Resultados, Competências, qual modelo de Administração é o ideal para
a sua empresa?
Desde o tempo em que
a administração por competências surgiu existem algumas dúvidas sobre a
adequação do termo competência, ou mesmo até, se a administração deve ser
voltada à competência. Uma boa
definição de competência é esta:
"Competência é prontidão ou a capacidade de
resposta às necessidades organizacionais: desenvolvimento, comprometimento e
obtenção de resultados desejados e acordados."
É bom que se perceba
que a competência não garante o desempenho, pois a competência diz ou informa
que a pessoa ou empregado tem o repertório e a disposição da ação. Mas somente
isto não basta, pois estar disposto à ação não quer dizer que irá agir
necessariamente.
Esta posição está
calcada em muita realidade vivida no mundo corporativo, vejamos a situação a
seguir: Imaginemos um engenheiro bem articulado, de fácil convívio, com
conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias, a princípio, para a ação. O
único defeito deste profissional é que na realidade do dia a dia, ele não
partia para a ação. Nenhum teste de recrutamento pegou este detalhe, nem
tampouco as entrevistas, sequer as dinâmicas empregadas.
Só o desempenho
garante que há a ação, mas ainda não garante a escolha da ação específica que
gera os resultados esperados e acordados.
Importante:
"Lembre-se que a ação da sua
empresa - os resultados que ela colhe - são sempre externos, estão no mercado.
Toda ação dentro da empresa visa a obtenção de um resultado fora da
empresa."
O que a empresa quer
ou necessita é resultados obtidos no mercado de atuação.
Resultados são produtos da ação.
Resultados
desejados e acordados são produtos da ações coordenadas e focadas:
- no que deve ser feito,
- em como deve ser feito,
- fazer tanto o "o que", e o
"como", com qualidade.
Podemos chamar isso
de efetividade, que é a soma da eficácia, e da eficiência, e da qualidade.
A ação empresarial
que produz os resultados esperados e desejados está correlacionada fortemente à
soma do desempenho de cada empregado. Como os empregados estão, normalmente,
associados em equipes, tanto por necessidade de desempenharem um conjunto
específico de tarefas como pela facilidade de liderança, torna-se fácil
decompor os resultados em desempenhos de equipes, e dentro destas, em
desempenhos individuais.
Para obter o
desempenho efetivo é necessário somar três aspectos: competências, motivação e
sistemas ou ambiente, sob o ponto de vista da necessidade de obtenção de
resultados.
A maior consultoria
do mundo, a McKinsey, diz que as necessidades de uma organização efetiva são os
7 Ss (em inglês):
- Estrutura (Struture).
- Estratégia (Strategy).
- Sistemas (Systems).
- Valores compartilhados (Shared values).
- Capacidades e habilidades (Skills).
- Corpo de empregados (Staff).
- Estilo (Style).
Tendo em vista o que foi exposto, podemos
dizer que:
- toda a administração deve estar
voltada à obtenção de resultados esperados e acordados;
- a obtenção desses resultados é dependente da soma dos resultados coordenados das diversas equipes da empresa;
- a obtenção desses resultados é dependente da soma dos resultados coordenados das diversas equipes da empresa;
- os resultados coordenados dependem de ações efetivas, com foco, cooperação e comprometimento;
- os resultados das diversas equipes de trabalho dependem das competências, da motivação, e dos sistemas e ambiente.
Portanto, sob o ponto de vista da
administração, podemos concluir:
A administração visa resultados esperados e
acordados no seu mercado de atuação.
A administração só pode ser voltada a obtenção desses resultados.
A administração só pode ser voltada a obtenção desses resultados.
A administração tem dar suporte para
que haja coordenação de ações, esforços e recursos (materiais, financeiros e
humanos).
A administração tem que criar,
comunicar e manter conhecidos os resultados esperados e o foco.
A administração tem que criar um
ambiente de cooperação e comprometimento.
A administração tem que garantir as ações visando a motivação de todo o quadro de pessoal.
A administração tem que garantir as ações visando a motivação de todo o quadro de pessoal.
A administração tem que garantir a
existência e o funcionamento dos sistemas de suporte e do ambiente necessários
para que:
- o todo funcione, e
- facilite a obtenção dos resultados
esperados e desejados.
A administração voltada para resultados
é a maneira mais fácil e focada de obter estes mesmos resultados. A
administração voltada a resultados atua mediante desempenhos individuais e
coletivos. A administração voltada à competência é um meio de se obter
desempenho. E este desempenho busca resultados.
Portanto, concluindo, mas não
finalizando:
- A administração por competência é um
dos meios de se obter desempenho ou ações que buscam os
resultados esperados e acordados.
- A administração para resultados é a
necessidade de todas as empresas.
Finalizando:
- Na administração voltada para
resultados, quais resultados ela procura?
- Ou seja, qual é ou quais são os
resultados que toda empresa busca?
- Qual é a sua resposta a esta indagação? O que a sua empresa busca no
mercado?
Fonte e Sítios Consultados
http://www.merkatus.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário