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28 de agosto de 2013

Gestão Empresarial Sustentável e Responsabilidade Social

Gestão Empresarial Sustentável e Responsabilidade Social


Já faz alguns anos que as questões ambientais invadiram o mundo dos negócios e mostraram a capacidade de se criar valor para clientes, acionistas e outras partes interessadas. Com a força da globalização as empresas passaram a incorporar a dimensão socioambiental na gestão.


É comum hoje em dia ver empresas que 'dizem' associar as suas marcas a projetos, iniciativas e parcerias com ONGs, elas divulgam as Metas do Milênio, os Princípios Pacto Global, ostentam as ISO's, e apresentam relatórios. Por outro lado, os gestores recebem uma avalanche de informações, banalizando as práticas e as políticas de responsabilidade social e os processos de gestão. Ao que parece, as preocupações estão mais direcionadas em mostrar que somos “socialmente responsáveis” e “sustentáveis” do que realmente integrar a dimensão socioambiental nos negócios. E mais, supõe-se que “sustentável” se refere aos aspectos ambientais e “responsabilidade social” aos aspectos sociais, e que sustentabilidade é um novo modelo de negócios, mais “moderno” do que responsabilidade social.


É nítida essa confusão sobre a definição de sustentabilidade. Peter Senge1 afirma que evita usar a palavra “sustentabilidade”, ou a utiliza o menos possível, porque é um termo tão genérico que as pessoas percebem como um “ideal a ser atingido”, é interpretado como “ser menos mau” e envolve retóricas e controvérsias que não criam um ambiente propício para a inovação e a busca de soluções.



Afinal, qual a razão ou quais as razões para essa confusão? A nossa intenção é mostrar a origem dos conceitos de sustentabilidade e responsabilidade social empresarial (RSE) e como as retóricas e controvérsias são uma cortina de fumaça para a gestão das organizações.





É fato que a ideia de sustentabilidade, ou desenvolvimento sustentável, surgiu com a preocupação ambiental, que acabou por envolver as dimensões econômica e social e, a partir dos anos 1990, passou então a incluir a responsabilidade social empresarial.


A evolução do conceito de responsabilidade social é diferente. Sua origem está nas questões éticas que envolvem a relação entre empresas e sociedade e na filantropia empresarial.


Foi na década de 1950 que se originou o conceito teórico de responsabilidade social, quando a literatura formal sobre responsabilidade social corporativa apareceu nos Estados Unidos e na Europa. A intenção dos pesquisadores daquela década era com a excessiva autonomia dos negócios e o poder destes na sociedade, sem a devida responsabilidade pelas consequências negativas de suas atividades, como a degradação ambiental, a exploração do trabalho, o abuso econômico e a concorrência desleal. Para compensar os impactos negativos da atuação das empresas, empresários se envolveram em atividades sociais para beneficiar a comunidade, fora do âmbito dos negócios das empresas, como uma obrigação moral.


A filantropia empresarial surgiu como um novo campo de atuação que veio conquistando visibilidade no Brasil, chegando a compartilhar e disputar espaços com outras formas de ações privadas em benefício público. No entanto, a expressão “filantropia empresarial” está associada a referências históricas como caridade, paternalismo e assistencialismo, que têm uma conotação negativa, porque não trouxeram transformações sociais e econômicas efetivas para o desenvolvimento das comunidades.


Atualmente, quando se pensa em filantropia empresarial nota-se consenso sobre a exigência de que esse investimento ocorra como uma política da empresa, e não somente como um compromisso pessoal do empresário. Assim, buscaram termos alternativos para designar as ações próprias a esse campo, como investimento social, ação social empresarial, participação social ou comunitária da empresa ou desenvolvimento social.


Uma das grandes questões que são levantadas em relação aos temas sociais e ambientais é se estes afetam a competitividade das empresas. Segundo a visão clássica da empresa, incorporar as questões sociais e ambientais além da obrigação legal eleva os custos e reduz o lucro das empresas. O debate sobre o conteúdo e extensão da responsabilidade social nos negócios foi intenso, no sentido de contrapor o desempenho econômico ao social e ambiental.  


                             



O papel das empresas incluí lucros, mas, em vez da maximização do lucro de curto prazo, os negócios deveriam buscar lucros de longo prazo, obedecer às leis e regulamentações, considerar o impacto não mercadológico de suas decisões e procurar maneiras de melhorar a sociedade por uma atuação orientada para a responsabilidade e sustentabilidade dos negócios.

O conceito de desenvolvimento sustentável está hoje totalmente integrado ao conceito de responsabilidade social: não haverá crescimento econômico em longo prazo sem progresso social e também sem cuidado ambiental. Todos os lados devem ser vistos e tratados com pesos iguais. Mesmo porque estes são aspectos inter-relacionados. Da mesma forma que o crescimento econômico não se sustenta sem uma equivalência social e ambiental, programas sociais ou ambientais corporativos não se sustentarão se não houver o equilíbrio econômico da empresa.

O modelo da sustentabilidade é uma nova forma de fazer negócios, que tem como pressuposto o novo papel da empresa na sociedade - sustentabilidade e responsabilidade social trazem para o modelo de negócios a perspectiva de longo prazo, a inclusão sistemática da visão e das demandas das partes interessadas, e a transição para um modelo com princípios, ética e a transparência.


















Fonte e Sítios Consultados



Nota: 1 SENGE, Peter. “The Sustainable Supply Chain  an Interview with Peter Senge”, por Steven Prokesch. Harvard Business Review, 2010-out

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