Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

28 de outubro de 2013

Ponto Comercial - a melhor Estratégia de Marketing


Ponto Comercial - a melhor estratégia de Marketing

 
 
Mesmo com todos os avanços que a utilização da Internet proporcionou no comércio e vem a cada dia produzindo mais inovações, o setor do varejo ainda continua sendo desprezado pela maioria dos empresários varejistas e franqueadores com relação ao ponto comercial. Afinal, alguém pode perguntar qual o segredo do sucesso para uma loja ser bem sucedida, nesta hora é comum ouvir que isso depende de apenas três fatores. O primeiro chama-se um bom ponto comercial. O segundo é... um bom ponto comercial. E, por último, o também chamado bom ponto comercial. Ou seja, não adianta ignorar; no varejo, a ordem é “com uma boa localização serão menores os esforços para atrair clientes”.

Vamos pensar um pouco, de que valeria os esforços em montar uma bela loja, com um bom atendimento, cheia de produtos incríveis e uma boa campanha de marketing, se esta loja estivesse localizada onde ninguém iria ver ou passar perto? Apesar de muitos dizerem que sabem disso, é comum encontrar grandes empresas tratando deste tema de forma ainda muito empírica e amadora. De fato, é comum verificar a existência deste “apagão” de pontos comerciais ocasionado pelo crescimento econômico que o nosso País viveu, mas ao que parece agora no final de 2013, o ‘apagão’ está no crescimento econômico brasileiro que deve estar próximo de 0,1% ao ano. Mas, voltando ao assunto central deste, nunca foi tão difícil encontrar bons pontos comerciais, seja pela pouca oferta, seja pela disparada de preços dos alugueis e do valor das luvas nas principais cidades brasileiras. Neste momento, temos visto que a reação de muitos empresários tem sido a de se guiar determinando a escolha do ponto comercial baseada apenas na lógica dos preços baixos. Sob a ótica do varejo, um ponto bom custa mais. E ponto.

O problema é simples, como os preços dos bons pontos comerciais estão nas nuvens, pois o mercado se organiza sob a lógica da lei da oferta e procura, a opção se dá para locais de menor fluxo, visibilidade e atratividade, e isso cria um ciclo perverso - o dos pontos comerciais de segunda linha, que terão maiores dificuldades em atrair consumidores, e, consequentemente, do risco da loja “não pegar” e ter de fechar as portas depois de alguns meses.

Todo efeito teve uma causa, e aqui ele pode ser visto por conta do menor investimento no ponto comercial, muitos lojistas estão cometendo erros na escolha da localização e, consequentemente, amargando resultados ruins. Quando isso recai numa rede de lojas próprias, o prejuízo acaba sendo rateado entre as outras lojas da rede e isso se dilui. O problema pode ser pior no sistema de franquias, onde por conta de um ponto mal localizado, o franqueado alinhado ao franqueador acaba se arriscando e o final da história, após alguns meses de tentativas, não tem final feliz, tragando muitas vezes a economia toda da vida de uma pessoa. É triste. Mas assim é a realidade no mundo dos negócios.
 

Ainda dentro dessa linha de pensamento, muitos perguntam: “como podemos resolver essa questão?” A resposta é bem simples: invista mais em um ponto bom e tenha a certeza de colher melhores resultados, ou invista menos num ponto ruim ou mediano e amargue um tempo maior de maturação do negócio, arriscando colocar tudo a perder. Acreditamos mais na primeira opção. É óbvio que não estamos incentivando ninguém a dar um pulo maior do que a perna, afinal, todo risco deve ser milimetricamente calculado.

Já faz algum tempo que no mercado competitivo do varejo brasileiro, toda rede de varejo que tenha a premissa da localização para vender seus produtos e serviços deve incluir o investimento no ponto comercial em seu modelo de negócios. Entendendo que se a sua empresa ainda não faz isso, provavelmente seu concorrente já está fazendo. Estar ‘melhor’ localizado e mais visível dará maiores chances de conquistar um ‘share’ maior de mercado com menores esforços. Imagine a entrada de uma nova loja de uma rede estreando em uma cidade nova. Se a lógica da localização for encarada como uma estratégia de divulgação da marca na região, uma entrada triunfal na melhor avenida ou shopping da cidade, num ponto comercial estratégico que dará uma forte repercussão simplesmente porque muitas pessoas notarão a “novidade”. Quanto de investimento seria necessário para ter o mesmo efeito entre os consumidores num ponto ruim? Se for necessário fazer investimentos em publicidade, por que não investir direto nas luvas do ponto comercial?

Pense nisso.
 



Fonte e Sítios consultados


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog