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21 de agosto de 2013

Empreendedorismo sem Habilidades


Empreendedorismo sem Habilidades
 
 

O Brasil tem por volta de 1,7 milhão de jovens empreendedores com idade entre 16 e 24 anos, segundo levantamento da empresa Data Popular. Este mesmo estudo apontou que cerca de 22 milhões de jovens planejam ter no futuro o seu próprio negócio.

Como sabemos, a capacidade de empreender é para aqueles que desejam transformar seu conhecimento em uma ideia real. E são muitos os motivos que levam um empreendedor a optar por esse caminho e a idade tem se tornado um fator bastante comum nesta escolha. 

Agora, será que a maioria desses jovens empreendedores estão preparados profissionalmente e psicologicamente para dar um passo tão grande? É preciso muito mais do que a coragem para arriscar. A falta de planejamento antes de abrir o próprio negócio é uma das maiores falhas dos novatos que estão entrando no mercado e pode levar à falência.

De acordo com pesquisa realizada por um professor da Harvard Business School, três em cada quatro startups que tiveram investimento de capital de risco não sobrevivem ao mercado nem dão retorno aos seus investidores. Esta pesquisa portanto contesta os dados sempre positivos divulgados, afinal o levantamento foi realizado com mais de duas mil empresas, durante seis anos, com aportes abaixo de 1 milhão de dólares. Motivados por essa realidade distorcida que muitos dos jovens criam startups e tendem a fracassar em longo prazo.

É possível observar que a falta de experiência no mercado profissional leva a geração Y, como são conhecidos os nascidos da década de 80 para cá, a pensar somente no curto prazo. Eles já ingressam neste setor desejando conquistar a independência financeira e, consequentemente, aumentar a sua renda, quando na verdade, primeiramente é necessário prever e identificar quais serão os pontos fortes e fracos de um possível negócio, lembram-se da análise Swot?
 
 

Toda gestão empresarial bem pensada foca-se em pontos-chave para atingir o sucesso. E a pesquisa de campo é primordial para fundamentar qualquer ideia que possa surgir no universo do empreendedorismo. Quais serão os custos e investimentos da empresa? Quais são as tendências do mercado e os possíveis concorrentes? Existe demanda de consumo para o que se deseja propor? Enfim, esses são apenas alguns fatores que precisam ser organizados. Se pensarmos mais a fundo, ainda terão questões como o regime tributário para abertura de um negócio e se os profissionais da equipe têm o know how suficiente.

A pergunta é a seguinte: Será que diante desse cenário quem tem mais idade prepara-se melhor antes de empreender?

Bom, o que podemos afirmar é que o acúmulo de bagagem profissional será um grande diferencial para os futuros empreendedores. É preciso estar preparado caso o negócio não saia como o planejado. E ter idade mais avançada também acarreta em mais responsabilidades, tanto pelo lado pessoal, como o sustento de uma família, quanto o profissional, o que levará o empreendedor a analisar muito mais os prós e contras antes de arriscar-se a fundo em um novo negócio.

Os empreendedores mais experientes e com uma carreira profissional maior serão mais criteriosos e cuidadosos antes ingressar em algo que não lhe traga tanta estabilidade e confiança. Já os jovens, que não têm tanto a perder por possuírem o benefício do tempo, ousam mais nesse quesito e assumem os riscos do ato impensado.

A principal informação que todo empreendedor deve ter é que o empreendedorismo consiste muito mais na preparação do negócio e conhecimento do mercado, do que no simples fato de abrir o negócio próprio. É preciso agregar valor, planejar e desenvolver habilidades. Seguindo por este caminho haverá grande chance do negócio alcançar o sucesso esperado.


 

- Saiba o que é a Análise SWOT -

Os Objetivos e as vantagens dessa análise

Objetivos

  • Efetuar uma síntese das análises internas e externas;
  • Identificar elementos chave para a gestão da empresa, o que implica estabelecer prioridades de atuação;
  • Preparar opções estratégicas: Riscos/Problemas a resolver.

Vantagens/Oportunidades

  • Realizar previsão de vendas em articulação com as condições de mercado e capacidades da empresa no geral

 
Aplicação prática da Análise SWOT

Estas análises de cenário se dividem em:

ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Principais aspectos, que diferencia a empresa dos seus concorrentes (decisões e níveis de performance que se pode gerir).

ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Corresponde às perspectivas de evolução de mercado; Fatores provenientes de mercado e meio envolvente (decisões e circunstâncias externas ao poder de decisão da empresa).

As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos.


 

Fonte e Sítios Consultados

http://www.incorporativa.com.br

 

 

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