SOCIAL E
TRABALHISTA do curso de Bacharel em administração de empresas,
curso esse que conclui em Junho deste ano de 2013, defendia que não existem
colaboradores, só existem empregados. Se bem que essa nomenclatura é bem
apropriada, pois são eles que verdadeiramente “colaboram” para a viabilização e
sustentação dos negócios.
É verdade que empresas como a ‘GOOGLE’, são uma maravilhosa fonte de exemplos nas Universidades
como sendo uma empresa perfeita, até acreditamos que sejam, porém o que
encontramos na maioria das empresas aqui no Brasil é bem diferente do encontrado
numa GOOGLE. E isso deixa claro o
dever que os empreendedores nacionais têm em repensar o relacionamento a ser
mantido com o seu público interno – os seus colaboradores.
Podemos destacar pontos que são essenciais e que
representam a grande expectativa do funcionário quando ingressa numa empresa.
Merecem destaque:
Liderança
Senso de justiça e equidade
Transparência
Respeito
Reconhecimento
Aprendizado profissional
Desenvolvimento na carreira
Estímulo permanentemente
Feedback sobre o seu desempenho
Os colaboradores sempre esperam por uma liderança
que conduza o grupo a ações e esforços que promovam resultados a favor de todos
– empresa, empresário e seus funcionários. Esperam que o líder seja um
facilitador, que os ajude no cumprimento das tarefas, que os estimule para
alcançarem os objetivos de todos. Esperam que o líder seja alguém com grande
exemplo a ser seguido.
E esse exemplo de liderança passa pela ética, pelo
respeito às pessoas, por um tratamento baseado na justiça e na igualdade, sem
diferenciar ninguém. Todos são iguais e merecem tratamento igual. Todos são
importantes e merecem participar. Podem opinar; podem sugerir. Assim, cria-se
uma equipe participativa, integrada, envolvida. E lembre-se: o colaborador quer
sentir-se importante e integrante do processo.
Pense que o seu colaborador é como qualquer ser
humano inclusive você, ele gosta de ser reconhecido, de ser elogiado, de ser
recompensado. Então para isso é preciso
criar estímulos para que eles se mantenham motivados o tempo todo, possibilitar
o desenvolvimento profissional de cada um deles. E o importante disso é que a
empresa também irá ganhar com esta ação, afinal, investir na capacitação dos
colaboradores só irá melhorar a inteligência competitiva da empresa.
É de grande importância que durante as reuniões sejam
debatidos assuntos como: a produtividade, e o desempenho da equipe. Claro que
isso deve ser feito individualmente também, já que o “feedback” para cada um é importantíssimo.
A avaliação sobre cada um dos colaboradores é necessária de tempos em tempos,
oportunidade essa onde serão feitas críticas, se tiver que fazer, mas sempre oferecendo
alguma alternativa ou sugestão para que exista uma melhora. Procurar manter sempre
um dialogo aberto, esse é o caminho, já que é conversando que as pessoas se
entendem.
A frase de um pensamento que está muito em falta
nos dias de hoje é a que encerra este: “Devemos tratar os outros como gostaríamos de ser
tratados”.
Fonte e Sítios Consultados
http://www2.rj.sebrae.com.br
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