Público-alvo - Você sabe definir o seu?
Toda
empresa tem suas características individuais, independentemente da atividade ou
do setor em que ela irá atuar e é comum que neste momento se levem em conta diversos
aspectos, principalmente os econômicos. Porém o empreendedor que está conectado
ao que acontece no mercado e que se preparou para tal desafio sabe que existem
fatores tão importantes quanto esses e que não devem ser esquecidos. A ação de
delimitar um público-alvo é um deles: os clientes são essenciais para alavancar o
seu projeto e conseguir sucesso na área.
Aqui cabe
uma explicação para os desavisados de plantão: o público-alvo é o grupo de
pessoas para qual seu produto ou serviço é destinado. Geralmente, eles possuem
características e interesses em comum, que devem ser explorados a fim de
aproximar a empresa de seus clientes (e dos
possíveis clientes também). Os padrões utilizados são vários, como idade,
sexo, situação econômica e localização geográfica. Mas para definir seu alvo, é
preciso mais que isso: é preciso conhecer o seu cliente.
Confira alguns caminhos que podem ajudar o empreendedor durante esse processo:
Pesquisar
Existe a
necessidade de conhecer o mercado que sua empresa procura atingir, em alguns
casos é preciso de um bom tempo de pesquisas. Nesses casos, cada detalhe é de
extrema importância. Num primeiro momento, é essencial saber as informações
básicas, como idade, localização, estado civil, classe social, entre outros. A
seguir, devemos se aprofundar: buscar saber mais sobre a personalidade, o
estilo de vida e os valores desse público. Importante, porém, é tomar o cuidado
de não se ocupar com coisas sem importância para a sua estratégia.
Segmentar
O
primeiro passo é descobrir para quais clientes o seu produto ou serviço será
interessante. Depois disso, é preciso dividir o público-alvo em grupos menores,
de acordo com seus interesses e outros fatores em comum. Você não pode se deter
a um pequeno grupo, e, muitas vezes, as estratégias de marketing não dão certo
em grupos grandes demais. Então, é importante delimitar grupos específicos, nos
quais valerá mais a pena focar o negócio.
O Cliente tem um gosto e você o seu
É
importante que exista uma adaptação a realidade do público-alvo, ou seja: não
permita que gostos pessoais interfiram no trabalho da empresa. Busque sempre
atender as necessidades dos outros. Possuir um comércio é saber que ele deve
refletir a personalidade e o modo de vida dos clientes, desde os produtos até a
decoração do espaço. Assim, será possível deixa-lo confortável e será muito
mais fácil de entendê-lo.
A Comunicação é fundamental
Atualmente
uma boa estratégia de comunicação não é só obrigatória, mas com certeza, é a
parte mais importante para o sucesso das empresas. As empresas precisam identificar
quais são os principais canais acessados pelos clientes que desejam, desde
jornais, revistas até as páginas da internet preferidas por eles. Manter-se
atuante nas redes sociais passou do nível de grande aliado dos empreendedores para
uma necessidade primária nos tempos atuais. Já que com elas, além de divulgar
notícias e curiosidades sobre a sua marca, ainda é possível saber quais os
comentários do público, o que está bom e o que deve ser mudado. Mas lembre-se, é
importante se manter atualizado!
Feedback
Saber a opinião do público-alvo é
tudo. Aprender a observar e ouvir atentamente as pessoas, para entender melhor
o que elas esperam do seu produto ou do serviço prestado pela sua empresa não
tem preço. Também é fundamental estar atento às críticas e sugestões: a
autoridade máxima para dizer o que pode e o que deve ser mudado em seu produto com
certeza é o consumidor. Manter em constante estágio de aperfeiçoamento o seu
negócio é uma poderosa forma de agradar o público-alvo.
Fonte e Sítios Consultados
http://blog.emecf.com.br
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