Aprendendo
a calcular o preço certo do Produto
Será que realmente sabemos quanto
deve custar cada produto que vendemos? É comum os comerciantes decidirem o
preço final com base em estimativas vagas sobre custos e faturamento. Mas cada
produto tem um preço certo – e quanto mais você se aproximar do valor
ideal, mais perto estará de um equilíbrio entre seus custos e ganhos e a
disposição dos clientes em pagar por ele.
“Se o valor ficar muito alto o
cliente não compra, se ficar muito baixo o negócio não gera receita
suficiente”, é o que explica o consultor da Linx, empresa líder na América
Latina em tecnologia de gestão empresarial para o Varejo.
PERGUNTA. E quem não tem um software especifico para efetuar esse calculo, também
pode chegar ao preço certo? O Consultou da Linx dá algumas dicas do que
levar em consideração na hora de calcular por quanto serão vendidos os produtos
da sua empresa:
• Média de
custos fixos: some todos os custos fixos dos últimos seis meses
e tire a média mensal, dividindo por seis. Nos custos fixos entram as contas de
aluguel, luz, água, condomínio, telefone e salários dos funcionários (apenas
salários fixos, não considere comissões).
• Média de
custos variáveis: aqui entram custos como frete, impostos, comissão
dos funcionários, investimentos em embalagens e sacolas além de outros gastos
com publicidade. O ideal é que a soma dos custos fixos e variáveis
represente cerca de 30% do faturamento da loja.
• Margem de lucro: quanto o vendedor espera ter de
lucro sobre suas vendas. “Para uma confecção, a margem ideal é em torno dos
15%”, diz o Consultor.
- Agora calcule o quanto cada um desses itens
representa do faturamento bruto, em porcentagem, e some.
Veja o exemplo:
20% de custo fixo + 10% de custos variáveis + 15%
de margem de lucro = 45%
- A partir deste valor, basta aplicar uma conta
simples, que ajudará a chegar ao chamado “mark-up”, ou taxa de marcação, que determinará o preço
final de cada produto. Para isso:
• Subtraia a porcentagem alcançada de 100%. Ex:
100% – 45% = 55%
• Divida de 100% este valor. Ex: 100/55 = 1,81 –
este é o seu mark-up.
E o que, afinal, é o mark-up?
- É o índice = 1,81, no caso
do nosso exemplo – que você usará no cálculo do preço de todos os seus
produtos. Basta multiplicá-lo pelo preço de custo de cada um deles e você terá
o valor ideal.
Então, se para fazer uma camiseta
ou adquiri-la da fábrica, uma loja de roupas gasta R$ 30, basta multiplicar
este valor pelo ‘mark-up’. Dessa forma teremos: 30 x 1,81 = R$ 54. E
assim está calculado o preço ideal para a peça.
Será que você está precificando corretamente os
seus produtos?
Fonte
e Sítios Consultados
http://colunas.revistapegn.globo.com
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