Nos
últimos tempos a Internet tem alcançado números cada vez mais expressivos no
Brasil. Porém, muitos empresários ainda têm uma grande pergunta na cabeça:
- Mas como divulgar minha empresa ou o meu produto na Internet?
Pretendemos
trazer respostas para essa pergunta e para isso serão descritas
abaixo algumas possibilidades que escolhemos e que fazem parte do chamado marketing
digital, sabemos que existem muitos outros métodos para divulgar uma
empresa na Internet ou nos meios digitais.
Procure ter um site
Este é o
primeiro passo de qualquer campanha de marketing digital e é o ponto de partida
para divulgar uma empresa na Internet. Sem um site, uma empresa fica sem um
endereço digital, como se não existisse na Internet. Porém, um ponto importante
a ser destacado é que de nada adiante ter apenas um site bonito, mas que não
seja nada persuasivo ou vendedor. A época em que as empresas tinham um site
apenas para dizer que tinham já passou. Agora, praticamente toda a empresa tem
um site e o que difere este dos outros é se o mesmo é um site otimizado e
vendedor. Leia o artigo 10 dicas de ouro para ter um site
vendedor para saber mais sobre este assunto.
- Se você
ainda não tem um site e não tem verba no momento para criar um, saiba que
existem locais na internet que ensinam ‘Como fazer um site gratuito’.
Redes Sociais
As redes
sociais se tornaram mais uma opção para as empresas divulgarem sua marca na Internet
com, muitas vezes, baixo custo e bom retorno sobre o investimento. Ter
uma ‘fanpage’ (página) da empresa no Facebook já está cada vez mais comum no
Brasil, porém muitos empresários ainda não perceberam este potencial e não
querem entrar nas redes sociais, pois acham que será uma mera onda passageira.
É claro que existem empresas que realmente não precisam estar lá, mas digo que
a maioria pode tirar algum proveito da rede, principalmente para criar
relacionamentos duradouros com seus clientes e também angariar novos
clientes. Veja aqui como criar uma ‘fanpage’ no Facebook,
crie também uma conta no Twitter – se necessário, no Orkut – e comece a
divulgar sua empresa na Internet. Mas nunca se esqueça que após a criação você
precisa cuidar destes novos canais, senão o efeito pode ser o contrário. Para
saber qual é a melhor rede social entre Facebook e Orkut para divulgar uma
empresa na Internet.
Pense
naquela frase, A melhor maneira de encontrar o seu consumidor é ser encontrado
por ele (Conrado Adolpho)? Esta é uma das melhores maneiras de se fazer
negócio hoje em dia, e não vale apenas para a Internet ou para o marketing
digital, vale para tudo.
O
processo de otimização de sites ou SEO, como é chamado, tem
por objetivo divulgar sua empresa na Internet para quem já esteja interessado
em algum produto ou serviço que você ofereça. Este processo faz “ajustes”
no site e tenta obter links para ele, com o objetivo de que o site fique mais
bem posicionado nas buscas do Google ou de outros mecanismos de busca. Então,
se você vende bananas ‘caramelizadas’ em São Paulo, os processos de otimização
farão com que, quando as pessoas buscarem por este termo no Google, seu site
apareça entre os primeiros colocados, aumentando suas chances de obter mais
clientes.
Tenha um blog
Um blog,
mesmo com o desgaste dessa mídia, ela ainda é uma peça importante na criação de
um planejamento de marketing digital e na divulgação de uma empresa na
Internet. O blog, além de ajudar no relacionamento com seus clientes,
ajuda também no processo de otimização do site, pois com mais páginas, o site
se torna mais “importante” para o Google e pode ser encontrado mais
facilmente.
O
conteúdo de um blog é muito importante para a sua divulgação. Evite colocar
apenas propagandas suas; crie conteúdos relevantes para o seu público e que
estejam relacionados com o seu negócio. Por exemplo: se você tem um salão de
cabeleireiro, crie textos sobre as tendências de cor de cabelo do próximo ano
ou do próximo verão.
Neste
mesmo blog tenha espaço para as pessoas interagirem, comentarem, etc. Ter um
blog é parte da resposta para a pergunta: Como divulgar minha empresa na
Internet?
Mídias sociais
Sabe o que são redes sociais e mídias
sociais? Pois é, as redes sociais e as mídias sociais não são
exatamente a mesma coisa. As mídias
sociais são sites como o Youtube, SlideShare, Vimeo, etc. Dependendo do
tipo de negócio, também é uma alternativa interessante estar nestas mídias. Se
sua empresa tem qualquer material que possa ser útil para certo número de
pessoas e este material pode ser desenvolvido em forma de vídeo, crie um canal
no Youtube e no Vimeo, os dois maiores sites de vídeos do mundo, e comece a
inserir estes vídeos lá. Aqui cabe uma colocação muito interessante: se você
ainda não sabe, o Youtube é o segundo maior site de buscas do Brasil,
através apenas do seu “dono”, o Google.
Já o SlideShare
foi criado para compartilhar apresentações. Então, se algum conteúdo
interessante pode ser gerado em forma de apresentação, crie também uma conta
para sua empresa no SlideShare. Assim você terá mais uma forma de divulgar sua
empresa na Internet. Veja mais redes e mídias sociais aqui Principais
redes sociais.
E-Mail Marketing
O email marketing é uma
ferramenta muito poderosa para divulgar uma empresa na Internet e fazer
marketing digital, porém ela precisa ser usada de forma correta. A essência do
email marketing é criar relacionamentos com clientes e conseguir novos
clientes. Mas não adianta mandar uma promoção de shampoo para uma pessoa que
seja careca, pois não será interessante para ela. Ao criar suas campanhas
de email marketing, utilize o bom senso em primeiro lugar e tente entregar
conteúdo, produto ou serviço que seja de fato importante para a pessoa. Outro
fator importante é a questão da permissão: você só poderá enviar emails
para quem lhe permitiu antes! Com isso, não é legal que você compre listas de
emails prontas, pois isso pode acabar com a sua reputação e dificultar o
processo de divulgação de sua empresa na Internet.
O link
patrocinado é uma forma paga que tem dado bastante retorno às empresas que a
utilizam. O tipo de link patrocinado mais conhecido é o Google AdWords. Os links patrocinados do Google AdWords são aqueles
anúncios que aparecem com o fundo amarelo e do lado direito das buscas do
Google. Para os links patrocinados do Google AdWords também vale a frase
colocada na terceira maneira de divulgar minha empresa na Internet, a de
otimização de sites (SEO) que é: A melhor maneira de encontrar o seu
consumidor é ser encontrado por ele, pois os anúncios são exibidos conforme
a busca do usuário.
O
Facebook também possui seus links patrocinados e seu grande diferencial é o
alto poder de segmentação. Se você pretende anunciar no Facebook como forma de
divulgação de sua empresa na Internet.
Conclusão
A Internet é um mar de oportunidades para divulgar uma empresa, porém
cada empresa deve ter uma estratégia para fazer esta divulgação de forma
coordenada e precisa. Com relação à criação de perfis nas redes e mídias
sociais mesmo, fica uma dica: utilize
sempre a mesma imagem (avatar) e sempre o mesmo nome, assim fica mais
fácil para as pessoas identificarem sua empresa.
Fonte
e Sítios Consultados
http://www.webcortex.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário