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28 de agosto de 2013

Peter Senge, um Defensor do Fator Humano


Peter Senge, um Defensor do Fator Humano



- Um dos criadores do Society for Organizational Learning e adepto da meditação, Peter Senge se descreve como um "pragmático idealista"

Peter Senge é um enfático defensor do fator humano nas organizações. Para ele, os processos de reorganização, reengenharia, programas de redução de custos ou até a implementação de um sistema de gestão empresarial podem ser feitos de cima para baixo, com resultados normalmente frustrantes.

"Mas, se você quer alterações organizacionais profundas, é preciso que haja mudança dentro das pessoas. Redesenhar as linhas e as 'caixinhas' do organograma sem lidar com a forma com a qual as pessoas interagem na organização pode ter tanta eficácia quanto rearranjar as cadeiras do deck do Titanic", Peter Senge.

Para Senge, toda empresa deve ser encarada como um sistema orgânico, pois se relaciona organicamente com o universo ao seu redor, inclusive as pessoas que atuam dentro dela. "Literalmente, o termo 'companhia' deriva do francês compaignier, cujo significado seria 'dividir o pão', a mesma palavra que serve de raiz para companheiro", diz. Ou seja, no âmago da palavra companhia está a ideia de uma comunidade.

Revistas internacionais do mundo de negócios já afirmaram que Senge é um dos maiores nomes da área de gestão: ele ganhou o título de "um dos dez gurus do Management, concedido pela Business Week (2001); foi classificado como "uma das 24 pessoas que mais influenciaram a estratégia dos negócios no mundo nos últimos 100 anos" pelo Journal of Business Strategy (1999); e o Financial Times (2000) deu-lhe o título de "um dos maiores gurus de gestão do mundo".

Nascido em 1947, Senge formou-se em Engenharia Mecânica e Aeroespacial pela Stanford University, fez mestrado em Modelos de Sistemas Sociais e Doutorado em Gestão pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT). Atualmente, ele também é diretor do Centro de Aprendizado Organizacional da Sloan School of Management do MIT e presidente e co-fundador da Society for Organizational Learning (Sociedade para o Aprendizado Organizacional), uma ONG de Cambridge que reúne uma comunidade global de empresas, pesquisadores e consultores dedicados a  desenvolver e implementar teorias e práticas para o desenvolvimento interdependente de pessoas e suas instituições.

Senge se descreve como um "pragmático idealista" por defender o uso prático de ideias "abstratas" e "utópicas" nas organizações. Quando não está trabalhando, Senge se dedica à meditação, prática da qual é adepto há mais de dez anos.

 

Trabalhos Principais

 Copiar as melhores práticas não é aprender”
 Peter Senge



Learning Organization e “A quinta Disciplina”

Definição segundo Senge: “As organizações que aprendem são aquelas nas quais as pessoas aprimoram continuamente suas capacidades para criar o futuro que realmente gostariam de ver surgir”

 Características:

- Aprendizado = vantagem competitiva - Defende a liderança de baixo p/ cima: “Lideres de linhas locais”. - Não valoriza o treinamento, mas sim o aprendizado do dia-a-dia, ao longo do tempo. - Para incorporar o “Learning Organization” é preciso incorporar as 5 disciplinas:

Domínio pessoal:

    • Aprender a expandir as capacidades pessoais
    • Criar um ambiente empresarial que estimule todos os participantes alcançando assim as metas escolhidas.
    • estimular os trabalhadores a buscarem e alcançarem seus objetivos sem medo de errar.

 

Modelos mentais:

    • Consiste em refletir, esclarecer continuamente
    • Melhorar a imagem que cada um tem do mundo
    • Verificar como moldar atos e decisões
    • rever nossos modelos mentais e ajustá-los a realidade.

 

Visão compartilhada:

    • Estimular o engajamento do grupo em relação ao futuro.
    • Elaborar princípios e diretrizes que permitirão alcançar esse futuro.

 

Aprendizado em equipe:

    • Desenvolver o pensamento e a comunicação coletiva a fim de superar a soma dos talentos individuais.

 

Pensamento sistêmico:

    • Analisar e compreender a organização como um sistema integrado.
    • Criar uma forma de analisar e uma linguagem para descrever e compreender as forças e inter-relações que modelam o comportamento dos sistemas.

 


 

 “The Necessary Revolution”

- A Era Industrial tem sido um período de exploração não só de recursos naturais como também a de exploração de pessoas (trabalho).
- Ignoramos o fato de que há pessoas que vivem com menos de 1 dólar por dia.
 - Conflitos regionais devido a água e comida: Ex: Índia e China brigando pelo Himalaia que possui fonte de água.
- Revolução de agora é mudar nossa forma de pensar e uma maneira de viver em maior harmonia com a natureza.
- Instituições grandes com economia regenerativa, que funcione como sistemas vivos que não criem resíduos, para funcionarem como bases no rendimento de energia da Terra.
- Existência de novos líderes para lidarem com as questões da nova revolução.

 

3 ideias norteadoras para criar um futuro sustentável.

- > O caminho a seguir deve levar em conta as necessidades das futuras gerações. Ou seja , viver o presente sem comprometer o futuro.

-> Mudanças e importância das instituições, o mundo não vive sem elas. Precisa-se mudar a forma de agir através delas. -> Mudança de pensamentos para resolver problemas atuais. Novas ideias e formas de pensar.

 

"...quando os membros de uma organização concentram-se apenas em sua função, eles não se sentem responsáveis pelos resultados"

(SENGE, Peter. A quinta disciplina : arte, teoria e prática da organização da aprendizagem. São Paulo : Best Seller, 1993. Citado por: LUCK, Heloísa. Em: Perspectivas da Gestão Escolar e Implicações quanto a formação de seus gestores)

 

Fonte e Sítios Consultados


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