Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

30 de agosto de 2013

A Importância do Gestor com Visão Sistêmica




 

Para ser possível se obter uma Gestão Empresarial bem-sucedida é necessário se focar, principalmente, no fator humano e, em particular, no perfil do gestor que sabe integrar objetivo, ação e resultado através de pessoas.

 

É nessa hora que entra em cena a importância do Gestor com visão  empreendedora e que zela pelo princípio de colocar o ser humano em primeiro lugar; ou seja, ele cria condições para a expansão pessoal e para o crescimento dos membros do time, forma equipes coesas e comprometidas com os objetivos fixados, estimulando-os a encarar dificuldades como desafios ou limites a serem superados.  Com isso, ele  agrega colaboradores empreendedores.

 

O Gestor deve agregar valor, priorizando o que realmente faz a diferença na condução do negócio: equipe capacitada e  motivada, organização e a correta comunicação, serviços e produtos diferenciados, conhecimentos compartilhados e investimento com benefício maior do que custo. Ele agrega valor através da sua conduta focada em negócios.

 


No mundo de hoje, pouco adianta a técnica, se não houver no gestor a constante busca de excelência. Pelo que vimos até agora, ao que parece existem excelências-chave: excelência comportamental, que busca formar uma equipe de talentos e líderes; excelência gerencial, que busca avançar na Gestão Empresarial com suporte da tecnologia de informação e excelência operacional, alinhando propósito, pessoas e processo. É através do equilíbrio destas excelências que o gestor  supera seus limites e ajuda os outros no mesmo propósito.

 

Todo Gestor deve saber que sozinho não consegue chegar aos resultados esperados. Portanto, ele busca o apoio da sua equipe. Fator de sucesso é a liderança que exige do gestor que ele pratique o que prega, que derrube barreiras entre ele e sua equipe, que busque o feedback sobre sua performance, sem medo de críticas. Ele deve ser visível quando as coisas vão mal, invisível quando as coisas vão bem e, principalmente, precisa saber delegar, na proporção de 20% direcionando e corrigindo e 80% do tempo dando autonomia, espaço e responsabilidade aos membros da equipe. Assim,  ele se torna o facilitador para alcançar o sucesso.

 
 

No seu dia-a-dia, o Gestor  deve dirigir o seu trabalho como se estivesse sentado num cockpit, numa cabine de comando, interagindo com os subordinados, colegas e superiores, mantendo sempre  visão total do "painel de controle". É este raio de ação que faz o Gestor assumir a responsabilidade pelo todo. À frente do painel de controle, o gestor deve estar sempre atento, monitorando os sete comandos-chave da sua área de atuação, tais como: objetivos ousados; estratégia com foco e responsabilidade; prioridades que impactam no resultado – de fato; pessoal preparado, ousado e atuante; produto ou serviço diferenciado; processo racionalizado e cliente satisfeito (externo ou interno).

 

Daí a importância do Gestor que enxerga o todo; e mais, ele se torna naturalmente um líder na medida em que conquista seguidores e faz com que eles se desenvolvam rumo à geração de valor.

 
 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.wkprisma.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog