Total de visualizações de página

Powered By Blogger
Administração no Blog

Conteúdos de Administração e assuntos atuais.

20 de agosto de 2013

Gerenciar as emoções no ambiente de trabalho


Como Gerenciar as emoções no ambiente de trabalho?

 


          É verdadeiro dizer que o mercado de trabalho atualmente está em busca de profissionais que tenham facilidade em relacionar-se com pessoas e que sejam capazes de gerenciar bem as emoções no ambiente organizacional. Então, aprender a gerenciar as emoções é um fator importantíssimo nos dias de hoje, seja na sua vida pessoal, na sua vida digital e na sua vida profissional também.

          Agora imaginemos a seguinte cena: em um ambiente corporativo, com lideranças ineficientes que só exercem a liderança pela imposição; como é que as pessoas iriam conseguir administrar os seus sentimentos dentro desse ambiente de trabalho hostil?

          Mesmo em meados do mês de agosto de 2013, sabemos que em grande parte das empresas brasileiras existem as chamadas lideranças ineficientes, ou seja, aquelas que lideram mediante imposições. E esse fator só contribui para a produção de profissionais insatisfeitos, que trabalham automaticamente e por causa deste fato, transformam o ato de executar suas funções em um processo totalmente maçante.

          E por causa disso surgiram as expressões ‘matar um leão por dia’ ou ‘ganhar o pão de cada dia’. Afinal, a carga diária profissional de muitos, talvez a sua também siga esses moldes, resume-se a: ir até o local onde ‘se ganha o pão’, lidar com pessoas extremamente difíceis, depois de enfrentar algumas horas em um trânsito caótico das cidades brasileiras que não têm transportes públicos descentes. Com certeza o esgotamento físico e mental é apenas uma questão de tempo.
 
 

          Então, como é possível chamar o ambiente de trabalho de ‘segunda casa’? Afinal, passamos mais tempo fora da nossa casa do que dentro dela.

          Momento para pensar: Qual seria a nota que daríamos para os nossos relacionamentos com as pessoas do nosso trabalho? E como nos sentimos quando estamos lá dentro?

          Mais uma reflexão: Somos capazes de ouvir pessoas com atenção ou sempre temos que perguntar pela segunda vez?

          Sempre me disseram que ouvir era melhor do que falar!

          Dar atenção para as pessoas é de fundamental importância, em qualquer tipo de relacionamento. Afinal, mesmo cercado por esse mundo digital de hoje em dia não lidamos somente com máquinas, existem as pessoas de verdade também, elas têm sentimentos, valores, credos, desejos, emoções e devemos saber que elas também querem ser reconhecidas.

          É verdade que necessitamos estar ‘plugados’, ‘on’, ‘ligados’ por muito tempo do nosso dia, mas como também somos pessoas e temos sentimentos necessitamos de atenção, de carinho de amor. E antes que pensem em amor ao extremo, podemos nos sentir amados somente com a presença ao nosso lado. Uma das formas de desenvolver o amor é estar totalmente presente para o interlocutor, essa é a forma verdadeira de entrega à conversa.

          Afinal, criar um ambiente saudável e amistoso é fundamental em qualquer etapa de nossa vida. E isso começa desde um ‘por favor’, um muito ‘obrigado’, ou somente um ‘bom dia’, essas palavras simples podem fazer toda a diferença em nossos relacionamentos e servem para todas as situações. É importante manter a nossa essência, sendo sempre nós mesmos, não devemos perder a nossa identidade, tanto no ambiente de trabalho, no ambiente de estudo, como em casa. Pois, agindo assim abriremos espaço para que as pessoas sejam naturais conosco também.
 
 

          É verdade que essa transparência talvez faça com que nossos erros se tornem visíveis em qualquer momento, mas também é fundamental que tenhamos a confiança de corrigi-los na frente de toda a equipe. Aprender com os erros não pode ficar só no discurso, temos que ser solidários com os desacertos alheios também. Isso é colocar em prática o ‘errando é que se aprende’. Receber e dar ‘toques’ e ‘dicas’ positivas às pessoas é um sinal de confiança e só irá estimular ainda mais essa prática de confiança dentro do ambiente corporativo.

          Dizem que andar juntos em uma mesma direção é muito mais simples do que trilhar caminhos opostos sozinhos. E para que isso possa acontecer existe a necessidade de exercitar o ‘encontrar o ponto comum’ em meio às diferenças. E sempre é bom se lembrar disso: existe um lado bom nos outros também, basta mostrarmos mais interesse em encontrar.

          Praticar a positividade é fazer com que o local em que habitamos possa melhorar a cada dia. Ser produtivo quer dizer, estar em desenvolvimento contínuo. Quando procuramos conhecer as nossas limitações, este é o sinal de que estamos no caminho certo para sana-las. Se prestarmos mais atenção ao mundo real, veremos que é possível encontrar vários presentes todos os dias, é só nos ligarmos mais nisso.

- Vamos pensar mais sobre isso!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger

Administração no Blog

Blog Universitário, voltado para temas sobre a Administração Global.

Seguidores

Arquivo do blog

Renato Mariano

Minha foto
São Paulo, São Paulo, Brazil

Pesquisar este blog