Empreendedorismo sem Habilidades
O
Brasil tem por volta de 1,7 milhão de jovens empreendedores com idade entre 16
e 24 anos, segundo levantamento da empresa Data Popular. Este mesmo estudo
apontou que cerca de 22 milhões de jovens planejam ter no futuro o seu próprio
negócio.
Como
sabemos, a capacidade de empreender é para aqueles que desejam transformar seu
conhecimento em uma ideia real. E são muitos os motivos que levam um
empreendedor a optar por esse caminho e a idade tem se tornado um fator
bastante comum nesta escolha.
Agora,
será que a maioria desses jovens empreendedores estão preparados
profissionalmente e psicologicamente para dar um passo tão grande? É preciso
muito mais do que a coragem para arriscar. A falta de planejamento antes de
abrir o próprio negócio é uma das maiores falhas dos novatos que estão entrando
no mercado e pode levar à falência.
De
acordo com pesquisa realizada por um professor da Harvard Business School, três
em cada quatro startups que tiveram investimento de capital de risco não
sobrevivem ao mercado nem dão retorno aos seus investidores. Esta pesquisa
portanto contesta os dados sempre positivos divulgados, afinal o levantamento
foi realizado com mais de duas mil empresas, durante seis anos, com aportes
abaixo de 1 milhão de dólares. Motivados por essa realidade distorcida que
muitos dos jovens criam startups e tendem a fracassar em longo prazo.
É
possível observar que a falta de experiência no mercado profissional leva a
geração Y, como são conhecidos os nascidos da década de 80 para cá, a pensar
somente no curto prazo. Eles já ingressam neste setor desejando conquistar a
independência financeira e, consequentemente, aumentar a sua renda, quando na
verdade, primeiramente é necessário prever e identificar quais serão os pontos
fortes e fracos de um possível negócio, lembram-se da análise Swot?
Toda
gestão empresarial bem pensada foca-se em pontos-chave para atingir o sucesso.
E a pesquisa de campo é primordial para fundamentar qualquer ideia que possa
surgir no universo do empreendedorismo. Quais serão os custos e investimentos
da empresa? Quais são as tendências do mercado e os possíveis concorrentes?
Existe demanda de consumo para o que se deseja propor? Enfim, esses são apenas
alguns fatores que precisam ser organizados. Se pensarmos mais a fundo, ainda
terão questões como o regime tributário para abertura de um negócio e se os
profissionais da equipe têm o know how suficiente.
A
pergunta é a seguinte: Será que diante desse cenário quem tem
mais idade prepara-se melhor antes de empreender?
Bom,
o que podemos afirmar é que o acúmulo de bagagem profissional será um grande
diferencial para os futuros empreendedores. É preciso estar preparado caso o
negócio não saia como o planejado. E ter idade mais avançada também acarreta em
mais responsabilidades, tanto pelo lado pessoal, como o sustento de uma
família, quanto o profissional, o que levará o empreendedor a analisar muito
mais os prós e contras antes de arriscar-se a fundo em um novo negócio.
Os
empreendedores mais experientes e com uma carreira profissional maior serão
mais criteriosos e cuidadosos antes ingressar em algo que não lhe traga tanta
estabilidade e confiança. Já os jovens, que não têm tanto a perder por
possuírem o benefício do tempo, ousam mais nesse quesito e assumem os riscos do
ato impensado.
A
principal informação que todo empreendedor deve ter é que o empreendedorismo
consiste muito mais na preparação do negócio e conhecimento do mercado, do que
no simples fato de abrir o negócio próprio. É preciso agregar valor, planejar e
desenvolver habilidades. Seguindo por este caminho haverá grande chance do
negócio alcançar o sucesso esperado.
- Saiba
o que é a Análise SWOT -
Os Objetivos e as vantagens dessa
análise
Objetivos
- Efetuar uma síntese das análises internas e externas;
- Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica
estabelecer prioridades de atuação;
- Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.
Vantagens/Oportunidades
- Realizar previsão de vendas em articulação com as condições de
mercado e capacidades da empresa no geral
Aplicação prática da Análise SWOT
Estas análises de cenário se dividem em:
ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Principais aspectos, que diferencia a empresa
dos seus concorrentes (decisões e níveis de performance que se pode gerir).
ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Corresponde às perspectivas de evolução de
mercado; Fatores provenientes de mercado e meio envolvente (decisões e
circunstâncias externas ao poder de decisão da empresa).
As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e
se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças
são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.
Fonte e Sítios
Consultados
http://www.incorporativa.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário