Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

29 de outubro de 2013

Pontos Importantes sobre as Finanças das Pequenas Empresas


Pontos Importantes sobre as Finanças das Pequenas Empresas

 

 

É comum ouvir dos consultores especializados em pequenas empresas que estas precisam prestar mais atenção no fluxo de caixa, afinal, é ele que mede a quantidade de dinheiro que realmente existe na empresa.

 

- Desconfiar dos grandes contratos

 É muito fácil ver pequenos empresários aceitando grandes pedidos e acabarem colocando a sua empresa em situação difícil. Acontece que eles querem tanto ganhar um grande contrato que não percebem o fato de que não estão recebendo antecipadamente o dinheiro suficiente para honrar os compromissos que foram assumidos com este grande contrato, além disso, eles não têm reservas de caixa para pagar os trabalhadores e outras contas enquanto esperam pelo pagamento do cliente. Podem até exibir lucro em termos de provisão contábil, mas do ponto de vista do fluxo de caixa, isso não é verdade.

 

Por exemplo, nas grandes empresas, o fluxo de caixa é provavelmente a ferramenta mais importante para indicar se a empresa está no caminho certo ou não. Nestas empresas ele descreve como os membros do conselho de administração de uma organização sem fins lucrativos, por exemplo, não estavam cuidando corretamente dos demonstrativos de fluxo de caixa.

 

- De olho nos fatores importantes do Fluxo de Caixa

 

Quais são suas obrigações?

Mais uma vez, é uma tarefa aparentemente fácil — obrigação é que devemos. Mas suas dívidas nem sempre são óbvias como um boleto bancário. Os impostos sobre a folha de pagamento são um tipo de obrigação que podemos adiar mensal ou trimestralmente, dependendo do tamanho da empresa. Os Empréstimos são uma obrigação clara, mas ao pagá-los é uma boa ideia controlar o quanto foi gasto no principal e nos juros.

 
 

Qual é o custo de produção daquilo que você vende?

Se você estiver comprando um item pronto para revenda, essa é uma tarefa relativamente fácil. Fica mais complicado quando é preciso calcular todos os fatores, como mão de obra, que integram a fabricação de um produto.

 

Quanto custa vender?

Publicidade, marketing, mão de obra, estoque e a categoria genérica da sobrecarga — é útil saber quanto custa colocar um produto no mercado, bem como o custo de sua criação.

 

Qual é a sua margem de lucro bruto?

Este cálculo é feito dividindo-se o total de vendas pelo lucro bruto. Se a margem de lucro bruto permanecer consistente ou tender a subir, é provável que estejamos ajustando os preços adequadamente para refletir as mudanças entre o preço pago e o custo da venda ou produção.

A possibilidade de identificar uma margem em declínio permite que ajustemos seus preços ou custos. Na pior hipótese, é claro, o lucro bruto e a margem bruta desaparecem totalmente. Nesse caso, seremos como a pessoa que perdeu dinheiro em todas as vendas, mas imaginou que pudesse compensar no volume. Não siga esse caminho.

 

Como anda a relação entre dívidas e ativos?

Essa relação pode permitir que visualizemos as quantidades de itens que existem na empresa e que pertencem à outra pessoa — seu financiador. Um aumento nessa relação pode ser um mau sinal — ele tanto pode ocorrer devido a uma grande expansão, como indicar que estamos dando um passo maior que a perna.

 

Qual é o valor das contas a receber?

Esse é o montante que outras pessoas nos devem. Valorize a capacidade de controlá-lo: se as contas a receber estiverem aumentando, isso pode ser um sinal de que o pessoal que está comprando da sua empresa está começando a tropeçar. E isso é especialmente verdadeiro se as contas a receber, como porcentual do total de vendas, estiver aumentando.
 

 
 

Qual é o tempo médio de cobrança das contas a receber?

Provavelmente, esta é uma das informações mais importantes para empresas em contenção de despesas, porque ela indica o tempo durante o qual atuaremos como 'banqueiro' para os nossos devedores. Para calculá-lo, precisamos conhecer a média (dia ou mês) das vendas e dividi-la pelo número de contas a receber.

 

Qual é o valor das contas a pagar?

O outro lado das contas a receber. Um aumento nas contas a pagar pode simplesmente refletir uma política de alongamento do prazo de pagamento de contas, ou um número maior de compras. Mas um aumento não planejado ou gerenciado pode ser um aviso interno de que a estrutura financeira da empresa está enfraquecendo. E isso não é bom.

 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.microsoft.com/business/pt-br

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog