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31 de agosto de 2013

Aprendendo a calcular o preço certo do Produto


Aprendendo a calcular o preço certo do Produto


 

Será que realmente sabemos quanto deve custar cada produto que vendemos? É comum os comerciantes decidirem o preço final com base em estimativas vagas sobre custos e faturamento. Mas cada produto tem um preço certo – e quanto mais você se aproximar do valor ideal, mais perto estará de um equilíbrio entre seus custos e ganhos e a disposição dos clientes em pagar por ele.

“Se o valor ficar muito alto o cliente não compra, se ficar muito baixo o negócio não gera receita suficiente”, é o que explica o consultor da Linx, empresa líder na América Latina em tecnologia de gestão empresarial para o Varejo.
 

PERGUNTA. E quem não tem um software especifico para efetuar esse calculo, também pode chegar ao preço certo? O Consultou da Linx dá algumas dicas do que levar em consideração na hora de calcular por quanto serão vendidos os produtos da sua empresa:

Média de custos fixos: some todos os custos fixos dos últimos seis meses e tire a média mensal, dividindo por seis. Nos custos fixos entram as contas de aluguel, luz, água, condomínio, telefone e salários dos funcionários (apenas salários fixos, não considere comissões).

Média de custos variáveis: aqui entram custos como frete, impostos, comissão dos funcionários, investimentos em embalagens e sacolas além de outros gastos com publicidade. O ideal é que a soma dos custos fixos e variáveis represente cerca de 30% do faturamento da loja.

Margem de lucro: quanto o vendedor espera ter de lucro sobre suas vendas. “Para uma confecção, a margem ideal é em torno dos 15%”, diz o Consultor.

- Agora calcule o quanto cada um desses itens representa do faturamento bruto, em porcentagem, e some.

Veja o exemplo:

20% de custo fixo + 10% de custos variáveis + 15% de margem de lucro = 45%

- A partir deste valor, basta aplicar uma conta simples, que ajudará a chegar ao chamado “mark-up”, ou taxa de marcação, que determinará o preço final de cada produto. Para isso:

• Subtraia a porcentagem alcançada de 100%. Ex: 100% – 45% = 55%

• Divida de 100% este valor. Ex: 100/55 = 1,81 – este é o seu mark-up.

E o que, afinal, é o mark-up?

- É o índice = 1,81, no caso do nosso exemplo – que você usará no cálculo do preço de todos os seus produtos. Basta multiplicá-lo pelo preço de custo de cada um deles e você terá o valor ideal.

Então, se para fazer uma camiseta ou adquiri-la da fábrica, uma loja de roupas gasta R$ 30, basta multiplicar este valor pelo ‘mark-up’. Dessa forma teremos: 30 x 1,81 = R$ 54. E assim está calculado o preço ideal para a peça.

Será que você está precificando corretamente os seus produtos?

 

Fonte e Sítios Consultados

http://colunas.revistapegn.globo.com

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