É importante
esclarecer que quando falamos sobre competência estamos adotando sua
definição mais amplamente utilizada: "Conjunto de conhecimentos,
habilidades, comportamentos e aptidões que possibilitam maior probabilidade de
obtenção de sucesso na execução de determinadas atividades".
Ao longo das várias mudanças
ocorridas, as empresas implementaram readequações em diversos âmbitos de seus
processos. As estruturas organizacionais passaram a ter um número menor
de níveis hierárquicos de forma a possibilitar redução de custos aliada a maior
agilidade na cadeia de decisão. Os quadros de pessoal, na busca de alternativas
para redução de custos, sofreram revisões e enxugamentos. Começamos a falar
sobre multifuncionalidade, responsáveis por processos e grupos
autogeridos. Estas, dentre outras medidas, fizeram surgir novas
necessidades que os sistemas tradicionais de RH não conseguiam atender e, como
alternativa, experiências foram sendo desenvolvidas com base na gestão por
competências e habilidades, sendo que atualmente várias empresas de ponta já
adotam esta ferramenta.
Uma vez identificadas estas
competências por meio da elaboração das descrições de cada função, assim como
ações de seleção, acompanhamento, avaliação, desenvolvimento e remuneração dos
profissionais, elas passam a ser regidas sob o foco de dotar a empresa dos
níveis de competências necessários ao alcance e gestão de um diferencial
competitivo baseado em seus recursos humanos.
A principal característica da
gestão baseada em competências é que ela permite à empresa gerir seus recursos
humanos de acordo com o grau de capacitação alcançado pelos seus colaboradores
dentro das competências previstas para cada cargo. Desta forma, além de
orientar as ações da organização, também é sinalizado para o funcionário onde
ele pode investir em seu autodesenvolvimento e, na medida em que ele vá
alcançando níveis maiores de competência dentro do cargo, também vai alcançando
crescimento nos níveis salariais recebidos.
Existem vários modelos teóricos
que apresentam grupos de habilidades e competências, de acordo com a cultura organizacional e modelos de cargos que
identifiquei em várias empresas, e podemos concluir que o melhor modelo é aquele
que está alinhado com as competências organizacionais, ou seja, com os valores
corporativos de cada empresa.
Competências Técnicas
Entendemos como Competências
Técnicas todas aquelas que são obtidas através de educação formal, treinamentos
e experiência profissional, são elas:
ESCOLARIDADE – Nível de escolaridade formal exigida para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo.
TREINAMENTOS – Treinamentos, cursos
específicos, habilitações profissionais, especializações, etc., necessários
para obter melhores resultados no desempenho do cargo.
CONHECIMENTOS TÉCNICOS –
Conhecimentos essenciais para o pleno desenvolvimento das atribuições do cargo,
obtidos através da escolaridade e treinamentos realizados e aplicados e
aprimorados em experiência profissional, podem ser classificados como:
- Conhecimentos técnicos elementares -
Pressupõe o conhecimento de um vocabulário que permita compreender as
orientações de trabalho e comunicar com titulares de empregos semelhantes.
O conhecimento técnico é limitado ao nível da tomada de conhecimento da
existência de princípios técnicos subjacentes à realização de tarefas
relativamente simples e repetitivas. Este nível de conhecimentos é
adquirido através do ensino básico e de uma prática profissional de curta
duração ou de adaptação ao posto de trabalho.
- Conhecimentos técnicos básicos - Conhecimento preciso de um
determinado vocabulário técnico que lhe permite tratar informações
variadas. Este nível de conhecimento permite a recolha de informações, o
seu registro, assim como a compreensão de princípios técnicos. Este nível
está associado a tarefas com algum grau de repetitividade ou a uma poli-valência
horizontal (realização de tarefas de outros postos ou empregos próximos).
- Conhecimentos técnicos fundamentais -
Pressupõe um nível de conhecimento que se traduz em capacidades para
compreender as repercussões de determinado fenômeno ou fator nas ações.
Trata-se de um nível em que se exige a elaboração de relações analógicas
entre os conhecimentos e as práticas, apelando para o domínio de alguns
fundamentos gerais de ordem científica e técnica. Pressupõe também que o
indivíduo consiga discutir, colocar questões, compreender as respostas e
negociar diferentes formas de abordar um problema. Este nível de
conhecimento é adquirido através do ensino técnico-profissional e/ou de
uma experiência profissional construída através de um percurso
profissional por vários empregos idênticos ou próximos (2-5 anos).
As atividades associadas a este nível podem ser de transformação e manutenção
com autonomia; de coordenação e controlo relativos a tomada de decisões de
rotina.
- Conhecimentos técnicos sólidos - Pressupõe um nível de
conhecimento que permita avaliar e analisar resultados e conhecer os
limites e os constrangimentos dos conceitos, métodos e instrumentos e, em
função dos mesmos, prever situações, propor alterações aos procedimentos.
Trata-se de possuir um domínio de conhecimentos científicos e técnicos
específicos que pressupõe que o indivíduo disponha de uma real autonomia
nos conceitos, métodos e instrumentos, adquiridos ao nível do ensino
superior politécnico ou equivalente que lhe permitam desenvolver
atividades de concepção e de gestão com autonomia e encontrar soluções
para situações imprevistas e disfuncionamentos.
- Conhecimentos técnicos profundos - Trata-se de um nível de
conhecimentos que permite a evolução dos conceitos, métodos e instrumentos
e corresponde à capacidade de conceber e renovar o sistema de gestão, o
sistema técnico, ou outro. Este nível exige o domínio total e aprofundado
dos fundamentos científicos e técnicos, que são adquiridos através do
ensino de nível superior. Permite pesquisar, intervir e tomar decisões
inovadoras relativas a situações não experimentadas.
Competências
Comportamentais
Entendo como Competências
Comportamentais todas aquelas que possibilitam maior probabilidade de obtenção
de sucesso na execução de determinadas atividades, podem ser inerentes às
características de personalidade de um indivíduo, ou obtidas no convívio
social, bem como podem ser obtidas e aprimoradas através de treinamentos e
autodesenvolvimento. Subdividido essas competências em cinco grupos:
Intelectuais, Comunicativas, Sociais, Comportamentais e Organizacionais, com
conceitos a saber:
1. INTELECTUAIS – São as competências necessárias
para reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar
estrategicamente, introduzir modificações no processo de trabalho, atuar
preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos.
- Aplicar conhecimento – Saber aplicar seus conhecimentos
técnicos para a resolução das situações expostas em seu contexto de
atuação.
- Transferir conhecimento – Saber multiplicar
seus conhecimentos técnicos para seu superior, pares, subordinado,
clientes, fornecedores, ensinando, instruindo e aperfeiçoando a resolução
das situações expostas em seu contexto de atuação. Estar apto para
adquirir novos conhecimentos.
- Generalizar conhecimento – Traduzir os conhecimentos
do nível institucional à realidade da organização, transferindo ao próximo
nível, o operacional, a responsabilidade direta pela implementação das
ideias. De um lado, faz contato com situação de extrema instabilidade -
quando interage com o nível institucional - e, de outro, com protocolos
sobretudo rígidos e previsíveis – quando faz interface com o nível
operacional.
- Reconhecer e definir problemas, propondo soluções para
equacioná-los - Visualizar, analisar e situar os negócios
da empresa dentro do contexto nacional e mundial, de modo solidificar e
perpetuar a imagem e atuação da empresa dentro desse cenário, independente
do produto ou serviço prestado.
2. DE COMUNICAÇÃO – São as competências utilizadas
na forma de expressão e comunicação com seu grupo, superiores hierárquicos ou
subordinados, clientes internos e externos, de cooperação de trabalho em
equipe, de diálogo, de exercício da negociação e de comunicação.
- Comunicação - Comunicar-se com os acionistas, clientes,
fornecedores, parceiros, superiores e subordinados de forma eficaz -
Entender os tipos de feedback, como avaliar a adequabilidade e as
condições do feedback. Feedback eficaz. Feedback individual versus
feedback coletivo; prós e contras; como e quando pedir feedback; as
diversas direções possíveis de se dar feedback.
- Redação e Gramática – Comunicar-se por escrito
de maneira mais clara e mais eficaz. Inclui diretrizes específicas de como
preparar memorandos, cartas, e-mails, propostas e outros tipos de
comunicação. Escrever centrado no leitor e formatar suas comunicações de
tal forma que sejam fáceis de ser lidas, que causem o impacto desejado e
que o ajudem a alcançar seus objetivos.
- Negociação – Capacidade de demonstrar atitudes flexíveis
e de adaptá-las a terceiros e a situações diversas. Desenvolver
habilidades de relacionamento, incluindo as capacidades de flexibilização
e adaptação, com enfoque na postura pessoal.
3. COMPETÊNCIAS SOCIAIS – São as
competências necessárias para atitudes e comportamentos necessários para
transferi-lo conhecimentos da vida cotidiana para o ambiente de trabalho e
vice-versa.
- Relacionamento Interpessoal - Cultuar uma boa relação
com seus colaboradores, tanto nas questões voltadas ao dia-a-dia de
trabalho, através de orientações em relação aos trabalhos, quanto naquelas
horas onde a emoção faz-se presente. É preciso que o líder esteja atento
às atitudes de sua equipe, para melhor direcionar sua atuação frente aos
acontecimentos.
- Trabalhar em equipe, gerenciando conflitos e interesses –
Capacidade e discernimento para trabalhar com e por meio de pessoas,
incluindo o conhecimento do processo da Motivação e a aplicação eficaz da
liderança, com capacidade de influenciar o comportamento do grupo com
empatia e equidade, visando os interesses interpessoais e
institucionais.
- Consciência Ambiental – Dimensionar a importância
do meio-ambiente e o impacto de suas ações na preservação do mesmo.
4. COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS – São as
competências necessárias para demonstrar espírito empreendedor e capacidade
para a inovação, iniciativa, criatividade, vontade de aprender, abertura às
mudanças, consciência da qualidade e implicações éticas do seu trabalho.
- Iniciativa - Identificar e atuar pro ativamente sobre
problemas e oportunidades. Oferecer-se para Tarefas e identificar o que
precisa ser feito e começa a agir. Começar a agir sem que lhe peçam ou
exijam. Aproveitar oportunidades e começa a agir para tomar vantagem
delas. Começar projetos individuais ou em grupo e assume responsabilidade
total por seu sucesso. Identificar logo o que precisa ser feito frente a
obstáculo e age até que sejam superados. Assumir responsabilidade de criar
todos os passos de um projeto cujas circunstâncias e resultados não
estejam bem definidos.
- Criatividade - Produzir mais e melhores idéias para o
desenvolvimento de produtos e de novos processos de trabalho.
- Adaptabilidade – Adaptar-se às condições favoráveis e
desfavoráveis sejam elas de qualquer ordem (ambientais, econômicas,
tecnológicas...).
- Consciência da qualidade - Buscar pela
excelência de produtos e serviços e uma preocupação maior com as
crescentes exigências dos clientes internos e externos.
- Ética – Sustentar-se em valores éticos e morais,
gerando credibilidade e confiança na sua gestão por aqueles que fazem
parte do seu convívio diário: Colaboradores, Clientes Internos e Externos,
Parceiros e Fornecedores.
- Coerência - O discurso não deve ser diferente da
prática e isso é um ponto de relevância que deve ser sempre observado na
gestão. É preciso que o líder seja coerente em suas atitudes, com sua
Missão e com sua equipe, pois quando a equipe observa contradição,
certamente se comportará da mesma maneira, o que caracteriza a cultura do
não comprometimento, ameaçando os resultados produzidos.
5. COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS – São as
competências necessárias para compreensão do negócio, seus objetivos, relações
com o mercado, ambiente sócio político (conhecimento em negócio, planejamento,
orientação para o cliente).
- Compromisso com Resultados – Liderar/atuar com foco em
objetivos quantitativos e qualitativos. Quando observado e praticado pelo
líder, trará credibilidade por parte de seus liderados. Uma vez que o
líder influencia diretamente o comportamento de seus liderados, quando de
sua aceitação, a prática de tal competência servirá como modelo a ser
seguido e poderá gerar estímulos positivos na equipe, tornando-a cada vez
mais compromissada com as metas a serem atingidas.
- Gerenciar Tempo - Estabelecer metas, priorizar tarefas, lidar
com os desperdiçadores de tempo, fazer análise do tempo e criar e
maximizar sua programação de uso do tempo.
- Gerenciar Recursos – Zelar pelo controle da
previsão orçamentária do departamento ou Unidade de Negócio e como
analisar e justificar um investimento. Equacionar a mão-de-obra disponível
com os recursos técnicos disponíveis.
- Planejamento e Organização – Coordenar suas tarefas
e/ou da equipe, incluindo o planejamento (plano de ação/cronograma), a
organização (distribuição de trabalhos), e as tarefas sequenciais (ações),
bem como a seleção e a alocação de recursos necessários.
- Liderar – Administrar equipes com eficácia: delegar
eficazmente, ampliar oportunidades e demonstrar justiça ante seus feitos.
Criar um clima propício ao desenvolvimento: ampliar os desafios e as
oportunidades para criar um clima que favoreça o desenvolvimento de sua
equipe. Saber lidar com colaboradores quando apresentam problemas: agir
com decisão e equidade quando tratar colaboradores com problemas. Formar
uma equipe de talentos: investir no desenvolvimento do potencial de seus
colaboradores, identificando e oferecendo novos desafios e
responsabilidade compartilhada.
- Atuar estrategicamente – Estabelecer conexão com
dois tipos de ambientes que influenciam diretamente nos resultados da
equipe: os internos e os externos. Atuar de forma a antever oportunidades
e ameaças, tendências e inovações possibilitando o agir, ou seja, empreender
esforços para a excelência na performance de sua equipe...
Fonte e Sítios Consultados
http://lira-lirawilliam.blogspot
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