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9 de outubro de 2013

Resultados, Competências, qual modelo de Administração é o ideal para a sua empresa?


Resultados, Competências, qual modelo de Administração é o ideal para a sua empresa?
 
 

Desde o tempo em que a administração por competências surgiu existem algumas dúvidas sobre a adequação do termo competência, ou mesmo até, se a administração deve ser voltada à competência.  Uma boa definição de competência é esta:

"Competência é prontidão ou a capacidade de resposta às necessidades organizacionais: desenvolvimento, comprometimento e obtenção de resultados desejados e acordados."

É bom que se perceba que a competência não garante o desempenho, pois a competência diz ou informa que a pessoa ou empregado tem o repertório e a disposição da ação. Mas somente isto não basta, pois estar disposto à ação não quer dizer que irá agir necessariamente.

Esta posição está calcada em muita realidade vivida no mundo corporativo, vejamos a situação a seguir: Imaginemos um engenheiro bem articulado, de fácil convívio, com conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias, a princípio, para a ação. O único defeito deste profissional é que na realidade do dia a dia, ele não partia para a ação. Nenhum teste de recrutamento pegou este detalhe, nem tampouco as entrevistas, sequer as dinâmicas empregadas.

Só o desempenho garante que há a ação, mas ainda não garante a escolha da ação específica que gera os resultados esperados e acordados.

 

Importante:

"Lembre-se que a ação da sua empresa - os resultados que ela colhe - são sempre externos, estão no mercado. Toda ação dentro da empresa visa a obtenção de um resultado fora da empresa."

 

O que a empresa quer ou necessita é resultados obtidos no mercado de atuação.

Resultados são produtos da ação.

Resultados desejados e acordados são produtos da ações coordenadas e focadas:

- no que deve ser feito,

- em como deve ser feito,

- fazer tanto o "o que", e o "como", com qualidade.

Podemos chamar isso de efetividade, que é a soma da eficácia, e da eficiência, e da qualidade.  

A ação empresarial que produz os resultados esperados e desejados está correlacionada fortemente à soma do desempenho de cada empregado. Como os empregados estão, normalmente, associados em equipes, tanto por necessidade de desempenharem um conjunto específico de tarefas como pela facilidade de liderança, torna-se fácil decompor os resultados em desempenhos de equipes, e dentro destas, em desempenhos individuais.

Para obter o desempenho efetivo é necessário somar três aspectos: competências, motivação e sistemas ou ambiente, sob o ponto de vista da necessidade de obtenção de resultados.
 
 

A maior consultoria do mundo, a McKinsey, diz que as necessidades de uma organização efetiva são os 7 Ss (em inglês):

- Estrutura (Struture).


- Estratégia (Strategy).


- Sistemas (Systems).


- Valores compartilhados (Shared values).


- Capacidades e habilidades (Skills).


- Corpo de empregados (Staff).


- Estilo (Style).

 

Tendo em vista o que foi exposto, podemos dizer que:

- toda a administração deve estar voltada à obtenção de resultados esperados e acordados;

- a obtenção desses resultados é dependente da soma dos resultados coordenados das diversas equipes da empresa;


- os resultados coordenados dependem de ações efetivas, com foco, cooperação e comprometimento;

- os resultados das diversas equipes de trabalho dependem das competências, da motivação, e dos sistemas e ambiente.

Portanto, sob o ponto de vista da administração, podemos concluir:

 

 A administração visa resultados esperados e acordados no seu mercado de atuação.

A administração só pode ser voltada a obtenção desses resultados.

A administração tem dar suporte para que haja coordenação de ações, esforços e recursos (materiais, financeiros e humanos).

A administração tem que criar, comunicar e manter conhecidos os resultados esperados e o foco.

A administração tem que criar um ambiente de cooperação e comprometimento.

A administração tem que garantir as ações visando a motivação de todo o quadro de pessoal.

A administração tem que garantir a existência e o funcionamento dos sistemas de suporte e do ambiente necessários para que:

- o todo funcione, e

- facilite a obtenção dos resultados esperados e desejados.

 


A administração voltada para resultados é a maneira mais fácil e focada de obter estes mesmos resultados. A administração voltada a resultados atua mediante desempenhos individuais e coletivos. A administração voltada à competência é um meio de se obter desempenho. E este desempenho busca resultados.

 

Portanto, concluindo, mas não finalizando:

- A administração por competência é um dos meios de se obter    desempenho ou ações que buscam os resultados esperados e acordados.

- A administração para resultados é a necessidade de todas as empresas.

 

Finalizando:

- Na administração voltada para resultados, quais resultados ela procura?

- Ou seja, qual é ou quais são os resultados que toda empresa busca?

- Qual é a sua resposta a esta indagação? O que a sua empresa busca no mercado?

 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.merkatus.com.br

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