Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

10 de outubro de 2013

Público-alvo - Você sabe definir ?




Público-alvo - Você sabe definir o seu?

 


Toda empresa tem suas características individuais, independentemente da atividade ou do setor em que ela irá atuar e é comum que neste momento se levem em conta diversos aspectos, principalmente os econômicos. Porém o empreendedor que está conectado ao que acontece no mercado e que se preparou para tal desafio sabe que existem fatores tão importantes quanto esses e que não devem ser esquecidos. A ação de delimitar um público-alvo é um deles: os clientes são essenciais para alavancar o seu projeto e conseguir sucesso na área.

Aqui cabe uma explicação para os desavisados de plantão: o público-alvo é o grupo de pessoas para qual seu produto ou serviço é destinado. Geralmente, eles possuem características e interesses em comum, que devem ser explorados a fim de aproximar a empresa de seus clientes (e dos possíveis clientes também). Os padrões utilizados são vários, como idade, sexo, situação econômica e localização geográfica. Mas para definir seu alvo, é preciso mais que isso: é preciso conhecer o seu cliente. Confira alguns caminhos que podem ajudar o empreendedor durante esse processo:
 

Pesquisar

Existe a necessidade de conhecer o mercado que sua empresa procura atingir, em alguns casos é preciso de um bom tempo de pesquisas. Nesses casos, cada detalhe é de extrema importância. Num primeiro momento, é essencial saber as informações básicas, como idade, localização, estado civil, classe social, entre outros. A seguir, devemos se aprofundar: buscar saber mais sobre a personalidade, o estilo de vida e os valores desse público. Importante, porém, é tomar o cuidado de não se ocupar com coisas sem importância para a sua estratégia.

Segmentar

O primeiro passo é descobrir para quais clientes o seu produto ou serviço será interessante. Depois disso, é preciso dividir o público-alvo em grupos menores, de acordo com seus interesses e outros fatores em comum. Você não pode se deter a um pequeno grupo, e, muitas vezes, as estratégias de marketing não dão certo em grupos grandes demais. Então, é importante delimitar grupos específicos, nos quais valerá mais a pena focar o negócio.

O Cliente tem um gosto e você o seu

É importante que exista uma adaptação a realidade do público-alvo, ou seja: não permita que gostos pessoais interfiram no trabalho da empresa. Busque sempre atender as necessidades dos outros. Possuir um comércio é saber que ele deve refletir a personalidade e o modo de vida dos clientes, desde os produtos até a decoração do espaço. Assim, será possível deixa-lo confortável e será muito mais fácil de entendê-lo.
 

A Comunicação é fundamental

Atualmente uma boa estratégia de comunicação não é só obrigatória, mas com certeza, é a parte mais importante para o sucesso das empresas. As empresas precisam identificar quais são os principais canais acessados pelos clientes que desejam, desde jornais, revistas até as páginas da internet preferidas por eles. Manter-se atuante nas redes sociais passou do nível de grande aliado dos empreendedores para uma necessidade primária nos tempos atuais. Já que com elas, além de divulgar notícias e curiosidades sobre a sua marca, ainda é possível saber quais os comentários do público, o que está bom e o que deve ser mudado. Mas lembre-se, é importante se manter atualizado!

Feedback

Saber a opinião do público-alvo é tudo. Aprender a observar e ouvir atentamente as pessoas, para entender melhor o que elas esperam do seu produto ou do serviço prestado pela sua empresa não tem preço. Também é fundamental estar atento às críticas e sugestões: a autoridade máxima para dizer o que pode e o que deve ser mudado em seu produto com certeza é o consumidor. Manter em constante estágio de aperfeiçoamento o seu negócio é uma poderosa forma de agradar o público-alvo.
 

 

Fonte e Sítios Consultados

http://blog.emecf.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog